Autor Tópico: Criando experiência em ambiente corporativo  (Lida 3026 vezes)

Offline stange

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
    • MixWeb Criação para Internet
Criando experiência em ambiente corporativo
« Online: 20 de Outubro de 2011, 17:30 »
Depois de muito insistir convenci uma empresa a migrar parte de suas máquinas para o Ubuntu.
Como está sendo uma experiência bastante relevante e positiva resolvi compartilhar com a comunidade.

a) Equipamentos
4 PC's novos (Processador 3Ghz, HD 500, 4Gb memória)
1 PC antigo (Precessador 1.2Ghz, HD 120, 512Mb memória)

b) Versão do Ubuntu
Como na versão 11.10 o chamado "controle dos pais" (Nanny) para acesso a internet e mensageiro ainda não está funcionando optei pela versão 11.04

c) Instalação
Ocorreu dentro da normalidade inclusive no PC antigo, exceto pelo fato de que neste último o ambiente gráfico ficou com o Ubuntu Classic.

d) Problemas pós instalação
- Atalhos/Link's: o ambiente do Unity não permite criar determinados tipos de atalhos ou link's com isso ficou um pouco mais complicado o entendimento por parte dos usuários menos experientes em informática.
- Impressão: alguns PC's da rede com Windows não estão sendo localizados e como compartilham serviços de impressão, gerou um pouco de transtorno para acertar esse serviço.
- Internet: a empresa acessa determinados portais que funcionam somente através do InternetExplorer, com isso foi utilizado uma solução que não gosto muito de abrir o IE pelo wine.
Explicando não gosto de usar o wine porque me da a nítida impressão de gambiarra. "Não fica perfeito mais funciona."
- Office: aqui foram duas situações, uma em relação a apresentação da ferramenta como os usuários estavam acostumados com a interface Ribbon do MS Office 2007/2010, voltar a aparência do 2003 não é algo tão natural, principalmente porque a interface em formato de Guias do Ribbon realmente trouxe facilidades na busca de funcionalidades, mas enfim é questão de readaptação. A outra situação, essa sim considero relevante foi em relação específica ao CALC, existem muitas planilhas com o modelo de filtros avançados do Excel 2007/2010 não compatíveis com p CALC e isto realmente não teve como contornar, assim como problemas de travamento para salvar planilhas muito extensas para formato XLSX do Excel 2007/2010.

e) Adaptação dos usuários
Como a aparência gráfica do Unity remete aos Tablets/Smartphones a aceitação foi ótima, diria acima do esperado. Outro ponto bastante abordado foi o tempo de carregamento(boot) que não dá nem pra comparar com o windows.

Agora é acompanhar e ver o que vai acontecer nas próximas semanas.
Mauricio Stange
MixWeb Criação para Internet