Autor Tópico: Software que podem ser removidos do Kubuntu.  (Lida 6069 vezes)

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Software que podem ser removidos do Kubuntu.
« Online: 21 de Outubro de 2011, 16:37 »
Galera aqui vou colocar os software que aqui eu não uso e por tanto eu removo depois de ter instalado o Kubuntu.

Citar
kppp
kopete-message-indicator
kmag
kubuntu-desktop*
plasma-netbook
kvkbd
kopete
libkopete4
kubuntu-netbook-default-settings
kde-config-touchpad
kubuntu-firefox-installer
nvidia-common
jockey-common
jockey-kde
radeontool
kpat
libkdegames5a
kdegames-card-data
kmousetool
xterm
xserver-xorg-video-openchrome
xserver-xorg-video-all
xserver-xorg-video-ati
xserver-xorg-video-mga
xserver-xorg-video-mach64
xserver-xorg-video-trident
xserver-xorg-video-sis
xserver-xorg-video-qxl
xserver-xorg-video-siliconmotion
xserver-xorg-video-savage
xserver-xorg-video-tdfx
xserver-xorg-video-vmware
xserver-xorg-video-r128
xserver-xorg-video-s3
xserver-xorg-video-fbdev
xserver-xorg-video-nouveau
xserver-xorg-video-neomagic
xserver-xorg-video-sisusb
xserver-xorg-video-radeon
xserver-xorg-video-cirrus
xserver-xorg-input-synaptics
xserver-xorg-input-wacom
xserver-xorg-input-all
xserver-xorg-input-vmmouse

* Ao remover o pacote kubuntu-netbook-default-settings o Kubuntu-desktop é removido automaticamente, mas não tem qualquer problema.

Aqui eu uso placa intel onboard no notebook por isso não há necessidade dos outros pacotes xserver-xorg*, mas no PC é basicamente os mesmo que eu removo.

O que isso significa?
Bem ao meu ver ele deixará de carregar módulos desnecessários e por consequente ficar mais rapido.
E vai ficar mais "limpo" também.

Se eu lembra de mais algum que eu removo, eu acrescento posteriormente.

Os que eu instalo logo após instalar o Kubuntu são os seguintes:

Citar
Chromium Browser
Kmess
adobe-flashplugin
Antigamente instalava outros, mas agora os que vem no Kubuntu já me satisfaz, como o Dragon Player, Kmail etc.

Tem os plugins que tem que instalar assim como no Ubuntu, mas esses eu estou instalando aos poucos, pois se for instalar pelo pacote Kubuntu restricted extra
ele vai instalar o flash 32bits e mais um monte de coisa 32bits.
Para fazer uma instalação completa dos plugins é só copiar o comando abaixo no terminal:
Ative primeiro o repositório partner e o repositório Medibuntu
Citar
sudo wget --output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list http://www.medibuntu.org/sources.list.d/$(lsb_release -cs).list && sudo apt-get --quiet update && sudo apt-get --yes --quiet --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring && sudo apt-get --quiet update
Citar
sudo apt-get install app-install-data-medibuntu apport-hooks-medibuntu
Citar
sudo apt-get install adobe-flashplugin libdvdcss2 libsoundtouch0 libmjpegtools-1.9 libts-0.0-0 libcdio10 libswscale2 libmodplug1 libtwolame0 libzbar0 libflite1 libglib2.0-data gstreamer0.10-plugins-ugly libx264-116 libquicktime2 gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse libtunepimp5  libavutil-extra-51 libdca0 libfftw3-3 libslv2-9 libass4  libsdl1.2debian-alsa libdirectfb-1.2-9 gstreamer0.10-ffmpeg libenca0 libsdl1.2debian libcroco3 libgme0 freepats liba52-0.7.4 libpostproc52 libwildmidi1 libvo-aacenc0 cabextract libdc1394-22 libcdaudio1 libmimic0 libxvidcore4 libsidplay1 tsconf librsvg2-2 libid3tag0 ttf-mscorefonts-installer libopencore-amrnb0 libmusicbrainz4c2a libcelt0-0 libdirac-encoder0 libopenjpeg2 lame libopencore-amrwb0 libofa0 libmpeg2-4 libavcodec-extra-53 libmms0 libvo-amrwbenc0 libfaac0 libfaad2

Se eu lembra de alguma coisa eu acrescento e se alguém quiser acrescentar mais fique a vontade.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2011, 17:26 por Andry »

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re: Software que podem ser removidos do Kubuntu.
« Resposta #1 Online: 21 de Outubro de 2011, 19:36 »
Muito legal esse tópico, Andry! Acabei de instalar o Kubuntu 11.10 e já estou fazendo as instalações. O seu tópico vai ajudar bastante.

No caso do plugin do Flash, eu utilizo o plugin Flash-Aid do Firefox, que faz a instalação e atualização mais recomendada para a plataforma. A instalação acaba valendo para todos os navegadores.

Agora, cada um deve adaptar à sua situação. Por exemplo, eu não posso desinstalar o kubuntu-firefox-installer e o
nvidia-common, pois eu uso o Firefox, e minha placa de vídeo é uma nvidia.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2011, 19:49 por promurilo »

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Software que podem ser removidos do Kubuntu.
« Resposta #2 Online: 21 de Outubro de 2011, 21:06 »
Agora, cada um deve adaptar à sua situação. Por exemplo, eu não posso desinstalar o kubuntu-firefox-installer e o
nvidia-common, pois eu uso o Firefox, e minha placa de vídeo é uma nvidia.
Mas em contra partida poderá remover o pacote xserver-xorg-video-intel
O que eu aconselho é não remover o pacote xserver-xorg-video-vesa pois se precisar de carregar a interface grafica, e não tiver outra forma, pode usar o modulo vesa.

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re: Software que podem ser removidos do Kubuntu.
« Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2011, 17:59 »
Dessa vez a instalação do plugin do Flash pelo Flash-Aid não funcionou. Instalei o pacote adobe-flashplugin que você recomendou e ficou ótimo aqui. Obrigado.

Fui procurar no Synaptic o pacote xserver-xorg-video-intel, e alem desse encontrei uma boa quantidade de pacotes de vários pacotes como xserver-xorg-video-siliconmotion, xserver-xorg-video-trident...

Quando marquei para desinstalação o pacote xserver-xorg-video-intel, o Synaptic avisou que o pacote xserver-xorg-video-all também será desinstalado? Isso não vai influenciar o driver da nvidia? E eu também, no meu caso, não posso desinstalar o driver xserver-xorg-video-ati?

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Software que podem ser removidos do Kubuntu.
« Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2011, 21:49 »
Quando marquei para desinstalação o pacote xserver-xorg-video-intel, o Synaptic avisou que o pacote xserver-xorg-video-all também será desinstalado? Isso não vai influenciar o driver da nvidia?
Não, pode remover tranquilo
Citar
E eu também, no meu caso, não posso desinstalar o driver xserver-xorg-video-ati?
Eu removo todos esses aqui
Citar
xserver-xorg-video-openchrome
xserver-xorg-video-all
xserver-xorg-video-ati
xserver-xorg-video-mga
xserver-xorg-video-mach64
xserver-xorg-video-trident
xserver-xorg-video-sis
xserver-xorg-video-qxl
xserver-xorg-video-siliconmotion
xserver-xorg-video-savage
xserver-xorg-video-tdfx
xserver-xorg-video-vmware
xserver-xorg-video-r128
xserver-xorg-video-s3
xserver-xorg-video-fbdev
xserver-xorg-video-nouveau
xserver-xorg-video-neomagic
xserver-xorg-video-sisusb
xserver-xorg-video-radeon
xserver-xorg-video-cirrus
xserver-xorg-input-synaptics
xserver-xorg-input-wacom
xserver-xorg-input-all
xserver-xorg-input-vmmouse

Offline aniceto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 108
    • Ver perfil
Re: Software que podem ser removidos do Kubuntu.
« Resposta #5 Online: 23 de Outubro de 2011, 10:47 »
O kubuntu-restricted-extras insiste em colocar o flash 32, mesmo após a liberação da versão estável para 64. Eu sempre instalei baixando diretamente do site, agora pelo que vi já está no reposítório partner. Instalei agora esse direto sem retirar o outro. Quando habilitei o medibuntu ele instalou o pacote apport automaticamente, agora vi que vc instala também esse outro app-install-data-medibuntu, o que é faz este pacote?

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Software que podem ser removidos do Kubuntu.
« Resposta #6 Online: 26 de Outubro de 2011, 19:39 »
mestre andry, brincadeira ::) ::) ::)
bom tirando tudo isso, vc quer dizer que estarei abrindo mão dos efeitos extras, que aqui no kubuntu chama plasma, não é, e que é o mesmo compiz no ubuntu.
ou estou totalmente equivocado?? :P :P :P
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Software que podem ser removidos do Kubuntu.
« Resposta #7 Online: 26 de Outubro de 2011, 23:22 »
Não entendi direito sua pergunta ??? ???

Bem o Kwin é o gerenciado que seria o equivalente ao Compiz, com ele você tem varios efeitos, mas não tem alguns que tem no pacote extra do compiz como por exemplo o "efeito do fogo", mas tem diversos, e sem conflitos, hehe.
Lembrando que os software postados são os que eu removo, variando de maquina para maquina, por exemplo eu tenho placa de video intel, então eu deixo o xserver-xorg-video-intel, mas se você(s) não tem pode remove-lo e deixa o da sua placa de video.

Eu consegui colocar alguns poucos efeitos em uma placa de video da via e em uma da SIS, mas foram muito poucos efeito, deixei mais o transparência.

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Software que podem ser removidos do Kubuntu.
« Resposta #8 Online: 27 de Outubro de 2011, 15:03 »
andry meu kubuntu não entra mais.
actualizei ontem pelo gestor muon e ele deu mensagem de que iria remover 27 arquivos.
agora congela na tela de inicio
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M