Enquete

Qual é o Melhor Sistema operacional na Sua Opinião?

Ubuntu (Linux)
23 (69.7%)
Windows (Microsoft)
4 (12.1%)
Mac (Apple)
6 (18.2%)

Votos Totais: 27

enquete encerrada: 31 de Dezembro de 2011, 15:49

Autor Tópico: Melhor Sistema operacional na Sua Opinião  (Lida 4894 vezes)

Offline Christophersantoslisboa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
    • Meu Blog Oficial do Christopher Santos Lisboa
Melhor Sistema operacional na Sua Opinião
« Online: 22 de Outubro de 2011, 15:49 »
Qual e o melhor Sistema operacional Na Sua Opinião?


Pode Começar a Votar!
« Última modificação: 22 de Outubro de 2011, 15:56 por Christophersantoslisboa »
Tecnologia Com Você!

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Melhor Sistema operacional na Sua Opinião
« Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2011, 16:06 »
Não serei hipócrita, o mais completo hoje para o usuário domestico é o Microsoft Windows, mas isso mudará certamante com o Ubuntu e suas derivações, hoje qualquer um realmente interessado consegue utiliza-los.
Na minha opinião não existe melhor ou pior sistema, existe aquele que te atende melhor. Hoje oque me atende de forma satisfatória é o Ubuntu mas não abro mão do Windows apesar de ficar tempos sem inicia-lo, não acho racional ver usuários Linux o chamando de "rwindows".
Já que estamos falando de sistemas, acho que o Google foi visionário com a sua ideia de sistema baseado todo na internet, acredito que esse seja o futuro dos sistemas.



[]'s

Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Re: Melhor Sistema operacional na Sua Opinião
« Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2011, 16:47 »
Num fórum sobre o Ubuntu a resposta é mais que óbvia

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Melhor Sistema operacional na Sua Opinião
« Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2011, 22:41 »
Sinceramente?

O MacOS é o melhor pela sua integração com o hardware no qual ele é vendido, isso faz com que ele se torne mais enxuto e acabe tendo um melhor funcionamento, seguido de perto pelo Linux de maneira geral, que consegue um bom suporte a hardware out of the box, mesmo tendo que trabalhar com a miríade de hardwares disponíveis nos PCs e Macs, e também por já trazer uma boa suíte de aplicativos direto junto com a distribuição e ser amigável ao usuário, pelo menos nessas distros mais recentes e voltadas ao iniciante, como Ubuntu, openSUSE, Fedora, etc.

Porém, como eu já falei em outro tópico, os usuários não usam um sistema operacional. Os usuários usam aplicativos. E nesse ponto, infelizmente, o Windows é imbatível. Mas isso não o torna de maneira alguma o melhor SO. Na verdade, se formos fazer um comparativo, que é o que o pessoal gosta de fazer, a maior parte dos problemas que vemos com usuários de Ubuntu se devem ao fato de um usuário leigo em informática estar se aventurando em instalar um SO novo na máquina, aí eles esbarram em um problema, dizem "o Linux é uma droga", pagam 30 reau pro "técnico" instalar o Windows e deixar ele redondo e depois ficam naquela de "isso sim é um SO".
No entanto, se o mesmo usuário leigo se aventurar em instalar o Windows, verá que ele por si só é uma droga. Ele não possui praticamente nenhum software útil integrado, não possui nenhum plugin instalado e ainda por cima é necessário garimpar a internet em busca de drivers para que seus dispositivos funcionem. O Windows também não possui a facilidade que algumas distros Linux tem de rodar a partir de um Live-CD para teste antes da instalação, e nem mesmo um repositório de aplicativos instaláveis através de uma "Central de Programas" (seja a do Ubuntu ou um Synaptic, ou a interface do YAST). Isso torna o Windows um sistema operacional extremamente difícil de ser usado por um usuário leigo, muito mais do que o MacOS ou o Linux. Se você entregar, como eu já fiz antes, o Linux todo ajeitado para um usuário leigo, ele consegue usar normalmente como se fosse o Windows, a menos que ele seja um idiota resistente a mudanças.

Porém, a gente esbarra (tanto o MacOS quanto o Linux) na questão dos aplicativos. O usuário pode usar o Linux ajeitado normalmente, como se fosse Windows, mas a hora que ele for querer usar o programinha imbecil de contabilidade que o amigo programador dele fez em um fim de semana, e que ele precisa só descompactar numa pasta e executar no Windows para poder usar, ele vai apanhar, aí nesse ponto podemos ter o sistema operacional mais avançado do mundo, mas vamos perder usuários porque não rodamos esse programinha imbecil, ou não rodamos o Need for Speed, etc (eu mesmo estou sendo obrigado a usar Windows em virtude do meu trabalho por causa de um programa que não consegui fazer rodar nem pelo Wine, mas até o fim do mês isso vai acabar...)
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: Melhor Sistema operacional na Sua Opinião
« Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2011, 22:54 »
Não serei hipócrita, o mais completo hoje para o usuário domestico é o Microsoft Windows, mas isso mudará certamante com o Ubuntu e suas derivações, hoje qualquer um realmente interessado consegue utiliza-los.
Na minha opinião não existe melhor ou pior sistema, existe aquele que te atende melhor. Hoje oque me atende de forma satisfatória é o Ubuntu mas não abro mão do Windows apesar de ficar tempos sem inicia-lo, não acho racional ver usuários Linux o chamando de "rwindows".
Já que estamos falando de sistemas, acho que o Google foi visionário com a sua ideia de sistema baseado todo na internet, acredito que esse seja o futuro dos sistemas.
[]'s
Bom,  creio  que  o  Ubuntu  já  esteja  preparado  para  o  usuário  doméstico.  E  concordo  que  existe  aquele  que  te  atende  melhor,  e  não  concordo  com  esses  que  ficam  chamando  o  Windows  de  rwindows.  Mas,  porém,  não  sou  favorável  que  um  sistema  seja  todo  baseado  na  internet.  Gosto  de  ter  meus  arquivos  no  HD,  programas  instalados  no  meu  computador  físico.  E  se  os  Sistemas  do  futuro  forem  todos  baseados  na  internet,  creio  que  estaremos  perdendo  a  nossa  liberdade.  Hoje  temos  a  liberdade  de  usarmos  o  computador  sem  termos  que  ficarmos  acessando  a  internet,  e  só  a  acessarmos  se  acharmos  necessário.  E  isso  é  muito  bom.
Mas,  agora,  um  futuro  em  que  tudo  que  formos  fazermos  ter  que  ser  pela  internet  não  é  bom  sinal,  é  tirar  a  própria  liberdade  do  usuário.  Creio  que  deveria  se  manter  como  agor a,  e  não  tudo  ser  baseado  na  rede.
Imagina  só:  você  quer  escrever  um  texto,  aonde  está  não  têm  intenret,  ou  você  não  deseja  naquele  momento  acessar  internet.  Hoje  em  dia  tu  podes  escrever  um  texto  sem  o  acesso  a  intermet,  mas  se  tudo  for  baseado  na  internet,  em  situações  assim  ou  você  terá  que  acessar  a  internet  se  quiser  escrever  o  texto,  ou  senão  não  terá  como  escrever  o  texto.   Portanto,  se esse  for  o  futuro,  ou  seja,  um  Sistema  todo  baseado  na  Internet,  creio  que  não  teremos  mais  a  mesma  liberdade  que  hoje  temos.  Hoje  posso  escrever  um  texto  aqui  no  meu  computador  e  ninguém  o  souber,  mas  se  tudo  for  via  rede,  vai  estar  não  mais  no  meu  HD,  mas  em s ervidores,  e  quem  poderá  garantir  que  haverá  o  respeito  a  minha  privacidade,  ou  a  sua  ou  a  de  todos  nós?
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Melhor Sistema operacional na Sua Opinião
« Resposta #5 Online: 22 de Outubro de 2011, 23:28 »
Gostaria de usar um dia o Mac, mas dentre os que já usei: Ubuntu.
Qto a ele não estar preparado p/ uso doméstico ou outros usos, acho que temos que levar em conta o perfil de cada usuário e qual o objetivo dele, até porque não podemos ser hipócritas a não ver que o windows é o padrão do mercado. Se vai um dia deixar de ser, até pode ser, mas não acho que o Ubuntu tenha saúde p/ isso, mas sim a Google c/ seus sistemas Android e Google Chrome OS, que tem suas similaridade c/ o Ubuntu por usarem kernel do Linux.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Melhor Sistema operacional na Sua Opinião
« Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2011, 00:54 »
Acredito que o melhor OS é aquele que serve ao usuário. E concordo que o usuário não usa OS, mas aplicativos. Seguindo essa filosofia, quem trabalha com fotos, vídeos, gravação de áudio etc, e usa muitos programas da Adobe e ferramentas avançadas de edição indiscutivelmente usará Mac.
Já quem precisa usar o MS office, access, programas oracle e algumas outras ferramentas que só rodam bem em windows, obviamente ficará com a Microsoft (e não adianta falar do libreoffice pq sabemos que perto do pacote da MS, ele é bastante limitado). O mesmo vale para jogos e aplicativos tipicos do windows.
Já o usuário comum, que usa computador pra ver email, navegar na internet, assistir vídeos e escrever textos, estará bem servido com o ubuntu que, ao contrário do que pensam os que desconhecem o sistema, é o mais simples.
Não sei se tive sorte, mas praticamente tudo o que tenho foi reconhecido automaticamente: impressoras, scaners, wi-fi, hardware de todos os computadores que testei, uma beleza. Sistema seguro, estável, que atende as necessidades do usuário comum, e é super fácil de mexer.
Escanear um documento no windows é um parto, precisa instalar drivers, programas pesados, é demorado... enquanto no linux é só abrir o digitalizador, clicar e salvar, assim como muitas outras tarefas que acho beeem mais fácil executar no ubuntu.
Formatar o computador então, nem se fala... Como já foi dito aqui, é fácil dizer que windows é simples quando vc paga pra alguém deixar sua máquina redondinha. Formatar um computador com windows é infinitamente mais complicado e demorado que ubuntu, como aprendi na pele ao me aventurar sozinha a instalar o windows 7, e todo dia percebia que tinha esquecido alguma coisa (codecs, leitor de pdf, drive de algum periférico, etc)
Mac então, nem se fala: apanhei MUITo pra fazer o wi-fi funcionar e nem vou comentar a trabalheira de importar emails (resumindo, apelei pro thunderbird, que é multiplataforma). Mac é lindo e fácil de mexer, mas depois de estar devidamente configurado.
Não estou puxando a sardinha pro lado do ubuntu, apenas mostrando que as dificuldades que o usuário linux esbarra ocorrem em todos os OS, nenhum é perfeito e sai de fábrica com tudo prontinho, configurado e ao gosto do freguês.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2011, 01:07 por evil_queen »

clodoaldops

  • Visitante
Re: Melhor Sistema operacional na Sua Opinião
« Resposta #7 Online: 24 de Outubro de 2011, 09:58 »
Pra jogar: windows seven ultimate
Pra editar videos: mac.os
Pra todas as outras tarefas: linux

Offline Dinei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
  • Linux Mint 13 Maya LTS
    • Ver perfil
Re: Melhor Sistema operacional na Sua Opinião
« Resposta #8 Online: 24 de Outubro de 2011, 19:22 »
Não tem como dizer qual é o melhor porque cada um tem características diferentes, mas eu vejo dessa forma:

Windows:

Ubuntu tem tido grandes evoluções de alguns anos para cá e espero que futuramente fique ainda mais fácil de utilizá-lo, mas ao meu ver ainda não está pronto para ser considerado fácil/prático o suficiente para o usuário final, porque convenhamos, ainda tem seus erros e suas dificuldades, levando em consideração que o que manda hoje é a praticidade, tanto para usuários de casa quanto para empresas. E mais prático/fácil que Windows, (me perdoem os fanáticos por linux) não tem. Outro ponto posisitvo, é a quantidade de hardwares e softwares que o sistema abrange,


Ubuntu:

O Ubuntu pode ser a melhor opção se você não usa o computador para jogar ou tem sérios problemas com pragas da internet. O mercado dos games ainda é muito restrito ao Linux, são poucas opções. Em contra partida, se não vai jogar no seu computador e está abituado a fazer taféras básicas como navegar na internet, ver emails, assistir filmes, baixar músicas, fazer trabalhos acadêmicos, um mundo diferente o espera, trazendo novidades e um modo diferente de fazer as coisas da forma como os usuários no geral estão acostumados a ver. Tem suas dificuldades e facilidades, porém, no final das contas, é um resultado satisfatório. Outro ponto positivo é o custo benefício. Você não paga nada para ter o Ubuntu instalado no seu computador. Diferente do windows no quesito segurança, você não precisa de um software a parte para cuidar do sistema devido o Linux ser praticamente imune a pragas virtuais.

Mac:

Para quem deseja trabalhar ou trabalha com todo e qualquer conteúdo voltado a multimídia (imagem, áudio e vídeo) não existe melhor. Simples assim. O ponto negativo é o preço desse equipamento.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2011, 19:24 por Dinei »
THERMALTAKE V4 BLACK EDITION | NZTX SENTRY 2 | ASUS M5A78L-M LX/BR | AMD ATHLON II X2 3.0GHZ | ZALMAN CNPS 9900NT | KINGTONE HYPERX 4GB (2x2GB) DDR3 1333Mhz | SEAGATE 250GB SATA III + SEAGATE 500GB SATA III | ATI RADEON HD 4890 1GB GDDR5 256 BITS

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Melhor Sistema operacional na Sua Opinião
« Resposta #9 Online: 24 de Outubro de 2011, 19:31 »
Acho que esse tópico cairia bem num fórum de informática em geral, não num fórum de sistema operacional.

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Melhor Sistema operacional na Sua Opinião
« Resposta #10 Online: 24 de Outubro de 2011, 19:55 »
O windows é fácil porque já vem instalado e configurado quando se compra o computador. E qualquer problema que se tenha com vírus ou lentidão, se paga 100 reais pro técnico formatar e instalar tudo de novo.

Já com Linux as pessoas tem que particionar hd, formatar, instalar, configurar e resolver alguma incompatibilidade. Como uma pessoa que malmente sabe instalar um programa vai executar esses passos?

Se o ubuntu viesse da mesma forma que o ubuntu, já instalado, configurado e com os codecs instalados, a coisa seria diferente. Mas infelizmente quando se compra um computador, ele vem com um linux chupeta ruim. Ai fica dificil.

T+.
Ubuntu 12.04

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Melhor Sistema operacional na Sua Opinião
« Resposta #11 Online: 24 de Outubro de 2011, 20:15 »
Sem falar que todos esses "problemas" que dizem existir no Ubuntu/Linux em geral existem também no Windows, ou até piores. Mas enquanto o cara que quer usar Linux instala por conta o SO na máquina, e resolve todos os problemas na unha, normalmente quem usa Windows nem tenta resolver os problemas, larga na mão de um técnico e pronto. Se as pessoas tentassem resolver os problemas toscos que o Windows tem sozinhas como elas tentam resolver sozinhas os problemas que acontecem no Linux, a verdade viria a tona: o Windows não é um bom SO, e não é amigável ao usuário. Pelas razões que eu já citei acima.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Melhor Sistema operacional na Sua Opinião
« Resposta #12 Online: 25 de Outubro de 2011, 19:29 »
Esta é a típica enquete "cabeluda", que, se não tomar cuidado, pode começar a acirrar animosidades... ( talvez até tenha algum comentário mais inflamado, afinal, não tive paciência para ler todas as respostas por serem muitas - muitas não, perdão, por serem compridas hehe)

Creio que o melhor sistema operacional é aquele que se adapta melhor ao bolso, gosto e necessidades do usuário.

Cada um tem particularidades distintas, bem como defeitos e virtudes também - nenhum S.O. é perfeito. ( creio que essa resposta talvez já tenha até sido dada aqui também por ser bem óbvia ) =D

Todo os sistemas são um meio para o mesmo fim ( isso também é clichê ) - escrever, navegar, assistir, criar, trolar, "tuitar", blogar, estudar, ouvir música, jogar, piratear ( até isso ) e aquele velho e interminável blá blá blá blá...

Grande abraço. :D

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Melhor Sistema operacional na Sua Opinião
« Resposta #13 Online: 26 de Outubro de 2011, 15:06 »
Eu votei no Ubuntão, mas foi injustiça colocar um tópico desse no ubuntuforum!!!  ;D
(obs.: desconsiderei o Mac OS, pois num tive muita experiência com ele)


Acho que esse tópico cairia bem num fórum de informática em geral, não num fórum de sistema operacional.
concordo contigo eliseu!
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Rafa Henrique

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 292
  • Linux! Um Grito de Liberdade.
    • Ver perfil
Re: Melhor Sistema operacional na Sua Opinião
« Resposta #14 Online: 26 de Outubro de 2011, 21:42 »
Pq alguns Preferem o Mac do que o Windows ?  :S

eu nunca usei Mac !