Acabei de concluir o processo de compilação, pelo método tradicional e pelo linux-source. No boot apareceu uma mensagem de erro e depois de um tempo o sistema subiu. Até pensei que tivesse falhado e carregado o kernel genérico, mas ao conferir no monitor do sistema percebi que não.
Com o kernel compilado, seguindo as instruções do tutorial do galactus, com edição do arquivos de configuração do kernel (march=native e mtune=generic) e com mudança da latência para 1000 e do processador para atom, não percebi diferença no desempenho.
Logicamente, acredito que a questão esteja relacionada à configuração no xconfig (menuconfig) e aos patches. No caso, como primeira experiência, queria observar o que mudaria apenas com as configurações, já que compilei a mesma versão do kernel que uso.
Eu esperava mais.
Edit: Pelo procedimento tradicional, com make, make modules, cp arch/i386/bzImage /boot/vmlinuz-x.xx.xx e make modules_install, o kernel é colocado direto para o carregamento no diretório boot. No entanto, esse kernel não aparece como instalado no sistema.
Se eu quiser tentar novamente, como faço para removê-lo?
Não sei se realizar o mesmo procedimento usando o make-kpkg traria alguma diferença, mas pelo menos já posso contar para os meus netos e bisnetos que compilei com sucesso o kernel linux para ubuntu. (Na desciclopédia esse procedimento é citado como épico...) Brincadeiras à parte, não percebi um resultado que valesse o esforço, com a mera otimização do kernel ubuntu.
Vamos ver o que consigo com o kernel vanilla...