O incrível é ver as pessoas querendo comparar funcionalidades disponíveis no gnome 2x que tem anos de caminhada, com o unity ou gnome 3 que estão nascendo.
Não tenho dúvidas que em breve teremos processo de customizações para os dois shell, no entanto, não é o momento, o melhor agora é a busca por estabilidade e eventuais adaptações.
Estou com o xubuntu 11.10 e não tem um formatador de pendrive fácil igual ao ubuntu 11.04 e anteriores, onde bastava usar o botão direito, ou seja, mesmo com o tempo de desenvolvimento do xfce, ainda não tem algo tão simples. O xfce é ruim por isso?? No meu entendimento não.
Quanto a personalizar e ativar efeitos do compiz nas versões anteriores, nunca foi algo tão intuitivo assim. Sempre tive que instalar avant-window-navigator ou cairo-dock / fusion-icon / emerald / compizconfig-settings-manager / compiz-fusion-plugins-extra / ir em Sistema> Preferência> Aparência> aba efeitos> ativar / depois tinha ir em Sistema> Preferência> gerenciador do compiz> ativar e desativar efeitos e ainda tinha os eternos conflitos do compiz, ativamos um recurso e ele desabita outro.
A intuitividade só existia porque nos acostumamos com os passos anteriores. Não estou dizendo que era ruim, apenas me condicionei a aprender o novo, foi uma escolha entre resistir ou me permitir.
O grande barato de tudo isso é ver camaradas do mundo linux resistentes as mudanças do kde 3 para 4 / gnome 2 para 3 / unity e ao mesmo tempo leio em vários lugares gente que reclama que os usuários do windows não migram para o pinguim porque "não querem aprender, são preguiçosos, acomodados, ou" (essa foi a pior) "se mudar a cor do capim o burro morre de fome...". Toda mudança gera resistência.
Por mim que venham as mudanças, o principal é que a variedade de opções continue existindo. Com isso sempre terei escolhas a fazer.