Red Hat e Canonical são traidores do open source, diz fundador do OpenBSD
Theo de Raadt afirma que empresas têm planos de trabalhar com um sistema de inicialização segura da Microsoft, contrariado o movimento.
JON GOLD, NETWORK WORLD/USA
27 de julho de 2012 - 09h00página 1 de 1
inShare
5
Theo de Raadt, fundador do projeto OpenBSD e uma figura bem conhecida na comunidade open source, atacou a Rede Hat e a Canonical em uma entrevista para o site de notícias ITWire. Segundo ele, as empresas têm planos de trabalhar com um sistema de inicialização segura da Microsoft.
"A Red Hat e a Canonical não farão a coisa certa. Eles são traidores da causa [open source]. Eles querem ser a nova Microsoft", disse Raadt.
A Red Hat não quis comentar os comentários de Raadt, mas disse que a política da empresa foi definida em um post no blog da empresa, publicado em 5 de junho pelo vice-presidente de engenharia de Linux, Tim Burke. A Canonical também não quis comentar o assunto.
A inicialização segura, usada por meio do Universal Extensible Firmware Interface (UEFI), tem gerado discussões na comunidade open source desde seu anúncio. Críticos acreditam que essa é uma tentativa anti-competitiva para apertar o cerco contra sistemas operacionais alternativos, forçando os fabricantes de computadores a cumprir normas de inicialização segura da Microsoft.
A situação colocou os desenvolvedores de Linux em uma situação difícil, e alguns fornecedores de tecnologia open source, incluindo a Red Hat e a Canonical, optaram por aderir aos planos da Microsoft, comprando as chaves necessárias da gigante de Redmond na esperança de evitar qualquer perda de funcionalidade.
No entanto, os defensores do open source, como Raadt, acreditam que a movimentação é uma forma de atender aos caprichos da Microsoft. "Sinto que o desastre está chegando, e espero que alguém tenha força moral para fazer a coisa certa", afirmou.
Em entrevista recente ao site Media Bytes, Richard Stallman, pai do software livre, também acredita que o UEFI é um "desastre”. Segundo ele, a prática equivale a "abusar dos usuários. Isso deveria ser ilegal”, completou.
Fonte: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2012/07/26/red-hat-e-canonical-sao-traidores-do-open-source-diz-fundador-do-openbsd/T+