Pessoal eu resolvi fazer uma ilustração para demonstrar melhor como eu preciso fazer para funcionar de forma adequada:
Eu consigo normalmente acessar a internet, a partir de qualquer uma das máquinas virtuais se a rede estiver em modo NAT.
Eu configurei a eth1 no ubuntu com IP estático, em seguida consegui ingressar no domínio a partir do Windows XP, isso funcionou, mas gerou um problema:
Se a rede do Windows estiver em modo NAT, e a rede do Linux estiver em NAT com o IP da eth1 192.168.1.2 e o IP do windows na mesma classe, ou seja "192.168.1.etc" eu consigo ingressar no domínio com a máquina Windows, um computador consegue pingar o outro normalmente e cria a ilusão que está funcionando. O problema é que se o Windows está em NAT ele não passa pelo proxy para acessar a internet, ele acessa a internet diretamente, tanto que se eu desligar a máquina com o Ubuntu Server ele continua conseguindo acessar a internet, se eu definir regras no Ubuntu de acesso ele não obedece as regras.
Quais regras ele pega? Ele pega as regras de usuário. Se eu criar um usuário no Ubuntu e tentar logar no Windows ele vai logar normalmente, ou seja parte do PDC está funcionando. Se apertar CTRL+ALT+DEL no Windows e alterar a senha, ele vai mudar no Ubuntu a senha do usuário, e se eu gravar um arquivo no U: no Windows ele vai aparecer dentro da pasta Home do usuário lá no Ubuntu.
Mas para que funcione corretamente, ele não pode cortar caminho, ou seja, o Windows não pode estar em NAT.
A placa eth0 do Ubuntu tem que estar em NAT, porque ela é quem faz conexão com a internet, mas e a placa eth1 do linux? como ela deve estar? pegar ip por dhcp? estar em bridge? se sim com quem? com a do Windows ou a do VirtualBox?
Estou no meio de um dilema. Já tentei todas as opções e somente em NAT, com IP estático no Ubuntu eu consigo fazer a comunicação entre servidor e cliente. Se estiver em outro modo eu não consigo.
Sei que não entendo muito do Ubuntu, mas deve ter alguém ai que entende o problema e tem a solução. Estou Googlando igual doido e nada.