Autor Tópico: Apenas conferindo: Linux/Win XP em NTFS  (Lida 6315 vezes)

Offline Locomotion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
    • MPBista Rádio
Apenas conferindo: Linux/Win XP em NTFS
« Online: 03 de Agosto de 2006, 17:38 »
Olá, em mais ou menos 2 semanas irei entrar pela primeira vez no mundo do Linux :P

Eu uso Windows XP, e queria usar o Linux tambem com o WinXp, pois alem de minha irma querer usar o WinXp, seria uma mudança muito forte (e talvez traumatizadora! :P) eu jah deletar o WinXP e usar somente o Linux (sem contar a questao de alguns jogos =])

O HD daqui tem 80 gigas de capacidade, sendo formatado em NTFS e com 40GB livre :)

Antes de postar aqui, dei uma procurada, e achei um tutorial (em ingles :x) de como proceder sem perder os arquivos...
Tambem tinha procurado no forum e notei que o Linux Lê mas nao modifica arquivos contido em NTFS
Entao soh queria saber que o modo que irei fazer está certo =]



Na instalação, mais precisamente na seção de partição, escolher "Editar tabelas de partição manualmente"
Irei ver o HD de 80 gigas lah, em NTFS...
Então particiono uns 50 Gigas (que ficará o WinXP) e sobrará 30 (primary)
Depois crio uma nova partição com uns 10 Gigas, e boto o tipo "Ext3" (nessa partição ficará o (K)Ubuntu) (primary)
Sugerido por mrbin: Particionar 10 gigas, tipo Ext3 e Mount Point /home, para arquivos pessoais do Linux e para uma futura atualizacao eu nao perder os dados xP, obrigado

Logo em seguida, crio uma outra partição com uns 9 gigas, e o tipo será "FAT32" e Mount Point será /Windows (essa partição será usada para arquivos que compartilharei Windows/Linux) (logical)
E finalmente, com o 1GB que sobro, crio uma partição sendo "Swap area" (tenho 512 ram, 1GB tah bom?) (logical)


Pronto, depois instalo o GRUB (para dual-boot, certo?) e estará tudo OK?
Se tiver algum procedimento errado, por favor, me ajuda :)



EDIT: Tenho que lembrar de desfragmentar antes de tudo, neh? :D
« Última modificação: 07 de Agosto de 2006, 15:04 por Locomotion »

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Apenas conferindo: Linux/Win XP em NTFS
« Resposta #1 Online: 03 de Agosto de 2006, 17:51 »
Pelo pouco que sei nessa área, parece correto o procedimento.

Desfragmente, redimensione e pau na máquina.

Aconselho vc a fazer um backup dos seus arquivos mais importantes, just in case...

Outro conselho útil é deixar sua pasta pessoal (/home) em uma partição separada da root (/).  Desses 20 gigas, joga uns 10 em uma partição ext3 e coloca mount point como /home. Se, por ventura, vc precisar reinstalar o ubuntu (no caso de uma atualização, por exemplo), a dor de cabeça é bem menor.

Outros usuários mais experientes podem falar com mais propriedade... só te disse o que eu fiz aqui.

E seja bem vindo ao mundo Linux!!
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline Yarwinish

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
    • Ver perfil
Re: Apenas conferindo: Linux/Win XP em NTFS
« Resposta #2 Online: 03 de Agosto de 2006, 19:00 »
No meu caso para compartilhar arquivos entre Linux / Windows eu utilizo neste um programa (explore2fs) que enxerga partições ext2 e ext3 em uma interface parecida com o Windows Explorer do windows 95. Já no Linux, ele consegue ler tranquilamente partições NTFS, embora não consiga gravar nela. Mas a sua idéia de reservar uma partição FAT32 foi muito boa, vou ver se faço algo parecido da próxima vez que formatar meus HDs (provavelmente quando adquirir um novo).

Offline Locomotion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
    • MPBista Rádio
Re: Apenas conferindo: Linux/Win XP em NTFS
« Resposta #3 Online: 03 de Agosto de 2006, 20:40 »
Pelo pouco que sei nessa área, parece correto o procedimento.

Desfragmente, redimensione e pau na máquina.

Aconselho vc a fazer um backup dos seus arquivos mais importantes, just in case...

Outro conselho útil é deixar sua pasta pessoal (/home) em uma partição separada da root (/).  Desses 20 gigas, joga uns 10 em uma partição ext3 e coloca mount point como /home. Se, por ventura, vc precisar reinstalar o ubuntu (no caso de uma atualização, por exemplo), a dor de cabeça é bem menor.

Outros usuários mais experientes podem falar com mais propriedade... só te disse o que eu fiz aqui.

E seja bem vindo ao mundo Linux!!

opa, brigado pela dica :)
xD

Offline ppvanzella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Apenas conferindo: Linux/Win XP em NTFS
« Resposta #4 Online: 03 de Agosto de 2006, 21:30 »
Não sei se vc vai precisar de 1GB de swap, cara. Depende do que vc vai fazer.
Eu tenho 1GB de ram, e tava com 300MB de swap só, e nunca chegou a estourar 500MB da ram, quem dirá usar swap, e eu rodo o XGL e uso o linux como sistema principal (até encodo DVD nele!).
Agora que instalei o oracle subi meu swap pra 1GB pq ele não instala com menos que isso =\
Mas mesmo assim o swap nunca é utilizado (só qdo eu ativo o oracle :P)

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Apenas conferindo: Linux/Win XP em NTFS
« Resposta #5 Online: 04 de Agosto de 2006, 11:11 »
Pelo pouco que sei nessa área, parece correto o procedimento.

Desfragmente, redimensione e pau na máquina.

Aconselho vc a fazer um backup dos seus arquivos mais importantes, just in case...

Outro conselho útil é deixar sua pasta pessoal (/home) em uma partição separada da root (/).  Desses 20 gigas, joga uns 10 em uma partição ext3 e coloca mount point como /home. Se, por ventura, vc precisar reinstalar o ubuntu (no caso de uma atualização, por exemplo), a dor de cabeça é bem menor.

Outros usuários mais experientes podem falar com mais propriedade... só te disse o que eu fiz aqui.

E seja bem vindo ao mundo Linux!!

opa, brigado pela dica :)
xD

disponha!
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Re: Apenas conferindo: Linux/Win XP em NTFS
« Resposta #6 Online: 04 de Agosto de 2006, 13:50 »
com relacao a escrever em ntfs, ja saiu o pacote que permite escrever, procure aqui no forum que voce encontra a noticia e os links bem como o procedimento pra ativalos, mas se quiser tambem compila o kernel... marcando as opcoes de escrever em ntfs.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Apenas conferindo: Linux/Win XP em NTFS
« Resposta #7 Online: 04 de Agosto de 2006, 15:16 »
Atenção que o suporte de escrita para NTFS é beta, se os dados são importantes não utilize!
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline Locomotion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
    • MPBista Rádio
Re: Apenas conferindo: Linux/Win XP em NTFS
« Resposta #8 Online: 04 de Agosto de 2006, 15:29 »
era isso que eu ia falar
li que nao eh recomendado escrever em NTFS
e nao tou afim de correr riscos

prefiro criar uma FAT32 e botar os arquivos que mais uso, (musicas, fotos e videos)
daih posso usar tanto com o linux como com o windows XD

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Apenas conferindo: Linux/Win XP em NTFS
« Resposta #9 Online: 04 de Agosto de 2006, 15:45 »
ò o cara... vindo do Ueba ;)

Locomotion, de qualquer forma mexer com partições é sempre arricado, então, faça backup dos dados importantes.

De qualquer forma vc vai poder abrir arquivos na ntfs do Windows.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Locomotion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
    • MPBista Rádio
Re: Apenas conferindo: Linux/Win XP em NTFS
« Resposta #10 Online: 05 de Agosto de 2006, 00:52 »
eh, mas fazer backup de tudo vai ser complicado :P
mas vou ver =]

hail ueba! =]