Autor Tópico: Licenciamento e Permissões de distribuição  (Lida 7790 vezes)

Offline nerdxxx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Licenciamento e Permissões de distribuição
« Online: 02 de Novembro de 2011, 16:01 »
 Boa tarde pessoal, estou a passar por aqui por que preciso esclarecer certas duvidas,
duvidas no qual, englobam certos aspectos da licença "GNU" como por exemplo código fonte
e etc... Estou a distribuir uma versão de Linux e para o mesmo estarei a desenvolver alguns
aplicativos.

1ª Pergunta: Poderei eu desenvolver aplicativos com o código fechado:
a- Costumo programar em linguagem de python e queria saber se podia desenvolver
aplicações no qual, não permitem uso da fonte ou redistribuição não autorizada.
(Vale lembrar que será uma distro baseada em linux)
b- Se o mesmo for permitido, qual aplicação me recomendam para programar tais aplicativos
(Incluindo Programação e Parte Gráfica)?

2ª Pergunta:
Poderei eu, gerar uma distro apenas para específicos computadores, portáteis e telemóveis?
a- A distro esta sob licença materna (Licença da distribuição no qual usei para gerar a minha)
b- Porém ela será criada apenas para um padrão de computadores mesmo sendo gratuita.
c- Me recomendariam fazer livre para qualquer tipo de computador, quais são os motivos?

3ª Pergunta: GNU, aplica-se também em deixar o código fonte aberto, certo?
a- Poderia eu gerar duas distros sendo uma a base e outra a distro final e apenas
deixar em aberto (não comercial) a distro base?
b- Não? que alternativas me oferecem?
(Lembrando: Não quero firmar um ato mesquinho, apenas quero preservar minhas criações e produções gerais)
« Última modificação: 02 de Novembro de 2011, 16:06 por nerdxxx »

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Licenciamento e Permissões de distribuição
« Resposta #1 Online: 02 de Novembro de 2011, 16:12 »
Se a licença é GNU, isso implica necessariamente que o código seja aberto.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Licenciamento e Permissões de distribuição
« Resposta #2 Online: 02 de Novembro de 2011, 16:29 »
Camarada, não sou desenvolvedor mas o que sei é o seguinte:
Se você usar algum aplicativo com licença GPL ele sempre deverá ser GPL. Um código livre deve permanecer livre.
Agora criar um aplicativo do zero para rodar em uma distro, será você quem determinará a licença do aplicativo, não a da distro.
Veja o exemplo dos drivers da nvidia que instalamos no ubuntu, eles têm licenças privadas e código fechado, por isso não podem ser incorporados ao kernel linux.
Outro exemplo é o Android, o kernel dele é linux, logo, as alterações nele devem permanecer com a mesma licença, porém, os aplicativos que estão desenvolvendo para rodar nele não precisam seguir a mesma licença.
Por fim, o caso mais estranho nesse emaranhado. O libreoffice pode incorporar todas as mudanças que a apache fizer no openoffice, isso porque a licença apache permite usar o código como bem lhe servir, até mesmo fechá-lo.
Já a apache terá dificuldades para usar no openoffice as mudanças feitas no libreoffice, isso porque pode gerar conflitos com a licença LGPL v3 que não permite fechar o código. Não estou afirmando que ela não pode usar, mas terá que respeitar a licença do libreoffice.
É isso que sei, posso estar errado, por isso aguarde outras contribuições.
Por fim, penso que você tende a ter mais contribuições se mantiver o código aberto e der créditos a quem acrescentar correções e funcionalidades a ele.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline nerdxxx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Licenciamento e Permissões de distribuição
« Resposta #3 Online: 02 de Novembro de 2011, 18:02 »
 Em si toda as as aplicações serão feitas do "zero",
construídas em cima da linguagem python.
 A minha duvida quanto aplicativos é:
(construindo do zero uma aplicação com a linguagem python)
qual software uso para desenvolver esta aplicação que estará sob a minha licença?
(Lembrete: serão todos sim desenvolvidos do ponto zero)
 Agradeço a todos os comentários até agora, peço que os próximos sigam o
formulário de perguntas.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Licenciamento e Permissões de distribuição
« Resposta #4 Online: 02 de Novembro de 2011, 18:15 »
Essa sua ultima pergunta é pra lá de genérica, mas o essencial é um editor de texto.

Uma correção ao que foi dito: pode-se criar um trabalho derivado (de um sob GPL) pra uso interno sem distribuir o código.

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Licenciamento e Permissões de distribuição
« Resposta #5 Online: 02 de Novembro de 2011, 22:27 »
Usa o VI.

Só o que um programador precisa para ser feliz é o VI e o compilador da sua linguagem. (ok, pode usar o VIM no lugar do VI).


As dúvidas referentes às licenças já foram muito bem esclarecidas pelos meus colegas, então tá rox.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline nerdxxx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Licenciamento e Permissões de distribuição
« Resposta #6 Online: 02 de Novembro de 2011, 22:40 »
 Agora quanto o que eu disse:
 Posso criar duas distros:
A- do qual vai dar origem a distribuição b
B- Resultado final do trabalho

 A primeira não será comercializada (base da b)
porém a segunda sim, pois a lei implica em manter aberto
o código fonte certo
? logo a fonte e núcleo estarão abertos
o projeto final não! Pode se fazer isso?

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Licenciamento e Permissões de distribuição
« Resposta #7 Online: 02 de Novembro de 2011, 23:16 »
Acho que não, veja a RedHat por exemplo, tem uma versão de sua distro que não é gratuita, porém o código fonte é disponibilizado.
Creio que deu para entender.

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: Licenciamento e Permissões de distribuição
« Resposta #8 Online: 02 de Novembro de 2011, 23:41 »
2ª Pergunta:[/b] Poderei eu, gerar uma distro apenas para específicos computadores, portáteis e telemóveis?
a- A distro esta sob licença materna (Licença da distribuição no qual usei para gerar a minha)
b- Porém ela será criada apenas para um padrão de computadores mesmo sendo gratuita.
c- Me recomendariam fazer livre para qualquer tipo de computador, quais são os motivos?
Caro  nerdxxx, primeira  pergunta  a  se  fazer:  qual  é  o  foco  dessa  nova  distribuição?  O  foco  é  o  usuário  iniciante  ou  certos  tipos  de  usuários?  O  Usuário  que  usa  pcs desktops  ou  os  que  usam  portáteis?  Se  o  seu  foco  for  usuários  que  usam  portáteis,  telemóveis,  deve-se  focar  a  criação  dessa  distribuição  para  esses  tipos  de  usuários.  Há  distribuições  como  o  Jolicloud  que  são  voltadas  para  notebooks  e  outras  que  são  voltadas  mais  para  tablets, smartphones.  Se  o  seu  foco  for  o  do  usuário  desktop, aí  sim  sua  distribuição  deve  ser  voltada  para  pcs  desktops.
Mas,  também  tu  podes  fazer  livre  sua  distribuição  para  qualquer  tipo  de  computador,  mas  aí  tu  terias  que  otimizar  sua  distribuição  para  funcionar  em  qualquer  tipo  de  computador,  o  que  vai  desde  pc desktop  até  tablets. E  claro  que  isso  vai  dar  mais  trabalho  do  que  fazer  uma  distro  para  um  tipo  específico.  Decida  o  foco  de  sua  distribuição,  e  conforme  o  tipo  de  usuário  para  o  qual  deseja  desenvolver  sua  distro,  focalize  nesse  tipo  de  usuário.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Offline nerdxxx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Licenciamento e Permissões de distribuição
« Resposta #9 Online: 03 de Novembro de 2011, 20:38 »
 Na verdade nós aqui e os outros gajos e gurias que estão na produção, estamos
a fazer algo do tipo "windows" digamos que não seremos específicos quanto ao suporte,
porém primeiramente nossa ideia esta voltada para notebooks e Desktop.
 Algum distro em especial que conheça que atenda minha necessidade?
 Alguma que esteja sob licença (BSD,Apache,MIT) ou outra que seja permissiva quanto
alteração de licença? Obrigado gajos e gajas (Guris e gurias)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Licenciamento e Permissões de distribuição
« Resposta #10 Online: 04 de Novembro de 2011, 00:04 »
Na verdade nós aqui e os outros gajos e gurias que estão na produção, estamos
a fazer algo do tipo "windows" digamos que não seremos específicos quanto ao suporte,
porém primeiramente nossa ideia esta voltada para notebooks e Desktop.
 Algum distro em especial que conheça que atenda minha necessidade?
 Alguma que esteja sob licença (BSD,Apache,MIT) ou outra que seja permissiva quanto
alteração de licença? Obrigado gajos e gajas (Guris e gurias)

Desculpe, mas, se esta a "fazer algo do tipo windows" já esta no fórum errado, por mais que vá usar linux.

Acho horroroso se beneficiar de código fonte aberto e licença GPL e depois querer fechar as coisas, isso deveria ser 100% proibido.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Denis Ferraz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
  • DEUS EXISTE E É PARA TODOS!
    • Ver perfil
    • Evangelho Quotidiano
Re: Licenciamento e Permissões de distribuição
« Resposta #11 Online: 04 de Novembro de 2011, 01:43 »
Boa Noite a Todos!

nerdxxx;


Em si toda as as aplicações serão feitas do "zero",
construídas em cima da linguagem python.
 A minha duvida quanto aplicativos é:
(construindo do zero uma aplicação com a linguagem python)
qual software uso para desenvolver esta aplicação que estará sob a minha licença?
(Lembrete: serão todos sim desenvolvidos do ponto zero)
 Agradeço a todos os comentários até agora, peço que os próximos sigam o
formulário de perguntas.


É... exigente!

Na verdade nós aqui e os outros gajos e gurias que estão na produção, estamos
a fazer algo do tipo "windows" digamos que não seremos específicos quanto ao suporte
,
porém primeiramente nossa ideia esta voltada para notebooks e Desktop.
 Algum distro em especial que conheça que atenda minha necessidade?
 Alguma que esteja sob licença (BSD,Apache,MIT) ou outra que seja permissiva quanto
alteração de licença? Obrigado gajos e gajas (Guris e gurias)

Segundo o dicionário Priberam, você, nerdxxx, para mim, é que é um gajo:

gajo | s. m. | adj.
gajo
s. m.
1. [Calão]  Indivíduo ordinário; súcio.
2. Tipo.
adj.
3. Velhaco; espertalhão; malandro.
Confrontar: gago.


Fique com Deus e obrigado.
« Última modificação: 05 de Novembro de 2011, 00:15 por Denis Ferraz »
São Mateus 6,31.33-34

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Licenciamento e Permissões de distribuição
« Resposta #12 Online: 04 de Novembro de 2011, 19:57 »
Denis, nao foi isso que ele tentou dizer.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Denis Ferraz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
  • DEUS EXISTE E É PARA TODOS!
    • Ver perfil
    • Evangelho Quotidiano
Re: Licenciamento e Permissões de distribuição
« Resposta #13 Online: 04 de Novembro de 2011, 20:30 »
Boa Noite a Todos!

Caro platao;


Denis, nao foi isso que ele tentou dizer.

Ele teve uma aula sobre Licenciamento e Permissões dos companheiros eliseu_carvalho, Andry, Henrique1977, em fim, do fórum como um todo: comunidade. Ele quer receber todas as informações e depois "fecha-las", criando uma distro linux proprietária? Uma espécie de Windows? As informações que ele solicitou, neste fórum, foram muito cômodas... Tem no Wikipédia todas as informações que ele precisava... e de graça! Para mim, ele é um... gajo!

Observação: Não quero ofender o povo Português... O Dicionário Priberam é referência na língua portuguesa... e sei que "gajo" têm outros significados, mas, para mim, a atitude dele foi malandra com a comunidade GNU/Linux!
Será que ele sabe o que significa "Ubuntu"

Fiquem com Deus e obrigado.
« Última modificação: 05 de Novembro de 2011, 00:16 por Denis Ferraz »
São Mateus 6,31.33-34

Offline nerdxxx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Licenciamento e Permissões de distribuição
« Resposta #14 Online: 04 de Novembro de 2011, 23:35 »
"Retornando ao real assunto e foco" a distro não seria fechada é por isso que eu deixaria a distro um base aberta para download, seja para telemóvel ou desktop. Ponto b- A distro não é fechada em si mas sim meus produtos (aplicações) a cada 3 atualizações  da distro uma versão é extremamente gratuita. E antes da versão gratuita sempre vai ser disponibilizada a distro gratuitamente, porém a distro fornecida será trabalhada e desenvolvido um produto final comercial, a ideia não é manter a fonte livre? e não vai estar se eu deixar a distro que dá origem ao produto final, que raios... é só isso que preciso saber
« Última modificação: 05 de Novembro de 2011, 16:52 por nerdxxx »