Autor Tópico: Partição Windows - ubuntu  (Lida 6201 vezes)

Franschnell

  • Visitante
Partição Windows - ubuntu
« Online: 06 de Agosto de 2006, 08:26 »
Olá pessoal.
Já tenho o meu live CD e estou a pensar em formatar o meu pc por necessidade. Entretanto como quero usar os dois sistemas operativos tenho algumas dúvidas. Mas vou centrar-me em dois pontos. O primeiro é a formatação. Tenho um disco de 80GB eu quero particionar uma parte para o ubuntu. como posso efectuar essa operação.
O outro ponto e talvez para alguns seja canja mas para mim achei uma complicação. Quero ver filmes em DVD e obviamente escutar as minhas músicas no formato mp3. Acho que é o totem que diz que necessita de um codec andei pela net mas acho que fiquei na mesma.
Talvez a minha questão tem a ver com o terminal... essa coisa complicada. Eu vou aprender a mexer nisso brevemente mas desde ja quem tiver umas dicas e puder dar eu agradeço imenso.
Um abraço

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
Re: Partição Windows - ubuntu
« Resposta #1 Online: 06 de Agosto de 2006, 08:39 »
Sobre a formatação.

Se você já vai formatar de qualquer jeito, você deve primeiro instalar o windows, pois se vc instalar o linux antes o windows vai ferrar o grub. Separe um espaço para o windows e deixe o resto para o linux. na própria instalação do linux vc pode particionar o espaço restante. lembre-se que o linux funciona com duas partições, uma para arquivos e outra para swap.

A forma como vc vai particionar fica por sua conta, pois não sei seu grau de intimidade com o sistema. Se vc for só experimentar o sistema, pode deixar uns 5gb a 10gb. Lembre-se também que o ubuntu não grava em ntfs (mas lê) sem a ajuda de um plugin, mas grava que é uma beleza em fat32.

Uma coisa legal que você pode fazer é o seguinte (eu fiz aqui e não me arrependi):

- partição para instalação do windows (ntfs)
- partição para arquivos do windows, "meus documentos" (fat32)
- partição para instalação do ubuntu (chamada de "/", reiserfs ou ext3)
- partição para pastas pessoais (chamada de "/home", reiserfs ou ext3)
- partição de mem. swap.

assim, dá para usar a partição fat32 como uma area de "troca" caso vc precise passar um arquivo do linux para o windows.

para arquivos multimídia, recomendo o seguinte tutorial: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=5715.0

segui ele a risca e to rodando tudo no meu pc!

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: Partição Windows - ubuntu
« Resposta #2 Online: 08 de Agosto de 2006, 01:49 »
Só para dar mais um exemplo, tenho também um hd de 80 e como ia formatar tudo, assim como vc, particionei da seguinte maneira:

1- Dei o boot pelo winxp e fiz SÓ UMA partição com 15 GB e formatei como NTFS e mais nada;
2- Instalei o winxp nessa partição;
3- Depois dei o boot pelo cd alternate (mas vc pode fazer pelo desktop, eu preferi assim);
4- Na hora de particionar, selecionei o manualmente;
5- Ai criei:
a) uma partição FAT32 com 39 GB para ser usada tanto no windows como no linux;
b) uma swap com 900MB;
c) uma EXT3 para o sistema com 20 GB;
Poderia ter dividido a última em 2 (sistema e home) mas para não complicar muito achei melhor ficar tudo numa só.
Depois que estiver mais enturmado com o Ubuntu eu mudo tudo e aproveito para tirar o winxp de vez.

[]s boa sorte !
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Partição Windows - ubuntu
« Resposta #3 Online: 08 de Agosto de 2006, 07:27 »
Citar
Poderia ter dividido a última em 2 (sistema e home) mas para não complicar muito achei melhor ficar tudo numa só.
Separar o /home é uma das medidas mais recomendadas para o caso de querer fazer actualizações ou para resolver problemas mais graves.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: Partição Windows - ubuntu
« Resposta #4 Online: 08 de Agosto de 2006, 11:27 »
Blz Lamego ?

Eu li isso sim, mas li também que para iniciar sem complicar muito, uma opção, é instalar o home junto.

Por isso acrescentei ao comentário: 'Depois que estiver mais enturmado com o Ubuntu eu mudo tudo e aproveito para tirar o winxp de vez.'

Como pretendo em breve (muito mais breve do que imaginava) tirar totalmente o win, então não me preocupei muito com essa questão.


[]s
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Partição Windows - ubuntu
« Resposta #5 Online: 08 de Agosto de 2006, 11:37 »
Citar
Eu li isso sim, mas li também que para iniciar sem complicar muito, uma opção, é instalar o home junto.
Criar o /home em separado é tão complicado como criar as restantes partições ;)
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: Partição Windows - ubuntu
« Resposta #6 Online: 08 de Agosto de 2006, 22:27 »
Citar
Eu li isso sim, mas li também que para iniciar sem complicar muito, uma opção, é instalar o home junto.
Criar o /home em separado é tão complicado como criar as restantes partições ;)

Com certeza, mas só vendi o peixe (estragado, rs) que vi.
Falando sério, a única coisa que achei mais prático está sendo na hora de configurar e instalar programas. Quando eu tinha tentado da outra vez, fiz uma partição /home e me atrapalhava um pouco na hora de procurar as 'coisas' que precisava... Mas ai é coisa de iniciante lesado mesmo... Vc tem toda razão.
Aproveita e me tira uma dúvida ? Não querendo abusar e já abusando. :D
Eu estou usando a partição fat32 do windows para guardar meus dados tudo num só lugar (enquanto não tiro o win), montei ela com permissão para ler e gravar e tá tudo blz.
Tem algum problema fazer isso ?

[]s
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Partição Windows - ubuntu
« Resposta #7 Online: 08 de Agosto de 2006, 22:58 »

Eu estou usando a partição fat32 do windows para guardar meus dados tudo num só lugar (enquanto não tiro o win), montei ela com permissão para ler e gravar e tá tudo blz.
Tem algum problema fazer isso ?
[]s
Não, sendo FAT32 pode usar tranquilamente.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: Partição Windows - ubuntu
« Resposta #8 Online: 08 de Agosto de 2006, 23:36 »
Valeu RC2005 !!

[]s
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user