Sempre levei em conta o fator produção pra escolher meus ambientes graficos, em qual ambiente em desempenharia mais rapido o que precisava fazer, e confesso que sou mais um orfão do gnome 2; como ja foi sitado pelos colegas, a tendencia de mudança chegou, eu com meu ubuntu 11.10 aqui não me adpatei ao unity sinceramente, a proposta de aproveitamento de espaço eu achei um boa ideia, mas ainda me atrapalho e no meu ponto de vista ficou pouco funcional, por isso instalei o gnome-shell aqui e até agora esta como meu ambiente padrao, a pouco mais de um mês.
Acho que o gnome tem muito mais maturidade do que o unity, e o linux mint, q tenho tbm instaldo no pc, pois é uma das minhas distros preferidas acertou em não copiar o ubuntu na minha opiniao e fez o que deveria ter sido feito, aprimorou o gnome 3, lembrando que ainda existe o MATE esse fork do g2 que promete dar o que falar ainda e é possivel usar o ambiente classico gnome-shell no mint 12.
O que vocês acham, o mint passou o ubuntu no distrowatch, será que ele vai chegar perto do ubuntu tambem no numero de usuários no futuro?
Em suma e sem fazer polemica, uso os dois bem tranquilo, no meu ponto do vista os dois melhores sistema operacionais do mundo linux voltados para desktop.