Autor Tópico: [Resolvido] Dual boot do Ubuntu 11.10 travado  (Lida 6093 vezes)

Offline erikchagas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
[Resolvido] Dual boot do Ubuntu 11.10 travado
« Online: 05 de Novembro de 2011, 14:29 »
Eu atualizei o Ubuntu 11.04 que eu tinha para o 11.10 logo depois que ele saiu e usei normalmente até agora. Desde a atualização da distribuição eu não tinha rodado o gerenciador de atualizações (software update) e hoje eu resolvi executá-lo. Depois dessa instalação o software update pediu para reiniciar e foi o que eu fiz, mas quando fui tentar acessar o Windows 7 que utilizo em dual boot com a seta para baixo nada acontecia, os segundos para decidir qual sistema iniciar se passaram e o sistema iniciou o Ubuntu diretamente. Tentei reiniciar outras vezes mas nada muda. O teclado está adequadamente conectado e não vejo como proceder nessa situação, não tenho ideia que pacotes estavam na atualização capazes de ocasionar isso. Alguém pode me ajudar? ???
« Última modificação: 22 de Novembro de 2011, 12:04 por erikchagas »

clodoaldops

  • Visitante
Re: Dual boot do Ubuntu 11.10 travado
« Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2011, 20:45 »
já testou outro teclado?

Brodovisk

  • Visitante
Re: Dual boot do Ubuntu 11.10 travado
« Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2011, 22:38 »
Leia com atenção , se errar vai perder tudo...rs!
Teste o teclado como o amigo falou ai...(só faça isso nas últimas)
Se saber reinstalar o grub na unha seria melhor , caso não souber vai uma dica de contornar a situação facilmente sem manjar mto de ubuntu.
Primeiro salve seus arquivos do ubuntu , desde que vc disse que ele abre.
Instale o StartUp Manager no ubuntu (na central de programas tem)  e levante a opção do win7 , coloque o win7 na primeira opção , aí não tem jeito dele fugir..rs(baixe o cd de boot do win7 caso buga e não abrir porque daí vc coloca a mbr devolta caso falhar e não dar boot em nenhum!kkkk
Entrando no win7 vc instala o EasyBCD (gerenciador de boot que controla o grub pelo win , no superdownload tem )
Consulte uns tutorial sobre o EasyBCD para não zua mais!Senão vai perder os 2 sistema operacionais ou vai ter que instalar o grub por live cd.
Remova a entrada do ubuntu , reinicie e adicione denovo o ubuntu que desbuga sua seta , caso não desbuga deleta a partição do ubuntu e instale a partir do zero com o cd do 11.10 , assim você pode perder somente o ubuntu que já bugou o grub , mais pelo menos enquanto vc tem o win7 para mover seus arquivos não vai precisar usar live cd de ubuntu e reinstalar o grup na uhna .
Na reinstalação do ubuntu grave na velocidade minima(4x) , tente instalar em inglês pq aqui deu uns erros,em inglês vai que vai!
Ps; Faça por sua conta e risco!rs...errou babau...
Boa sorte!



Offline erikchagas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Dual boot do Ubuntu 11.10 travado
« Resposta #3 Online: 06 de Novembro de 2011, 21:39 »
já testou outro teclado?

clodoaldops, eu ainda não testei nenhum teclado porque não tenho outro em casa. O único jeito seria pedindo emprestado do vizinho... Eu vou tentar mas não acredito que seja isso. Eu dou notícias depois.

Brodovisk, você tem certeza que não é mais fácil reinstalar o grub? Eu pensei em fazer isso mas não tenho ideia como começar. Eu já procurei um tutorial, mas em todos os fóruns que vejo são exemplos envolvendo CD de instalações de versões antigas (já que só achei tópicos antigos) e eu não tenho certeza se dá pra fazer com a versão mais nova. Eu estou também com um problema de HD no meu computador porque a partição destinada ao Ubuntu está quase cheia e eu não teria como salvar todos os meus arquivos, eu precisaria pelo menos de um HD externo... E pelo que entendi salvar os arquivos é requerido pelo seu método.

Valeu aos dois desde já.

Brodovisk

  • Visitante
Re: Dual boot do Ubuntu 11.10 travado
« Resposta #4 Online: 07 de Novembro de 2011, 15:15 »
Se você seja novato em linux acho mais facil ou fazer do jeito que falei ou tipo só instalar o StartUp Manager , aí vc sobe seu win para iniciar ele primeiro(sem ter que usar as setas)!Aí vc já descobre se seu teclado funciona ou não....pq de win funcionava não funcionava?
Dentro do win vc abre o painel de controle , vai a ferramentas administrativas , configurações e vai na unidade de particionamento...deleta o ubuntu e deixa a partição vazia lá sem formatar , qnd for reinstalar o ubuntu coloque p/ fazer automaticamente no espaço vazio....
Até sei o resultado de ir por tutorial para reinstalar grub...raramente dá certo!rs..vai quebrar a cuca para caramba...
As unidades de hd nem sempre tem o mesmo nome e vai ter que ir na certa....tipo o meu aqui , está partido em 5 partes sda1 a 5 e ainda sdb...fora que pode ser hd0...viu que zica?quem já é usuário avançado é mais facil tentar reinstalar o grub , mais vai que vc tente e quebre a cuca e o gurb funcione porém seja outra coisa?e continua sem as setas?
Meu começo de linux foi igual você , procurava tutorial , formatava o win e não conseguia reinstalar o grub!kkkkk
Sabe quando você vai aprender isso?só quando ficar fera no modo texto , pode até recuperar o grub , mais não vai entender o que está fazendo entende?o negócio é aprender  o que faz!
Para entender os comandos é preciso usar o terminal devagarzinho , reisntalar grub é zica e das grandes...
(o tempo que eu levava para reinstalar dava para formatar 5x kkkkkkk)
Entendeu o pq dar toda essa volta p/ correr de reinstalação de grub para iniciante?
Tenha paciência e reinstale o ubuntu inteiro ,senão capaz que pegue bronca de linux nessas tentativas frustradas de reinstalação de grub.
Comecei usando mandriva, compilava tudo na unha , passava um raiva lascada pq tudo que ia instalar pedia lib e o mandriva não tinha , me falavam pq não usa kurumim(eu sempre tive pc top,kurumin raramente funcionava em placas novas) , aí ficava doido pq instalava tipo o slack e só ficava modo texto, o dia que deu certo o drive da lan não pegou e me lasquei!kkkk
O ubuntu hoje é mto pratico e viciante em relação a isso , desde a  versão 6 que comecei .
Nem perde tempo nisso , porque será umas das ultimas coisas a aprender...
Espero que instale e funcione legalzinho na próxima.
Abração!

Offline rhuan 261

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
  • Para todo débito existe um crédito de igual valor.
    • Ver perfil
Re: Dual boot do Ubuntu 11.10 travado
« Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2011, 19:34 »
amigo eh o teu window que está com problemas? Isso pode ocorrer com o Win, ele eh mimoso.

Se for faça o seguinte:

incie com o cd de instalação do win7

e siga passo a passo deste link:

http://www.guiadopc.com.br/dicas/13098/como-recuperar-o-boot-mbr-do-windows-7.html
É Iniciante??????????????????
Leia isto Primeiro

Offline erikchagas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Dual boot do Ubuntu 11.10 travado
« Resposta #6 Online: 11 de Novembro de 2011, 19:45 »
Nem deu tempo de botar em prática as dicas e agora ferrou tudo de vez...
Agora o menu não exibe mais o tempo de 10 segundos, não aparece nada na parte inferior de tela fazendo com que não se inicie nem Ubuntu, nem Windows. Eu tentei iniciar um CD de instalação do Ubuntu 10.04 mas não dá certo porque a BIOS não tá setada pra isso.
Existe alguma forma de forçar o sistema a bootar pelo CD?
Eu tava pensando em reinstalar o Ubuntu por cima sem formatar pra ver se resolvia mas não dá mais.
Eu já testei outro teclado e continuou igual.
O que faço??

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Dual boot do Ubuntu 11.10 travado
« Resposta #7 Online: 11 de Novembro de 2011, 20:33 »
No desktop eu uso teclado USB. No começo reparei que dependendo a entrada acontecia isso. Então, configurei as opções USB na BIOS e troquei a entrada USB do teclado para resolver.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Brodovisk

  • Visitante
Re: Dual boot do Ubuntu 11.10 travado
« Resposta #8 Online: 13 de Novembro de 2011, 08:55 »
Procure um tutorial de sobre reparar mbr win7 (mbr é aonde está o boot do win), vai achar vários, como sei que é win7 vc provavelmente tem o cd ou dvd....dentro dele geralmente tem o boot que repara!
O linux vai sumir , porém permanecer oculto , mais acima citei o soft que coloca ele devolta (melhor não colocar), creio que vc fez partições de forma errada , de forma que o win7 de alguma forma está dando conflito com as partições do ubuntu e interferindo na swap(memória de paginação do linux) , com a do win7....
Já aconteceu comigo , aí no caso de toda forma vai ter que apagar o disco do ubuntu , ou rode um hirens boot e use o xp que tem embutido dentro dele+partition magic ou live cd do ubuntu ou  qlqr live cd que tenha particionador+gparted , vai na partição do ubuntu , exclua o ubuntu + partição do win de 100mb que é aonde está a mbr ,não esqueça de dar o aplicar !(isso caso rodar o boot de reparar a mbr e não surgir efeito!Depois passe o cd do win7 denovo e repare que vai!)
Use o cd do win7 para reparar que ele retorna , aí faça a instalação do ubuntu do zero com o cd do 11.10 , inicialmente coloque como particionamento manual , vá até aonde está o espaço vazio e coloque para particionar automatico , finalize e deixe que ele faz sozinho , aí vai sem erro de partição....
Com certeza deve ter dado pau aí na swap do ubuntu + swap do win7 , acontece.....
Como já decorei as telas iniciais de instalação as vezes pq algo me chama atenção aqui , tipo minhas crianças me chamam eu mando vê sem presta atenção....aí dá nessas coisas...rs , mesmo sabendo que não pode acabo errando por falta de atenção...rsrs...
Aí passo o hirens boot e vejo que a partição está errada...rs...
Quando fica assim já era, só excluindo msm...
Espero que dê certo , boa sorte amigo!


Offline rhuan 261

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
  • Para todo débito existe um crédito de igual valor.
    • Ver perfil
Re: Dual boot do Ubuntu 11.10 travado
« Resposta #9 Online: 14 de Novembro de 2011, 13:58 »
Procure um tutorial de sobre reparar mbr win7 (mbr é aonde está o boot do win), vai achar vários, como sei que é win7 vc provavelmente tem o cd ou dvd....dentro dele geralmente tem o boot que repara!
O linux vai sumir , porém permanecer oculto , mais acima citei o soft que coloca ele devolta (melhor não colocar), creio que vc fez partições de forma errada , de forma que o win7 de alguma forma está dando conflito com as partições do ubuntu e interferindo na swap(memória de paginação do linux) , com a do win7....
Já aconteceu comigo , aí no caso de toda forma vai ter que apagar o disco do ubuntu , ou rode um hirens boot e use o xp que tem embutido dentro dele+partition magic ou live cd do ubuntu ou  qlqr live cd que tenha particionador+gparted , vai na partição do ubuntu , exclua o ubuntu + partição do win de 100mb que é aonde está a mbr ,não esqueça de dar o aplicar !(isso caso rodar o boot de reparar a mbr e não surgir efeito!Depois passe o cd do win7 denovo e repare que vai!)
Use o cd do win7 para reparar que ele retorna , aí faça a instalação do ubuntu do zero com o cd do 11.10 , inicialmente coloque como particionamento manual , vá até aonde está o espaço vazio e coloque para particionar automatico , finalize e deixe que ele faz sozinho , aí vai sem erro de partição....
Com certeza deve ter dado pau aí na swap do ubuntu + swap do win7 , acontece.....
Como já decorei as telas iniciais de instalação as vezes pq algo me chama atenção aqui , tipo minhas crianças me chamam eu mando vê sem presta atenção....aí dá nessas coisas...rs , mesmo sabendo que não pode acabo errando por falta de atenção...rsrs...
Aí passo o hirens boot e vejo que a partição está errada...rs...
Quando fica assim já era, só excluindo msm...
Espero que dê certo , boa sorte amigo!



link para mbr

Um conselho

redimencione  seu hd e deixe um espaço para fazer uma cópia dos seus arquivos importantes , pois se fizer coisa vai ser difícil recuperar

use o gparted para redmensionar eh mais fácil de mexer
É Iniciante??????????????????
Leia isto Primeiro

Offline Elberton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Dual boot do Ubuntu 11.10 travado
« Resposta #10 Online: 14 de Novembro de 2011, 17:08 »
Nem deu tempo de botar em prática as dicas e agora ferrou tudo de vez...
Agora o menu não exibe mais o tempo de 10 segundos, não aparece nada na parte inferior de tela fazendo com que não se inicie nem Ubuntu, nem Windows. Eu tentei iniciar um CD de instalação do Ubuntu 10.04 mas não dá certo porque a BIOS não tá setada pra isso.
Existe alguma forma de forçar o sistema a bootar pelo CD?
Eu tava pensando em reinstalar o Ubuntu por cima sem formatar pra ver se resolvia mas não dá mais.
Eu já testei outro teclado e continuou igual.
O que faço??

Olá amigo.
Para acessar o menu de boot, vc deve pressionar ou a tecla delete, ou esc, ou F12 (a tecla varia conforme os computadores) quando seu pc estiver iniciando.
Quando estiver no menu, pode ser que tenha a opção de bootar já, ou talvez vc tenha que configurar o Bios.
Se tiver que configurar o Bios é só mudar a prioridade de boot para CD/DVD e reiniciar.
Eu te aconselho a usar o Live CD do Ubuntu.
Boa sorte.

Offline erikchagas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Dual boot do Ubuntu 11.10 travado
« Resposta #11 Online: 16 de Novembro de 2011, 16:26 »
Eu tentei usar um outro teclado com conector PS/2 (sendo que o meu também é) e não funcionou, o menu continua travado.
Eu não testei com conector USB, não tinha pensado nisso, mas vou tentar agora.

O que acontece por enquanto é que estou de mãos atadas porque não vejo possibilidade de reconfigurar a BIOS de maneira que o sistema dê boot no drive de CD/DVD pois o teclado não responde nem com a seta para escolher o S.O., nem mesmo com a tecla Enter ou a Delete -- com essa última eu costumava entrar nas configurações da BIOS.
 
Brodovisk e rhuan 261, eu posso tentar reparar o MBR com o DVD de instalação do Windows 7 mas como já disse antes, eu já tentei fazer ele iniciar pelo CD de instalação do Ubuntu 10.04 que eu tenho, mas isso não acontece porque a BIOS não tá setada para isso e eu imagino que com o DVD de instalação do Windows 7 eu enfrente o mesmo problema. E desse jeito eu não consigo ver outra solução a não ser trocar o HD. Por isso fiz aquela pergunta no meu outro post e vou tentar esclarecê-la melhor: Tendo em vista que eu estou impossibilitado de usar o teclado já que nenhuma de suas teclas funcionam, a BIOS está atualmente setada para iniciar o HD e o sistema não inicia nem no Ubuntu nem no Windows, existe outra forma de configurar o sistema obrigando-o a iniciar pelo drive de CD/DVD? Obrigado a todas as respostas e tentativas de me ajudar até agora!

Offline erikchagas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Dual boot do Ubuntu 11.10 travado
« Resposta #12 Online: 22 de Novembro de 2011, 11:55 »
Consegui fazer o teclado funcionar resetando a BIOS da maneira que um amigo meu me sugeriu. Ele me disse que com suas atualizações o Ubuntu é capaz de desconfigurar algumas coisas na BIOS, isso aconteceu com ele depois de um update mudando a ordem de boot no PC dele. Agora não sei se posso rodar as atualizações novamente sem dar nenhum outro problema.
Valeu.