Utilizo tanto o Mint quanto o Ubuntu, participo do forum de ambas as distros e não me surpreendo com essa reviravolta no distrowatch, aliás acredito que o Mint ainda têm uma grande margem de crescimento e, no curto e médio prazo, vai ampliar essa vantagem, ao contrário do que alguns colegas imaginam.
A resposta é o que foi dito pelo site da Globo:
"Ela se destaca em relação as suas versões originais pela facilidade de uso entre os usuários finais, com amplo suporte a hardware e bibliotecas para execução de multimídia."
"Na prática, o Linux Mint é um sistema totalmente pronto para uso, pois nele já foram adicionados drivers tidos como “proprietários”. Por conta disso, a distribuição é praticamente compatível com todos os modelos de computadores disponíveis no mercado."
Além disso possui uma Interface extremamente parecida com a do Windows e sua equipe de desenvolvimento evita ao máximo o risco de implantar novidades ainda não amadurecidas. A prova é que só vão implantar o Gnome-Shell na versão 12, a ser lançada este mês, e ainda assim haverá uma versão com o Gnome 2.
É só fazer um simples teste:
Apresentem ambas as distros a um usuário do Windows e perguntem a ele com qual se sentiu mais a vontade. Com o Unity e Gnome-shell do Ubuntu ou com o Gnome 2 do Mint? Qual seria a resposta?
Só não entendo a raiva e os ataques de alguns colegas a essa distro, afinal como um outro colega acabou de falar:
"O Ubuntu passou o Debian, no qual é baseado. Aí vem o Mint e passa o Ubuntu, no qual é baseado."
Ou seja, ambas as distros são baseadas no mesmo núcleo e o mais importante, ambas são LINUX, nunca esqueçam disso.
Resumindo, IMO ambas as distros são excelentes opções, porém direcionadas a usuários distintos. O Mint foca no usuário recém saído do Windows, enquanto o Ubuntu, com o Unity e o Gnome-Shell vem focando no mundo dos tablets e dispositivos portáteis. É isso.
Acho que no médio e longo prazo o Ubuntu, com sua enorme comunidade e excelente suporte, deve recuperar a liderança, principalmente se conseguir adentrar forte no mundo dos tablets e portáteis.
Enfim, estou muito feliz por ter duas opções tão boas, no mundo do Software Livre, a nossa disposição.