Autor Tópico: Ranking das Distros Linux segundo a DistroWatch  (Lida 38864 vezes)

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Ranking das Distros Linux segundo a DistroWatch
« Resposta #15 Online: 09 de Novembro de 2011, 13:59 »
Não há porquê nessa discussão pessoal,

O Mint, como foi dito anteriormente, é uma versão do Ubuntu com algumas alterações, pois foca num público alvo diferente.

As distros, em minha opinião, não são concorrentes e sim complementares. Mint para aqueles que estão saindo do Windows e entrando no mundo Linux; Ubuntu para usuários intermediários e avançados, que buscam se aprofundar mais no sistema.

Se nós observarmos bem o link   http://distrowatch.com/stats.php?section=popularity  , postado por nosso colega, veremos que o Ubuntu vem crescendo também, apenas num ritmo mais lento que o Mint. Tal fato comprova que o Mint cresce não roubando usuários do Ubuntu e sim de alguma outra fonte (em minha opinião usuários recém saídos do Windows). Aliás as 5 principais distros vêm todas obtendo crescimento por lá, o que me deixa extremamente feliz.

Daqui a pouco vai haver gente que defente o Lubuntu, o Xubuntu, etc... atacando aqueles que gostam do Ubuntu ou de outra distro qualquer(Debian, Fedora, etc...), e isso não leva a nada. Essa divisão só enfraquece a comunidade.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2011, 14:23 por platao »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Ranking das Distros Linux segundo a DistroWatch
« Resposta #16 Online: 09 de Novembro de 2011, 16:35 »
Só reforçando o meu raciocínio de que o Ubuntu vem trilhando um caminho rumo aos portáteis e tablets, nessa thread há dois vídeos interessantes de um recém-lançado tablet com o nosso Ubuntu:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,89206.0.html

Achei que ficou muito bom, especialmente com o Gnome-Shell. Qual a opinião de vocês?
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

clodoaldops

  • Visitante
Re: Ranking das Distros Linux segundo a DistroWatch
« Resposta #17 Online: 09 de Novembro de 2011, 19:07 »
O LM é mais leve que o Ubuntu com unity e roda em makina mais modestas. Isso é fato!
O LM é mais facil de usar que Ubuntu. Isso é fato!
O LM é mais bonito numa instalação dafault. Isso é fato!
Portanto o LM não está em primeiro por sorte ou apenas pq o unity "não agradou muito"!
O LM tem seus méritos, e o Ubuntu tem que correr atrás!
Outro fato: o Fedora 16 lançado ontem com gnome3.2 tá show de bola e vai ameaçar osegundo lugar do Ubuntu!
Mas acho que com a versão 12.04 o Ubuntu volta p/ o primeiro lugar novamente.
Só p/ constar: tenho ubuntu + fedora + lm no meu desktop! ;D

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Ranking das Distros Linux segundo a DistroWatch
« Resposta #18 Online: 10 de Novembro de 2011, 10:25 »
Vejam o artigo da Tecnoblog sobre este assunto: Ubuntu perde o posto de distro mais popular no DistroWatch

Uma das coisas abordadas no artigo é que o ranking da DistroWatch não é de máquinas com o sistema operacional instalado mas das páginas daquele sistema acessadas dentro do site da DistroWatch. Ou seja, é um ranking que mede o grau de interesse (das pessoas que acessam o site) sobre os sistemas e não do uso efetivo do sistema.

Um abraço.

Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline Joluca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 268
    • Ver perfil
Re: Ranking das Distros Linux segundo a DistroWatch
« Resposta #19 Online: 10 de Novembro de 2011, 11:02 »
Caro RamonB, pra quem acessa o DistroWatch é exatamente isso, mas se alguns deste forum estavam achando outra coisa quando dei a notícia, perdoem por causar alguma polemica, e sem nenhum intuito de gerar discussões, dou por encerrada esta questão.

Creto

  • Visitante
Re: Ranking das Distros Linux segundo a DistroWatch
« Resposta #20 Online: 10 de Novembro de 2011, 11:18 »
Não estou aqui defendendo ou mostrando imperfeições de esta ou qualquer outra distro o que eu digo e o que noto em aceitação do unity, não é a das melhores.

Pois, apesar de estar por estas bandas apenas a 7 meses e poucos dias, hoje me adapto bem facilmente a quase muitas das distro que eu empacava antes, mas que o não digo distro "essa ou aquela" esteja perdendo lugar, mas sim o Gnome, gnome-shell e unity esses sim são os verdadeiros "vilões" da situação.

O ubuntu é ótimo, o Mint ídem, não há problema com a distro e sim com o ambiente gráfico, pelo menos por enquanto.

Noticias sobre isso vejam esta: Conheça a distribuição Linux que superou o Ubuntu/Portal G1

T+

Offline Davidr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Ranking das Distros Linux segundo a DistroWatch
« Resposta #21 Online: 10 de Novembro de 2011, 11:43 »
Não estou aqui defendendo ou mostrando imperfeições de esta ou qualquer outra distro o que eu digo e o que noto em aceitação do unity, não é a das melhores.

Pois, apesar de estar por estas bandas apenas a 7 meses e poucos dias, hoje me adapto bem facilmente a quase muitas das distro que eu empacava antes, mas que o não digo distro "essa ou aquela" esteja perdendo lugar, mas sim o Gnome, gnome-shell e unity esses sim são os verdadeiros "vilões" da situação.

O ubuntu é ótimo, o Mint ídem, não há problema com a distro e sim com o ambiente gráfico, pelo menos por enquanto.

Noticias sobre isso vejam esta: Conheça a distribuição Linux que superou o Ubuntu/Portal G1

T+

Pois é, o GNOME 2 estava muito bom, não carecia fazer uma mudança tão forte como foi feita. Acho que esse lance de interface para tablet deveria ficar... nos tablets.
O outro sistema operacional(proprietário) vai colocar também um visual alá tablet na versão para computadores de mesa em sua próxima versão, além mudar a interface clássica do desktop.

Mas vai lá saber o que se passa na mente dos desenvolvedores né. Inovar é bom, faz parte, mas tablet e desktop são coisas muito diferentes, embora em uma ou outra coisa tenham em comum.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Ranking das Distros Linux segundo a DistroWatch
« Resposta #22 Online: 10 de Novembro de 2011, 14:50 »
Concordo com o colega. Ambiente gráfico de tablet deve ser usado em tablets. O mesmo vale para os desktops.
Ao menos nos deveriam dar a oportunidade de escolher qual ambiente gostaríamos, aumentando a customização dos novos ambientes.

Você viram como vai ficar o Gnome 3 no Mint. Eles o estão alterando para deixar o mais próximo possível com o visual do gnome 2. Porém se o usuário quiser pode deixar o visual normal do Gnome-Shell. Ou seja, elas estão agradando a todos, tanto aqueles que gostam do Gnome 2(tradicional) quanto os que gostaram do Gnome-Shell. Assim fica fácil entender porque o Mint vem crescendo tanto.

« Última modificação: 16 de Novembro de 2011, 17:12 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Ranking das Distros Linux segundo a DistroWatch
« Resposta #23 Online: 10 de Novembro de 2011, 15:07 »
Desculpas aceitas e ainda lhe digo mais, tenho 70 anos e aposentado, tenho todo meu tempo para navegar na Internet e tentar compensar o que não tive em minha infancia.
Abraços,

É isso aí colega, aprender não custa nada, também  uso o Ubuntu desde a 6.06, mas gosto de aprender, já usei em VM o XP, Leopard, PC-BSD com KDE 4x etc.
Também sou da antiga(1951), mas já acompanho informática desde a época da faculdade , a gente aprende um pouco e deve repassar aos mais jovens.
abs.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2011, 15:09 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline Davidr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Ranking das Distros Linux segundo a DistroWatch
« Resposta #24 Online: 11 de Novembro de 2011, 11:50 »
Pensando bem, toda essa carga negativa em torno dessas novas interfaces, principalmente em cima do Unity, causada sobretudo por usuários mais antigos, me levou a instalar o Debian 6 no meu notebook, já que fica extremamente leve nele, além de conhecer e saber lidar com peculiaridades da distro. Devo ter ainda o Ubuntu no meu desktop, que nem uso tanto.

Isso tudo pra mim parece mais egoismo, software livre não é só composto por usuários avançados, customização não deve mesmo ser prioridade, certa está a Canonical enquanto a isso. A distro apostou e aposta muito nessa interface, de modo a melhorar a usabilidade do sistema, além de deixa-lo mais bonito. E isso, não sei a galera percebeu, mas tem como objetivo atrair novos usuários. Em teoria, os mais antigos entenderiam, mas são justamente estes é quem fazem uma espécie de FUD em cima do Unity, é isso que está causando a queda de popularidade. No mesmo instante em que um curioso, nem precisa ser usuário, olha pra interface, acha bonita e tal, mas repara em comentários negativos sobre a distro, ele será desencorajado a testar o Ubuntu. Ninguém quer mesmo usar o que a maioria reprova.

Procurem por exemplo no baixaki, onde se pode ver comentários muito positivos em relação a versão 11.10, lá, onde não se tem o hábito de falar sobre software livre, onde curiosos baixam a distro, gostam e comentam. Agora, é olhar para um site onde se fala mais sobre Linux,  percebamos a diferença.

Gosto muito dessa distro, acho, sinceramente, a melhor de todas. Passei a usa-la na versão 10.10, depois 11.04 e agora 11.10, e só vejo melhoras. Sempre tenho acompanhado este forum, apesar de não comentar. Mas as críticas tem sido excesivas, se eu fosse novato, eu não usaria uma distro bonita, mas que todos(ou a maioria) falam mau. E isso, porque é a melhor para o iniciante, imaginem isso na mente de quem pouco sabe sobre Linux e que, eventualmente, fique curioso em usar o Linux, ou até mesmo os indecisos.


Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: Ranking das Distros Linux segundo a DistroWatch
« Resposta #25 Online: 11 de Novembro de 2011, 12:45 »
Davidr  você  disse  tudo.  Apesar  de  eu  não  ter  ido  a  usar  Debian,  concordo  plenamente com  o  seu  comentário. 
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ranking das Distros Linux segundo a DistroWatch
« Resposta #26 Online: 11 de Novembro de 2011, 12:57 »
Achei legal demais a reclamação do pessoal sobre o Unity, gnome 3 (gnome-shell), e até windows 8, que vem mudando seu visual, e ainda dizendo que o gnome 2 já bastava e que não precisava mudar.

Agora pergunto, como tem gente que ainda tem coragem de propor a um usuário do windows a mudar para o Linux se nem mudança na interface gráfica nos agrada. Vamos fazer assim, cada um fica onde esta,  ninguém mais convida ninguém a migrar para linux, vindo a usar quem esta insatisfeito lá, ou quem (como eu) conheceu o unix antes do windows, preferindo (e se sentindo melhor) esse ambiente.

Cada dia mais me impressiono com o que vejo.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ranking das Distros Linux segundo a DistroWatch
« Resposta #27 Online: 11 de Novembro de 2011, 13:01 »
Acabei comentando apenas uma parte do tópico, a que nem deveria ser comentada aqui.

Fico feliz pelo Mint, já usei muito. Não acho nem de perto ele mais bonito que o Ubuntu default, mas gosto é gosto.

Acho que o Mint estar em primeiro lugar é também mérito para o Ubuntu, já que ele é derivado deste, e mostra a força da nossa distro, e acredito mesmo na resistência a mudança dos usuários.

Não esqueçamos que daqui a pouco (algumas versões talvez) o Mint também terá que usar o Unity, ou gnome-shell, ai veremos como vai ficar o ranking.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Dinei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
  • Linux Mint 13 Maya LTS
    • Ver perfil
Linux Mint é 1º Lugar no DistroWatch!
« Resposta #28 Online: 16 de Novembro de 2011, 16:33 »
Conhecido como uma referência para conhecer novas distros e saber quando uma distro foi atualizada, o DistroWatch libera periodicamente um ranking contendo as distribuições Linux mais populares, e o último ranking trouxe uma surpresa: o Linux Mint superou o Ubuntu.


Segundo colocado:

O que não significa que há mais máquinas instaladas com o Mint no mundo, ou algo assim. O ranking  é baseado no número de páginas acessadas dentro do próprio DistroWatch, ou seja, ele define o grau de interesse dos visitantes do site. Mas ainda assim, a mudança merece análise: pela primeira vez em seis anos, há mais pessoas procurando informações sobre o Mint que sobre o Ubuntu. E os motivos para isso podem ser vários: na ânsia de se tornar mais popular e mais simples para o usuário comum, o Ubuntu vem tomando decisões controversas que desagradam muitos usuários mais antigos. O Unity é um exemplo claro disso, uma interface de usuário que pode até ser simples, mas “trava” usuários mais avançados. E no meio disso tudo, o Mint  é uma escolha comum para esses usuários, por ser baseado no Ubuntu e por não trazer todas essas mudanças.

A própria equipe do Mint já declarou que não pretende usar o Unity ou outras soluções mais radicais do Ubuntu. Essa mudança no ranking pode acabar sendo apenas a ponta do iceberg de uma mudança ainda maior no cenário de distribuições Linux. Se a popularidade do Ubuntu continuar caindo, não seria difícil imaginar um êxodo de usuários para outras distros.

Comentem  :)
THERMALTAKE V4 BLACK EDITION | NZTX SENTRY 2 | ASUS M5A78L-M LX/BR | AMD ATHLON II X2 3.0GHZ | ZALMAN CNPS 9900NT | KINGTONE HYPERX 4GB (2x2GB) DDR3 1333Mhz | SEAGATE 250GB SATA III + SEAGATE 500GB SATA III | ATI RADEON HD 4890 1GB GDDR5 256 BITS

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Linux Mint é 1º Lugar no DistroWatch!
« Resposta #29 Online: 16 de Novembro de 2011, 17:01 »
Vixi... pelo que tô vendo ali, logo o Fedora passa o Ubuntu também...

Viu o que você fez, Unity?!  ;D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"