Autor Tópico: Driver de vídeo ATI no Aspire 5551 (Ubuntu 11.10)  (Lida 14215 vezes)

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo ATI no Aspire 5551 (Ubuntu 11.10)
« Resposta #15 Online: 22 de Novembro de 2011, 09:19 »
Cara, se o Kubuntu 11.10 rodar lento no seu note com essa configuração que você tem leva ele numa rezadeira, faz uma prece, pede para um padre ungir, sei lá, siga a religião/seita que mais lhe agradar... rsrsrsrs

Seu processador é quad core, sua memória DDR3 2GB, sua placa de vídeo HD4200, não tenho certeza, mas deve ser pelo menos de 256MB... tá BEEEM acima do mínimo pra rodar o KDE.
Recomendo que experimente a título de curiosidade, mas não use o compiz, use os efeitos do próprio kde. Tem basicamente o mesmo que o compiz, cubo, janelas gelatinos (que no kde tem outro nome), animações e etc. funcionam com mais leveza e é 100% estável. O chato é se acostumar com o Dolphin gerenciando janelas... o Nautilus é bem mais prático...
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline morpheusmat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • A dúvida é o principio da sabedoria por isso ajude
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo ATI no Aspire 5551 (Ubuntu 11.10)
« Resposta #16 Online: 22 de Novembro de 2011, 10:09 »
olha o unico conflito que o compiz tem em relação ao ubuntu (eu acho que não e com o unity)  e o fato de as vezes voce apĺicar um efeito e as beiradas das janelas sumirem, aqui acontece direto, (detalhe acontece em 2 notebooks que tenho placa de video intel e ati.)mais quando da e so encerrar seção e fazer logoff que resolve (logoff termo de windows rsrs) fora isso nao vejo problema nenhum, em questao entre 11.04 e 11.10 eu acho pouscas as diferencas, o unico fato e o 11.04 aceitar instalar o drive proprietario e op 11.10 ser mais bonito e visual mais moderno estilo windows seven fora isso e somente o ubuntu, olha amigo minha opniao as vezes pode ser meio superficial pois a vida toda usei windows estou me aventurando no ubuntu a 3 meses, portanto nao sei se minha opniao e a melhor a lhe ajudar, pelo que percebi a maioria dos usuarios estudam ou trabalham com linux eu estou estudando mais tudo via internet portanto sou apenas mais um buscando uma solucao para o mesmo problema de todos aqui, te aconselho a testar pois so assim voce tera sua propria conclusao, nas ultimas semanas perdi a conta de quantas vezes instalei e desinstalei o ubuntu mai e isso ai vamo a luta que jaja a gente resolve isso abraços.
a experiência é uma escola onde são caras as lições, mas em nenhuma outra os tolos podem aprender.
"benjamim franklin".

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo ATI no Aspire 5551 (Ubuntu 11.10)
« Resposta #17 Online: 22 de Novembro de 2011, 11:28 »
O lance das bordas da janela se resolve recarregando o gerenciador de janelas. Se você usa o Gnome atravez do Fusion icon, é só clicar e escolher "reload windows manager" que as bordas voltam. No Unity o Fusion icon não aparece na barra de tarefas, mas é só entrar no Gerenciador de configurações do compiz e desmarcar e em seguida marcar novamente "Decoração da janela", que as bordas voltam (normalmente).

Tem um bug no Unity que não consigo resolver e é intermitente (ocorre só às vezes). Se você usar Janelas gelatinosas muitas vezes as janelas ficam se distorcendo cada vez que você meche o mouse. Não dei jeito pra isso até agora, então não uso janelas gelatinosas, uso Janelas desvanecidas, que não é bonito, mas é melhor que nada...
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline JRodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo ATI no Aspire 5551 (Ubuntu 11.10)
« Resposta #18 Online: 22 de Novembro de 2011, 20:01 »
Amigos...

Estou passando pelas mesmas dificuldades que vcs com meu HP Pavillion dv5 2112br com ATI 4200, no momento estou tentando utilizar a versão RC1 do Linux Mint 12. Tentei utilizar o Ubuntu 11.10 mas sem sucesso, problema atrás de problema, no Mint-baseado em Ubuntu, ao abrir novos locais e programas a tela aparece toda desconfigurada e por incrivel que parece após movimentar muito o mouse aparece o programa ou pasta desejada. Sem que falar que várias vezes some os comandos mimimizar,maximizar e restaurar e também a barra de menu, ai "perca total" sou obrigado a forçar desligamento do Note....

Tentei várias dicas citadas pelos amigos aqui.. e outros fóruns... Outras dicas ou novas informações, Agradeço!

Por enquanto, tive que correr para o Ruimwindows para usar no trabalho!

Aguardo seus comentários...


Offline thigos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo ATI no Aspire 5551 (Ubuntu 11.10)
« Resposta #19 Online: 22 de Novembro de 2011, 21:23 »
hey, boa noite! tenho um HP G42-275BR, e tem a ATI Radeon HD 4250, para usar o Ubuntu sem problemas instalei o driver proprietário da ATI e uso o Unity 2D, selecionando-o no início da sessão.
instalei com o mesmo método que no Debian, mas achei um pro Ubuntu 11.10
http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubuntu_Oneiric_Installation_Guide#Installing_Catalyst_Manually_.28from_AMD.2FATI.27s_site.29

até mais!

Offline Chernobyl_User

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • ChNPP RBMK-1000
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo ATI no Aspire 5551 (Ubuntu 11.10)
« Resposta #20 Online: 23 de Novembro de 2011, 11:33 »
Obrigado pelas respostas!

Citar
Cara, se o Kubuntu 11.10 rodar lento no seu note com essa configuração que você tem leva ele numa rezadeira, faz uma prece, pede para um padre ungir, sei lá, siga a religião/seita que mais lhe agradar... rsrsrsrs

Seu processador é quad core, sua memória DDR3 2GB, sua placa de vídeo HD4200, não tenho certeza, mas deve ser pelo menos de 256MB... tá BEEEM acima do mínimo pra rodar o KDE.
Recomendo que experimente a título de curiosidade, mas não use o compiz, use os efeitos do próprio kde. Tem basicamente o mesmo que o compiz, cubo, janelas gelatinos (que no kde tem outro nome), animações e etc. funcionam com mais leveza e é 100% estável. O chato é se acostumar com o Dolphin gerenciando janelas... o Nautilus é bem mais prático...

Esta é a configuração do meu pc, a unica diferença para meu note é o processador (Athlon X2 P320), incluí ele aqui para servir como teste secundário. Quanto ao resto, vou instalar o kubuntu, o "pesado" que eu digo é quanto ao sistema, serviços rodando em segundo plano, etc (isso deixa o ubuntu 11.04 padrão muito lento aqui, por isso, uso uma versão personalizada), mesmo assim, vou testá-lo.

Citar
em questao entre 11.04 e 11.10 eu acho pouscas as diferencas

Para mim há diferença, GTK2 e GTK3, ou seja não vou poder usar o gnome 2.32 :'( (acho ele mais leve e maduro, além de personalizável)

Citar
hey, boa noite! tenho um HP G42-275BR, e tem a ATI Radeon HD 4250, para usar o Ubuntu sem problemas instalei o driver proprietário da ATI e uso o Unity 2D, selecionando-o no início da sessão.

Já estou usando o unity 2D e ficou tudo mais leve e rápido, obrigado.

Citar
ao abrir novos locais e programas a tela aparece toda desconfigurada e por incrivel que parece após movimentar muito o mouse aparece o programa ou pasta desejada. Sem que falar que várias vezes some os comandos mimimizar,maximizar e restaurar e também a barra de menu, ai "perca total" sou obrigado a forçar desligamento do Note....

No meu pc que tem a HD4200 isso nunca aconteceu (sorte?), o que acontecia no 11.04 é o pc travar e a tela ficar piscando intermitentemente, a única versão que caiu como uma luva foi a 10.10.

Para saber se o problema é o ubuntu ou o driver em si, vou instalar o mesmo driver, em versões diferentes do ubuntu e ver se o problema se repete.

Obrigado!  ;)
Sony Vaio VPCEH30EB/W @ Ubuntu 12.04 + Ubuntu 12.10 + Debian 6.0

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Driver de vídeo ATI no Aspire 5551 (Ubuntu 11.10)
« Resposta #21 Online: 23 de Novembro de 2011, 18:14 »
Utilizo tanto o Gnome Shell quanto o Unity 3d em minha máquina (que por sinal é inferior a sua) e funciona perfeitamente, logo acho muito difícil ser por falta de capacidade do hardware.

Aqui vai a configuração do meu laptop, rodando Ubuntu 11.10:

MSI X340
CPU: Core2Solo 1.4Ghz
Memória: 2gb RAM DDR2
HD: 320GB 5400RPM
Vídeo: Intel 4500MHD
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Chernobyl_User

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • ChNPP RBMK-1000
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo ATI no Aspire 5551 (Ubuntu 11.10)
« Resposta #22 Online: 23 de Novembro de 2011, 19:54 »
Citar
logo acho muito difícil ser por falta de capacidade do hardware.

Eu também acho meu hardware bom, mesmo assim, eu consigo sentir quando o sistema é pesado, mas acho que eu é que sou muito exigente mesmo, o ubuntu (versão que eu uso atualmente, a 10.10 no pc e a 11.04 no note) possui desempenho muito superior ao do Windows® Seven, tanto como para iniciar/desligar quanto a resposta geral do sistema (tempo entre clicar e abrir alguma coisa), mas a versão "padrão" destes dois sistemas (a versão completa que vem no livecd) eu sinto uma ligeira perca de desempenho, fica inferior ao desempenho do Windows® Seven.
Sony Vaio VPCEH30EB/W @ Ubuntu 12.04 + Ubuntu 12.10 + Debian 6.0

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo ATI no Aspire 5551 (Ubuntu 11.10)
« Resposta #23 Online: 24 de Novembro de 2011, 13:55 »
Chernoby, o Dolphin tem o tempo de resposta um pouco mais lento que o Nautilus... fato... não é por causa do Dolphin que tenho o Kubuntu 11.10, é para aprender a usar mesmo... porém, com isso, achei o Kde bem mais estável, mas ainda prefiro o Gnome...

Eu tenho usado o apt-build pra deixar os aplicativos mais rápidos, ele compila os programas de acordo com a arquitetura especifica do seu processador otimizando-os, se interessar (não sei se você conhece) dê uma olhada: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,74749.0.html

Dizem as más línguas que se reinstalar o Unity pelo apt-build as coisas funcionam melhor... não usei ainda... Algumas coisas ficam tão rápidas que assustam, você clica e a parada abre na hora! rsrsrsrs
« Última modificação: 24 de Novembro de 2011, 14:03 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Chernobyl_User

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • ChNPP RBMK-1000
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo ATI no Aspire 5551 (Ubuntu 11.10)
« Resposta #24 Online: 25 de Novembro de 2011, 00:45 »
Valeu pela dica, vou testar o apt-build o mais rápido possível (vou recompilar o sistema inteiro [ o 11.04 que ta no meu note ], mas fazendo backup da partição). O KDE eu só usei intensivamente em duas distros, o Slax (6.2.0) e o PClinuxOS (9.2) ,ambos KDE 3.5.10) e realmente gostei muito tanto da personalização, quanto pelo desempenho. Só que não me dei muito bem ainda com o KDE4, por causa dos drivers.

Vlw!
Sony Vaio VPCEH30EB/W @ Ubuntu 12.04 + Ubuntu 12.10 + Debian 6.0

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo ATI no Aspire 5551 (Ubuntu 11.10)
« Resposta #25 Online: 28 de Novembro de 2011, 18:30 »
Ah!! Ninguém tá conseguindo fazer o apt-build funcionar direito no 11.10... infelizmente. Só pra avisar...
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline otakiram

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo ATI no Aspire 5551 (Ubuntu 11.10)
« Resposta #26 Online: 28 de Novembro de 2011, 22:25 »
Falaram no Compiz, bem..ativei as janelas gelatinosas e o painel unity sumiu  :-\
Tive optar em usar ubuntu 2d ou formatar o sistema toda e reinstalar tudo  :-X

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo ATI no Aspire 5551 (Ubuntu 11.10)
« Resposta #27 Online: 29 de Novembro de 2011, 07:07 »
As janelas gelatinosas bugam o compiz no 11.10 na maioria dos casos, ainda não houve correção para esse problema, tem que esperar até que seja corrigido, mas em alguns casos o único problema é estar marcado junto com o plugin janelas gelatinosas o plugin Snapping Windows (eles são incompativeis), pois aí quebra tudo.

Faça o seguinte, entre no Unity normal, se não estiver aparecendo nada tente entrar na pasta de usuário de alguma maneira (tente criar uma pasta qualquer sei lá só pra entrar no nautilus). O caminho para o settings manager do compiz é esse: entre no sistema de arquivos /usr/share/app-install/desktop/Configurações avançadas de efeitos da área de trabalho (ccsm).desktop.

Então desmarque o "Ubuntu Unity plugin", desmarque  "janelas gelatinosas" (primeiro veja se tinha marcado Snapping windows e experimente as janelas gelatinosas), marque outro efeito de janela que queira. Confira se "Compatibilidade com Gnome", "Composite" e "OpenGL" já estão marcados. Remarque o "Ubuntu Unity Plugin". Faça testes até conseguir uma combinação "estável". A sacada é sempre desmarcar o "Ubuntu Unity plugin" antes de mexer nos outros plugins e depois de ativar o que quer remarcá-lo, pois diminui o risco de sumir tudo e se sumir você já sabe onde encontrá-lo novamente.

Espero que funcione!
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Chernobyl_User

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • ChNPP RBMK-1000
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo ATI no Aspire 5551 (Ubuntu 11.10)
« Resposta #28 Online: 17 de Dezembro de 2011, 22:48 »
Eu realmente vou demorar muito para migrar para a versão 11.10, talvez eu nem migre e começarei a usar o debian até o gtk3 ficar bem completo (os recursos de personalização dele no gnome são deprecantes), nem as cores é possível editar, nem reorganizar os itens no painel. Enquanto isso, vou seguir os testes com o ubuntu 11.10 que será minha cobaia.

Obrigado
Sony Vaio VPCEH30EB/W @ Ubuntu 12.04 + Ubuntu 12.10 + Debian 6.0

Offline lourenci74

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo ATI no Aspire 5551 (Ubuntu 11.10)
« Resposta #29 Online: 08 de MAR?O de 2012, 22:08 »
E ai pessoal, estou vendo que estão com problemas com placa ATI segui um procedimento postado aqui mesmo no forum voltado para placa de video Radeon 6470M no meu acer aspire 5100 e funcionou blz. tentem faze-lo também entã segue o link http://www.rfranzen.com.br/2011/11/configurar-placa-de-video-ati-radeon-hd.html?showComment=1331254283854#c4246632295511517529.
espero ter ajudado.

abs.