Autor Tópico: NAS - UBUNTU - para clientes winxp e Unix  (Lida 5746 vezes)

Offline spyshagg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
NAS - UBUNTU - para clientes winxp e Unix
« Online: 04 de Agosto de 2006, 11:45 »
olá pessoal!  é o meu primeiro post aqui! tudo bem?
preciso de tirar duas duvidas que não encontrei no Pesquisar, mas primeiro explico +/- a situação (podem saltar pro final para ver as duas duvidas, mas por favor não me deixem apeado sem ler as questões primeiro :) )

O meu cenário:
Citar
- Encontrei num artigo do http://www.tomsnetworking.com/2006/08/01/cheap_fast_diy_raid_5_nas/page3.html
 o UBUNTU, pois tenho a necessidade de criar um NAS aqui para o trabalho, a substituir um PC com winxp  fazendo a mesma função. Mas como o winxp tem limite de acessos em rede (10 para o profissional), e isso trás problemas.

Então eu pesquisei por NAS dedicados, e compramos o INTEL SS4000-E com 2x500gb em RAID-0 (precisamos de velocidade), mas o NAS apesar de ter duas placas de rede Gbit apenas fazia médias de 15MB/s a ler e 10MB/s a escrever.
Para comparação, o nosso servidor com winxp consegue 25 a 30 MB/s.  Mandamos o INTEL SS4000 para trás. Pois era duas vezes mais lento e não serve para aqui, pois copiamos pastas com 30 a 40 imagens de 200MB cada uma várias vezes ao dia e quase sempre em simultaneo com outro utilizador a fazer o mesmo.



As duvidas:

Duvida 1
Enviado o SS4000-E embora, a proxima solução é o belo do Linux (do qual sou noob mas reconheço é poderoso), e aqui entra o UBUNTU.
O nosso parque informático que necessita de ter acesso ás mesmas pastas em rede é:
4x G5 com OS-x
7x PC's com Winxp
1x PC com UNIX (este é importantissimo ter uma das drives partilhadas do NAS  mapeada no UNIX pois a impressão de albuns depende ele)

Todos eles precisam de aceder ás mesmas pastas que vou partilhar no NAS (que é o PC com ubuntu instalado).
Com o SAMBA sei que posso mapear Discos do NAS  no OS-x e Winxp. Problema resolvido. 
Mas e o UNIX ??   como faço para ele?  Consigo montar As pastas partilhadas atraves do SAMBA no UNIX?


Duvida2
Velocidade de transferencia de dados pela rede.  Se leram o meu cenário em cima, velocidade é crucial para nós.
É realista a idea que um PC com ubuntu com RAID-0 e rede GBIT vai conseguir a mesma velocidade de 25 a 30MB/s que o actual servidor winxp consegue??   
Os testes do Tomsnetwork http://www.tomsnetworking.com/2006/08/01/cheap_fast_diy_raid_5_nas/page11.html mostram resultados bem animadores até ficheiros com 200Mbytes, a fazer médias de >30MB/S
 

Tudo o resto ja pesquisei (até mesmo como fazer RAID-0 em linux), mas estas são as duvida que não encontrei resposta!

Antes de mais obrigado, e espero conseguir retribuir se for dentro das minhas possibilidades :)
« Última modificação: 04 de Agosto de 2006, 11:48 por spyshagg »

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: NAS - UBUNTU - para clientes winxp e Unix
« Resposta #1 Online: 05 de Agosto de 2006, 18:13 »
Olá spyshagg,
Citar
Duvida 1:
Mas e o UNIX ??   como faço para ele?  Consigo montar As pastas partilhadas atraves do SAMBA no UNIX?
Estás-te a referir a que versão de Unix ? HP-UX, Solaris, AIX, SCO UNIX ? Para HP-UX, Solaris e AIX sei por experiência propria que podes utilizar SAMBA (cliente) para aceder a partilhas de samba/windows em qualquer outro servidor samba/windows.

Citar
Duvida2
Velocidade de transferencia de dados pela rede.  Se leram o meu cenário em cima, velocidade é crucial para nós.
É realista a idea que um PC com ubuntu com RAID-0 e rede GBIT vai conseguir a mesma velocidade de 25 a 30MB/s que o actual servidor winxp consegue??   
Teóricamente sim, na prática  se todo esse equipamento e a rede estiverem bem configurados e tiverem drivers decentes tambem sim, uma placa Gigabita deve-te permitir uma velocidade de no minimo uma média 50 MBytes/s, dos discos propriamente ditos espera-se mais... O impacto de ser Linux ou Windows na performance do sistema não deve ser relevante assumindo que vais utilizar um PC "decente" onde o maior constrangimento vai ser o I/O com a NAS .
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu