Autor Tópico: Quero especificar os aplicativos para determinados formatos  (Lida 2395 vezes)

Offline leandro.miranda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
  • Vivendo, Aprendendo e Repassando!
    • Ver perfil
Quero especificar os aplicativos para determinados formatos
« Online: 04 de Agosto de 2006, 13:16 »
Bom pessoal no Ubuntu 6.06 quando eu clico numa foto .jpg ou png etc .. abre um programa chamado "eog" porem eu não quero que seja esse programa, quero que seja outro aplicativo de minha preferencia. como que eu faço pra mudar isso?


Por exemplo todos os arquivs .jpg .png .gif abram com o programa "gqview"?

Obrigado a todos...
Obrigado,

Ass. Leandro Miranda

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Quero especificar os aplicativos para determinados formatos
« Resposta #1 Online: 04 de Agosto de 2006, 14:23 »
Aponte a seta do rato (mouse) para a foto e dê um clique com o botão direito em cima dela, note que surgiu um pequenino menu com a opção Propriedades, escolha ela.

Agora veja a foto abaixo e me diga se há alguma dificuldade em fazer a alteração desejada:




Offline leandro.miranda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
  • Vivendo, Aprendendo e Repassando!
    • Ver perfil
Re: Quero especificar os aplicativos para determinados formatos
« Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2006, 17:17 »
É bastante facil quando se funciona né? No meu caso não funciona é só eu fechar a sessão e volta a abrir com outro programa! Fiz isso como sudo ai sim ficou mais mesmo assim ao atualizar determinados pacotes ele volta ao padrão!

Mais mesmo assim obrigado.

Aponte a seta do rato (mouse) para a foto e dê um clique com o botão direito em cima dela, note que surgiu um pequenino menu com a opção Propriedades, escolha ela.

Agora veja a foto abaixo e me diga se há alguma dificuldade em fazer a alteração desejada:




Obrigado,

Ass. Leandro Miranda

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Quero especificar os aplicativos para determinados formatos
« Resposta #3 Online: 24 de Agosto de 2006, 18:54 »
Ei, leandro.miranda , procure e abra pelas vias da barra de ferramenta do Gnome o item "Unidades e Mídias Removíveis", agora tente definir quais devem ser seus principais reprodutores de áudio e vídeo.

Offline leandro.miranda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
  • Vivendo, Aprendendo e Repassando!
    • Ver perfil
Re: Quero especificar os aplicativos para determinados formatos
« Resposta #4 Online: 26 de Agosto de 2006, 15:28 »
Ei, leandro.miranda , procure e abra pelas vias da barra de ferramenta do Gnome o item "Unidades e Mídias Removíveis", agora tente definir quais devem ser seus principais reprodutores de áudio e vídeo.


Eu não achei, onde está isso?
Obrigado,

Ass. Leandro Miranda

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Quero especificar os aplicativos para determinados formatos
« Resposta #5 Online: 26 de Agosto de 2006, 23:07 »
Ei, leandro.miranda, na barra de ferramentas que aparece em sua área de trabalho você poder ver um menu para as ferramentas do sistema, é lá que está a opção de alterar configurações relacionadas as unidades e mídias removíveis. Veja:

     

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Quero especificar os aplicativos para determinados formatos
« Resposta #6 Online: 29 de Agosto de 2006, 14:21 »
Ei, leandro.miranda, o que te mostrei até agora são formas de definir como se altera os programas para execuções de arquivos ou até mesmo de mídias removíveis, aliás, este último não tem nada ver com usa pergunta inicial.

Creio que não há outras alternativas para realizar o que você deseja. Se não funcionou com a dica que lhe passei anteriormente é sinal de que seu sistema não funciona bem ou você ainda continua trabalhando de forma incorreta nele.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Quero especificar os aplicativos para determinados formatos
« Resposta #7 Online: 29 de Agosto de 2006, 15:24 »
Citar
É bastante facil quando se funciona né? No meu caso não funciona é só eu fechar a sessão e volta a abrir com outro programa! Fiz isso como sudo ai sim ficou mais mesmo assim ao atualizar determinados pacotes ele volta ao padrão!
Leandro eu segui as indicações do arsolto Propriedads e "Abrir com" e funcionou correctamente
NOTA: não deve ser feito com sudo, utilizar sudo para configurar algo que é a nível do utilizador pode alterar no sitio errado ou colocar os arquivos com permissões limitadas a root o que impede o seu correcto funcionamento com o utilizador normal.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu