Autor Tópico: Duvida Linux Mint ou Ubuntu  (Lida 20791 vezes)

Offline wire

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Duvida Linux Mint ou Ubuntu
« Online: 11 de Novembro de 2011, 14:12 »
Olá pessoal sou novo nesse mundo linux hoje navegando na internet vi uma distribuição linux chamada linux mint alguém pode falar sobre ela se melhor ela ou o ubuntu uso o ubuntu 11.10 acho muito legal mais a interface do mint pelo que eu vi em alguns videos e muito legal também minha duvida é qual a diferença delas duas. Obrigado quem responder

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Duvida Linux Mint ou Ubuntu
« Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2011, 14:17 »
linux mint é o ubuntu personalizado feito por uma 'comunidade', que usa os repositórios do ubuntu
eu prefiro usar é ubuntu
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Duvida Linux Mint ou Ubuntu
« Resposta #2 Online: 11 de Novembro de 2011, 14:32 »
Em minha opinião , que gosto e utilizo as duas, é o seguinte:

- O Ubuntu é a distro Linux mais difundida e com maior e melhor suporte existente. Nas novas versões modificou o ambiente gráfico, o que gerou um certo receio, principalmente em usuários mais antigos, porém definitivamente é uma das melhores, senão a melhor distro de todas. Utiliza ambiente gráfico Unity como padrão(Obviamente podemos instalar também o Gnome-Shell).

- O linux Mint é a distro que mais cresce no momento, devido ao seu ambiente gráfico causar poucos transtornos a usuários recém saídos do Windows e por possuir uma instalação default com uma quantidade muito boa de aplicativos. Utiliza os repositórios do Ubuntu e ambiente gráfico Gnome 2.32 como padrão(Próxima versão virá com o Gnome-Shell). Porém, quanto ao suporte online, especialmente via foruns, ainda está muito longe do que encontramos com o Ubuntu.

Aí vai depender de você. Lembro porém que a questão do suporte fenomenal encontrada aqui na comunidade do Ubuntu é importantíssimo, especialmente se você ainda não tem muita familiaridade com Linux, porém ambas são excelentes distros. uma dica é experimentar as duas e ver com qual se adapta melhor, ou até mesmo utilizá-las simultaneamente, que é o que eu faço.  :)))
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Davidr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Duvida Linux Mint ou Ubuntu
« Resposta #3 Online: 11 de Novembro de 2011, 14:33 »
Faz assim, entra no youtube, veja alguns videos sobre cada uma, isso já ajuda muito na escolha. Se ainda tiver alguma dúvida, o recomendável é ficar com o Ubuntu.

Offline rhuan 261

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
  • Para todo débito existe um crédito de igual valor.
    • Ver perfil
Re: Duvida Linux Mint ou Ubuntu
« Resposta #4 Online: 11 de Novembro de 2011, 14:39 »
o mint tem duas versões se nao me engano, uma baseada em debian - "Pai" do ubuntu e outra baseada no ubuntu

eu sou "fansaço" do ubuntu

o suporte da comunidade ubuntu eh fantástico.

Eu te indico ubuntu,

faça download das duas distro e teste as duas e fique com a que mais lhe agradar
É Iniciante??????????????????
Leia isto Primeiro

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Duvida Linux Mint ou Ubuntu
« Resposta #5 Online: 11 de Novembro de 2011, 14:45 »
Quanto as versões, na verdade é o seguinte:

Linux Mint:
Vem em várias edições incluindo a do Gnome, sendo a principal edição. Existe também uma versão do Gnome em 64 bits, conhecida por "x64 Edition", que deve ser o mais semelhante possível à edição principal. Há também a Universal Edition, que não inclui software proprietário, está é livre de várias tecnologias patenteadas ou suporte para formatos restritos. O Mint também é distribuído através das edições comunitárias ("Community Editions"), utilizando os desktops KDE, LXDE, Xfce e Fluxbox. A maioria dos idiomas são incluídos, e o projeto de tradução para língua portuguesa recebe colaborações continuamente.
A versão baseada em Debian, oficialmente batizada "Linux Mint Debian Edition" (LMDE), utiliza os repositórios Debian e dos próprios mantenedores do Linux Mint. Considerando os codecs e plugins automaticamente instalados, de determinadas aplicações específicas e de temas visuais para o sistema, o LMDE é uma instalação Linux sem maiores modificações de um sistema Debian.

Ubuntu:
Além do Ubuntu padrão(32 e 64bits), existem algumas versões derivadas que são oficialmente reconhecidas:
Kubuntu, versão do Ubuntu que utiliza o ambiente gráfico KDE
Xubuntu, Ubuntu para computadores menos potentes, utilizando o ambiente gráfico Xfce
Gobuntu, Ubuntu somente com software livre, utilizando o ambiente gráfico GNOME
Fluxbuntu, Ubuntu somente com software livre, utilizando o ambiente gráfico FluxBox
Ubuntu Studio, para edição e criação de conteúdos multimédia
Edubuntu, Ubuntu desenvolvido para o uso em escolas

Dentre as versões não oficiais (derivadas) destacam-se:
Lubuntu, Ubuntu com interface gráfica LXDE voltada para computadores antigos e/ou pouco potentes
Linux Mint
Ultimate Edition
Super OS

Dentre as versões não oficiais (derivadas) no Brasil destacam-se:
Big Linux, Distro brasileira focada para Desktops com efeitos 3D usando o Compiz Fusion e KDE como interface gráfica
Poseidon Linux, Distro brasileira focada para uso acadêmico e cientifico


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux_Mint
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ubuntu#Projetos_derivados
« Última modificação: 11 de Novembro de 2011, 14:54 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Duvida Linux Mint ou Ubuntu
« Resposta #6 Online: 11 de Novembro de 2011, 15:15 »
Só testando pra saber, eu prefiro o Ubuntu assim como tem gente que prefere o Debian e critica o Ubuntu...



[]'s

bawlaw

  • Visitante
Re: Duvida Linux Mint ou Ubuntu
« Resposta #7 Online: 11 de Novembro de 2011, 15:17 »
Olá,
faça o seguinte: Teste as duas
não vais perder nada  ;D

Eu prefiro o Ubuntu, nunca tive problemas de configurações e ele rodou tudo de primeira. já o mint nao me agrada muito, é muito parecido com o Windows hehe (eu sei que da de mudar)

mas se eu tivesse que instalar o linux para uma pessoa que viveu a vida toda no windows e leiga de computadores, concerteza o Mint seria minha primeira opção.



minhas distros em ordem preferencial
1 - Ubuntu
2 - Kubuntu
3 - Fedora
4 - Mandriva
5 - Elementary OS
6 - Mint

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Duvida Linux Mint ou Ubuntu
« Resposta #8 Online: 11 de Novembro de 2011, 15:23 »
Só testando pra saber, eu prefiro o Ubuntu assim como tem gente que prefere o Debian e critica o Ubuntu...



Pois é.
Tem gente que critica o Ubuntu(derivado do Debian) e defende o Debian.
Tem gente que critica o Mint(derivado do Ubuntu) e defende o Ubuntu.
Na verdade é tudo questão de gosto, de melhor adaptação, principalmente aos ambientes gráficos.

« Última modificação: 11 de Novembro de 2011, 15:34 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Duvida Linux Mint ou Ubuntu
« Resposta #9 Online: 11 de Novembro de 2011, 15:23 »
Eu iria de Ubuntu, uma distro que esta criando coisas novas, evoluindo, para quem tá chegando nada de ficar ligado a velhas tecnologias.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Duvida Linux Mint ou Ubuntu
« Resposta #10 Online: 11 de Novembro de 2011, 16:55 »
O Ubuntu é um ótimo começo para um usuário iniciante. Recomendo ele.

Linux Mint é "praticamente" o Ubuntu, mas customizado, com menus parecendo o do Windows e codecs de mídia já instalados. Também é fácil para iniciantes. O ruim é que o site é bem confuso e tem que baixar um DVD se você quiser tudo já funcionando. E o tema eu acho muito feio, aquele verde e cinza... mas aí é opinião pessoal minha, talvez você goste.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

clodoaldops

  • Visitante
Re: Duvida Linux Mint ou Ubuntu
« Resposta #11 Online: 11 de Novembro de 2011, 17:10 »
wire... eu uso ubuntu desde a versão 8.04 e uso lm desde a versão 7... e digo que p/ quem nunca usou linux o LM é a melhor escolha... simplesmente pq já vem pronto p/ uso... com codecs e plugins pre-instalados... ou seja... logo após instalçao vc abre qualquer formato de audio e video, abre qualquer pagina da internet... ja vem com firewall que basta ativa-lo... tem um forum brasileiro muito legal... sem medo de errar eu digo: LM é a melhor escolha p/ quem sai do windows... no final de novembro ou começo de dezembro deve estar saindo o LM12
Meu desktop tem ubuntu + fedora + lm em tri-boot.
Ubuntu tbem é bem facil... mas o lm consegue ser ainda mais facil... teste e comprove!

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Duvida Linux Mint ou Ubuntu
« Resposta #12 Online: 11 de Novembro de 2011, 17:47 »
Uma coisa te digo, usar Linux é aprender coisas novas no pc ! Sobre sua escolha veja tbm o fator comunidade, não sei como é no caso do Mint mas aki no fórum do Ubuntu tem sempre os caras dando uma mão
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline Davidr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Duvida Linux Mint ou Ubuntu
« Resposta #13 Online: 11 de Novembro de 2011, 18:32 »
Certa vez, instalei um programa chamado uck(Ubuntu customization kit), editei a distro, coloquei todos os plugins, um antivírus pra caso precisasse escanear um Windows, atualizei, inseri programas, pacote de idioma, fechei a ISO, pronto, coloquei em um cartão SD  e já era, tem até intalador !

Já fui leigo, eu cliquei no arquivo.mp3, o tocador pediu pra instalar o plugin e eu autorizei. fui instalar o flashplayer e não deu pelo navegador, opa, lembrei da central, e eis o flashplayer a um click!

Ainda sou leigo, não sei quais são os critérios para definir uma boa distro.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Duvida Linux Mint ou Ubuntu
« Resposta #14 Online: 11 de Novembro de 2011, 18:54 »
O Mint é muito bom, dá pra usar sem sustos, tem opção gnome ou kde também... você pode continuar usando o forum do ubuntu pra resolver seus problemas, pois são basicamente o mesmo sistema (apenas ajustando a proporcionalidade, pois o Linux mint 11 não é proporcional ao Ubuntu 11.10, mas sim ao 11.04, só que sem o Unity, só com o Gnome). Cuidado para não se acostumar com as facilidades dele como o nautilus-gksu que já vem por padrão e te permite abrir pastas como administrador graficamente (isso facilita a vida, confesso que gosto, mas... como fazer isso num kde com dolphin gerenciando as janelas? Saiba como fazer sem ele também).
Usei o Mint muito tempo, e recomendo.
Ubuntu Studio 22.04 LTS