Como não faz muito tempo que passei pela mesma duvida meu caro amigo Davidr, lhe digo o que muitos dos colegas já disse, não existe essa melhor ou pior existe a que você se adapta melhor, sendo uso e/ou facilidade de uso, ubuntu é com certeza de longe onde você tem um suporte enorme e onde suas duvidas serão esclarecidas com facilidade de respostas e/ou pesquisa.
O Mint por sua vez (não falando aqui de preferência, isso ou aquilo) também tem um suporte bom, agora é que são elas para lhe dizer qual é a melhor pra você, você é o unico que pode responder a essa pergunta.
No começo depois de receber meu primeiro SL pelos Correios enviado a mim pela extinta "shipit" da Canonical sai baixando tudo quanto é distro, o kurumin entre outros este mencionado depois de ir aprendendo aqui e ali (fóruns e pesquisa pela net) consegui mudar o kuruma e atualizar ele e me senti o máximo.
Então é isso Davidr, experimente pegue umas apostilas na assinatura do usuário platao estude use o GNU/Linux e seja feliz!
T+
Ola, Creto.
Acontece que primeiramente, opinião formada é algo complicado. Eu tento observar bem isso, mas nem sempre funciona, é um exercício contínuo que pode levar tempo.
O caso é que eu aprendi a usar Linux com o Ubuntu, não teve ninguém que me indicasse, simplesmente, em uma formatção rotineira do Windows, resolvi testar o Linux, fui no google e está lá, ubuntu-br.org. Em seguida, pensei, não sei nada, dizem que é difícil, logo, fui no google e entrei com "guia linux", então assecei o site guiafoca e lí o referente a iniciantes.
Desde então, foi 2 meses em dual boot, usando o Ubuntu 10.10 + Windows XP, o Ubuntu era recém lançado e estava muito fácil. Achei interesante o fato de clicar em um arquivo.mp3 e ser questionado se gostaria de baixar os plugins, depois disso, qualquer midia passava tranquilamente. Pela central de programas eu instalei o flashplayer, já que pelo navegador não dava.
Depois desse tempo passei a usar cada vez mais o Ubuntu, além de como muitos, baixar outras distros pra ver como é. E assim foram Slackware, Debiam, Fedora e Mandriva. Diga-se de passagem, me dei muito bem com o Slackware, mas como já se sabe, leva tempo pra configurar, e fazer os ajustes necessários.
Após alguns meses, se não me engano 3, pegando experiencia em outras distros, retornei ao Ubuntu de vez, no meu desktop, são o 10.04 que não formato já nem lembro a quando tempo, e o 11.10, que acompanho a evolução e aguardando a 12.04 para fazer um upgrade.
O fato é que o foco do Ubuntu é o usuário final, que só quer usar o computador, a interface do sistema é muito importante e, apesar da aparência de sistema para tables, o Ubuntu tem inovado, se diferenciado das outras distros, de modo a ser mais atraente aos interessados em usar Linux. Seria muito bom se nós, que já usamos a mais tempo, sabemos customizar, resolver problema, incentivassemos o Ubuntu aos novatos, nós nos servimos muito desse sistema, inclusive o Mint, imaginemos Mint sem Ubuntu!
Deixemos o Ubuntu crescer, deixemos valer a pena todo o trabalho feito pela Canonical. Ela, ao meu ver, é sim, uma boa distro e tem meu respeito.
Uma coisa, é você mudar por que já se acostumou com algo mais antigo, outra, é você mudar e "querer" que quem não conhecera antes nenhuma, use aquela que te atende. A proposta do Unity é boa, mas temos sido egoistas, deixar de inovar porquê os mais "experientes" não gostam de mudanças não seria nada inteligente, a grande maioria ainda acha o Linux feio, ou a mesma coisa sempre, vide linhas de comando. O Ubuntu tenta mudar ganha isso em troca.. "o Mint é melhor pra quem começa"
Em uma hora dessas eu sinto falta do Windows, é complicado entender o mundo do software livre. Desconfio seriamente, cada vez mais, que a Microsoft não precisa mesmo fazer nada, os próprios usuários do Linux se dividem.
Só pra constar, eu demorava 8 meses até pra formatar o Windows, segurança pra mim não é problema.