Só sei dizer que no início do ano queimou o meu computador de 40 GB 1GB de ram, sem sobrar nada para contar história.
Foi chamado o Técnico, e claro que acabei pedindo um dual-boot do Windows 7 com o Ubuntu. Ele falou que não conseguia, e que ficava travando o Ubuntu e que o Ubuntu e o Windows não conseguiam se entenderem. Bom dessa vez deixei que viesse tão somente com o Windows 7 ainda que não tenha ficado nenhum pouco contente.
Instalei vários programas e inclusive o virtual box, aonde criei uma máquina virtual e instalei o Ubuntu.
Bom, passado um tempo veio atualização para o Service Pack 1, e só para mencionar já tinha ficado de janeiro até março sem computador. Estou até rindo ao contar isso.
Bom mandei fazer a atualização, e quando reiniciou deu pau, corrompeu o sistema. Já não entrava. E mais uma vez tudo que eu tinha foi para o brejo. Claro que exceto às coisas que eu tinha colocado em sistemas operacionais on-line que sobraram.
Mais uma vez o computador foi mandado para o Técnico, e mais uma vez pedi um dual-boot do Windows 7 com o Ubuntu.
E mais uma vez a história que não estavam se entendendo, que o Ubuntu travava. Mais uma vez tive que ficar com o Windows 7. Mas, porém, mais uma vez baixei o Virtual Box, e instalei o Ubuntu no Virtual Box, e isto além do Kubuntu e do Xubuntu, e do Linux Mint. Mas fiquei a maior parte do tempo usando o Ubuntu na minha máquina virtual. A versão era a 10.10.
Só ligava o computador, e entrava no windows 7 e já ia direto para a minha máquina virtual com o Ubuntu. E, nessa máquina virtual eu acabei tendo vários arquivos.
Quando foi lançada a versão 11.04 do Ubuntu, num Sábado de tarde, eu resolvi fazer a atualização da versão 10.10 para a 11.04 no virtual box Demorou algumas horas, mas foi feita.
Passado um tempo, e eu decidi instalar o Ubuntu via wubi, como sendo um programa do Windows 7.
Agora vem uma das partes mais interessantes dessa história.
Tendo instalado o Ubuntu via wubi, e eu tendo todos os meus arquivos numa máquina virtual no virtual box, como eu passaria tais arquivos do Ubuntu que estava no Virtual box para o Ubuntu que eu havia instalado via wubi?
Eu usava alguns sistemas operacionais on-line assim como hoje ainda uso, aonde eu guardava meus arquivos. Então, decidi copiar meus arquivos para esses sistemas, e de lá copiar para o meu Ubuntu. Mas, também decidi copiar para o Windows 7. Então já podem imaginar o que fiquei fazendo. Durou dias até eu terminar a tal dita tarefa. E, quando eu terminei, exclui minha máquina virtual no virtual box, e passei a passar a maior parte do tempo usando o Ubuntu que eu havia instalado via wubi.
Mas também devo relembrar que essa não foi a primeira vez que eu havia tido contato com Linux e nem que eu havia usado wubi, pois em 2007, eu instalei via wubi o xubuntu 7.04 se eu não me engano, o qual eu usei pouco, e por ter travado, e não saber nada de comandos Linux e/ou de Linux acabei resetando o computador através do botão de reset, e depois quando fui tentar de novo não consegui mais entrar no xubuntu, e acabei por desinstalá-lo. Claro que isso não me levou a desistir de usar Linux
Mas voltando a 2011, fiquei um bom tempo usando o Ubuntu que havia instalado via wubi.
,as como a vida sempre nos reserva surpresas e nos prega peças, e como há coisas que têm que acontecerem, queiramos ou não queiramos, num certo dia lá pelo fim de junho, se eu não me engano, ocorreu que após eu ter entrado no windows 7, após reiniciar o Sistema, o bootloader do windows deu pau. Já não entrava nem no windows nem no Ubuntu.
Pelo visto, à esta altura já deveis estardes cansados de lerem esse texto e já considerando que esse cara, que sou eu, escreve demais. Mas tenham um pouco mais de paciência.
Bom, mais uma vez foi chamado o Técnico, e o computador levando para conserto. E tudo que estava no computador, mais uma vez se perdeu, sem qualquer chance de recuperação. E, mais uma vez foi feita a tentativa de um dual boot entre Windows 7 e Ubuntu. E, mais uma vez o windows não conseguia se entender com o Linux E, mais uma vez não estava dando certo. E, eu já cansado dessa historieta toda, e querendo já ter o computador, já fiquei enfezado com o windows. "Oras, por que o Windows 7 não quer ser entender com o meu Ubuntu?" Já que o Windows não queria se entender com o Ubuntu, e já que não estava disposto a mais uma vez ter que ficar com o Windows 7 e ter que usar o Ubuntu ou numa máquina virtual ou via wubi, resolvi tomar uma decisão. Liguei para o Técnico.
Agora se preparem,. Liguei, perguntei como estava, e o Técnico falou que não estavam conseguindo se entender, e que mesmo instalando o windows primeiro o Ubuntu depois, ou o Ubuntu primeiro e o windows depois ambos não conseguiam se entender.
Então falei: "Instale Ubuntu". E ele me perguntou se eu tinha certeza, e eu respondi que sim. E, já no dia 20 de julho desse presente ano, finalmente veio o computador instalado com o Ubuntu 11.04, e bem do jeitinho que eu queria. E, já sem windows.
,Mas se eu fosse contar como fiquei sabendo do Linux, e como planejei a migração do windows para o Linux, o que incluiu a instalação no windows 98 do BrOffice, para já ir me adaptando a programas não microsoft e que não rodassem apenas no windows, o qual eu baixei em 2005 com conexão discada, e outras coisas mais seria muito mais longo esse texto do que já o tem sido.
Mas dessa forma acabei migrando em definitivo para o Linux, e mais precisamente para o Ubuntu, e posso garantir de que a cada dia gosto mais de usar o Ubuntu. Se eu for contar os sonhos que eu já tive com o Ubuntu antes de tê-lo no meu computador também seria um pouco mais longa.
Bom, vou ficando por aqui, pois já escrevi bastante.