Autor Tópico: Usuário normal montando partições Windows no Kubuntu  (Lida 2343 vezes)

Offline Algauer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Usuário normal montando partições Windows no Kubuntu
« Online: 19 de Janeiro de 2012, 11:10 »
Caros colegas,

Estou aprendendo a mexer e aderir o Linux aos poucos, tudo é muito novo para mim, mas já brinquei algumas vezes nos últimos anos e tenho uma pequena noção de algumas coisas, mas vamos a minha dúvida e espero que possam me auxiliar:

Instalei o Kubuntu em casa em virtude de ter certa simpatia pelo KDE e estou gostando muito do que tenho visto até o momento, mas compartilho o computador com minha esposa que estou tentando inserir nesse mundo Unix aos poucos, e é um dos motivos de ter optado pelo KDE, por ser o mais próximo visualmente do Windows, não adianta negar, mas são anos utilizando o mesmo e desse modo as mudanças devem ser gradativas para não assustar a mulher...rsrsrsrs

O que ocorre é que possuímos o Windows 7 na máquina com documentos, músicas e fotos e tenho acesso a esses arquivos apenas montando a partição, mas como criei um usuário para ela sem privilégios de adm, a mesma não consegue montar a partição Win, pois é solicitado a senha do adm, como posso deixar que ela consiga montar essas partições e ao mesmo tempo não delegar os privilégios de adm para ela?

Abraço.
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2012, 20:02 por Algauer »

Offline Dionnatan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
  • Liberdade de Conhecimento.
    • Ver perfil
    • diolinux
Re: Usuário normal montando partições Windows no Kubuntu
« Resposta #1 Online: 19 de Janeiro de 2012, 11:47 »
Olá, não sei se você deseja fazer isso. Mas é possível deixar as partições montadas permanentemente
usando uma ferramenta chamada ntfs-config.

Fui-me.

Offline Algauer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Usuário normal montando partições Windows no Kubuntu
« Resposta #2 Online: 19 de Janeiro de 2012, 13:44 »
Então Dionnatan, poderia ser uma possibilidade e agora na hora do almoço fui tentar baixar o programa que me sugeriu, até ai instalou tudo certo, mas não consigo executar o GUI para configurá-lo, pois clico no programa e ele fica carregando na barra de tarefas e depois simplesmente desaparece sem carregar, aconteceu isso com o samba GUI que instalei ontem para poder configurar sem utilizar o terminal e também não abre de forma alguma.

Offline Dionnatan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
  • Liberdade de Conhecimento.
    • Ver perfil
    • diolinux
Re: Usuário normal montando partições Windows no Kubuntu
« Resposta #3 Online: 19 de Janeiro de 2012, 14:28 »
Então, tente instalar um pacote chamado, mount manager e execute o ntfs-config denovo.

Offline Algauer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Usuário normal montando partições Windows no Kubuntu
« Resposta #4 Online: 19 de Janeiro de 2012, 16:00 »
Legal Dionnatan, agora deu certo, carregou normalmente e já configurei, era o que estava querendo mesmo, minha esposa passou a acessar os arquivos que estão na partição NTFS tranquilamente e agora ela ficou mais contente...rsrsrsrs

O único problema que não consegui resolver é que gosto de saber como fazer e desfazer, após dar tudo certo eu quis fazer o caminho inverso e bloquear novamente, mas mesmo desmarcando as particões sda1 (swap), sda2 (c:\), sda3 (d:\), os mesmo ainda continuam montados automaticamente, agora não sei voltar mais.

Mas mesmo assim, muito obrigado pela ajuda.

Offline Dionnatan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
  • Liberdade de Conhecimento.
    • Ver perfil
    • diolinux
Re: Usuário normal montando partições Windows no Kubuntu
« Resposta #5 Online: 19 de Janeiro de 2012, 16:07 »
Para desmontar você precisa executar o aplicativo como root.

Abraço.

Offline Algauer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Usuário normal montando partições Windows no Kubuntu
« Resposta #6 Online: 19 de Janeiro de 2012, 16:16 »
Sim, toda vez que executo ele, antes de abrir o programa, é solicitado a senha do root, depois acessa o sistema, mas mesmo assim não desmonta.

Offline Dionnatan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
  • Liberdade de Conhecimento.
    • Ver perfil
    • diolinux
Re: Usuário normal montando partições Windows no Kubuntu
« Resposta #7 Online: 19 de Janeiro de 2012, 16:21 »
No meu note com ubuntu 11.10 com unity funciona normalmente, desculpe mas não sei como ajudá-lo agora  :-\

Offline Algauer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Usuário normal montando partições Windows no Kubuntu
« Resposta #8 Online: 19 de Janeiro de 2012, 17:27 »
Opa, nem esquenta, já me ajudou muito, está funcionando como eu queria, essa outra parte de desfazer seria mais na questão de aprendizado mesmo, nada que irá acabar o mundo para mim por conta disso.

Um grande abraço.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Usuário normal montando partições Windows no Kubuntu
« Resposta #9 Online: 19 de Janeiro de 2012, 21:30 »
Esse programa deve criar entradas no fstab (/etc/fstab), pra desmontar temporariamente use o comando umount, pra tornar definitivo remova a linha ou comente-a (é só colocar uma cerquilha no inicio dela).

Offline Dionnatan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
  • Liberdade de Conhecimento.
    • Ver perfil
    • diolinux
Re: Usuário normal montando partições Windows no Kubuntu
« Resposta #10 Online: 20 de Janeiro de 2012, 09:23 »
Tranquilo mano, abraço.  ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Usuário normal montando partições Windows no Kubuntu
« Resposta #11 Online: 20 de Janeiro de 2012, 13:46 »
Se a linha no arquivo /etc/fstab já existir, vc pode modificá-la pra permitir que um usuário normal faça a montagem/desmontagem do sistema de arquivos. Basta adicionar a opção "user" à lista de opções. Isso pode ser feito editando diretamente o arquivo /etc/fstab, ou vc pode usar o mesmo gerenciador pra mudar as opções de montagem.

Outra opção que pode ser interessante pra você é "auto". Ela diz que o sistema de arquivos será montado automaticamente no próximo boot, e é default para unidades fixas. Pra desativar esse comportamento, vc usa a opção "noauto". Assim o sistema de arquivos só será montado quando você mandar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Algauer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Usuário normal montando partições Windows no Kubuntu
« Resposta #12 Online: 25 de Janeiro de 2012, 20:02 »
Legal zekkerj, depois de ler a sua resposta, fui procurar e encontrei as opções, mas como está funcionando a contento resolvi não mexer e deixei gravado esse tópico para futuras consultas.

Obrigado e um grande abraço.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Usuário normal montando partições Windows no Kubuntu
« Resposta #13 Online: 25 de Janeiro de 2012, 20:43 »
Citar
...mas como está funcionando a contento...
Isso não tem preço. ;)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Usuário normal montando partições Windows no Kubuntu
« Resposta #14 Online: 25 de Janeiro de 2012, 23:17 »
Citar
...mas como está funcionando a contento...
Isso não tem preço. ;)
Para todas as outras existe mastercard.

kkkkkkkkkkkkkkkkk

Desculpe não resisti.
:)