Autor Tópico: ubuntu 11.04 em hp all-in-one  (Lida 3751 vezes)

Offline ronerio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
ubuntu 11.04 em hp all-in-one
« Online: 25 de Junho de 2011, 21:30 »
Amigos, este é meu primeiro post no forum e peço desculpas caso o tópico não seja novo.

O caso é o seguinte: tenho um hp 200-5120br (modelo all-in-one) e quero instalar a versão 11.04 em dual boot com o windows 7 que veio instalado na máquina.
Fiz as partiçoes necessárias usando o easus, baixei o iso da distro e fiz dois discos inicializáveis - um com pen drive, outro com CD mesmo. O problema é que, na hora de carregar o disco de instalação, a tela do computador fica completamente escura e não consigo descobrir por que.

Já instalei o ubuntu em outras máquinas antes, seguindo sempre o mesmo procedimento (criar as partições, inicializar num pendrive e instalar em dual boot) e nunca tive problemas. Na semana passada instalei o 11.04 em um Dell Inspiron velhinho e funcionou perfeitamente.

Alguém pode me ajudar?

clodoaldops

  • Visitante
Re: ubuntu 11.04 em hp all-in-one
« Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2011, 23:21 »
Voce rodou o live-cd antes de tentar instalar?
O live-cd funcionou em outra maquina?
Essa maquina tem uma Intel Graphics Media Accelerator X4500 que deveria funcionar bem com linux, não é mesmo?

Offline ronerio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: ubuntu 11.04 em hp all-in-one
« Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2011, 07:16 »
o live-cd não funcionou na hp, mas não tentei rodá-lo em outra máquina... mancada minha.

vou fazer o teste e, se não der certo, vou baixar o iso de novo.

depois posto o resultado.

obrigado!

Offline ronerio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: ubuntu 11.04 em hp all-in-one
« Resposta #3 Online: 26 de Junho de 2011, 19:24 »
então,

fiz o teste do live cd em duas máquinas e funcionou normalmente em ambas.

tentei hoje de novo no hp e não tive sucesso.

a versão que estou testando é a x86, sendo que processador do pc no qual estou querendo instalar o linux é 64 bits, mas não creio que isso seja problema.

vou baixar o mint para ver se funciona.

Offline ronerio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: ubuntu 11.04 em hp all-in-one
« Resposta #4 Online: 26 de Junho de 2011, 21:38 »
devo estar com azar.

baixei o linux mint 64 bits, criei o live dvd e teste em duas máquinas 64; não funcionou em nenhuma.

alguém pode me dar um help?

quero botar o linux nesse all in one e não consigo.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: ubuntu 11.04 em hp all-in-one
« Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2011, 02:56 »
Olá ronerio,

Não me ficou muito claro se a instalação nessa máquina começa mas não vai adiante ou se nem inicia, isto é, sequer atinge a tela inicial de instalação do modo standard.

Caso atinja a tela inicial de instalação, portanto a cmdline, então o caminho é o uso de 'cheat codes'.

Se não atinge a cmdline, então as opções, parece-me, seriam usar o Alternate, indo para a instalação pelo modo texto, bem como é de avaliar começar com uma versão anterior que funcione (10.04 ou 10.10) e depois atualizar para a 11.04.

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline ronerio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: ubuntu 11.04 em hp all-in-one
« Resposta #6 Online: 27 de Junho de 2011, 12:21 »
então,

não chega a atingir a tela inicial de instalação.

como sou um usuário iniciante em linux, tenho receito de me arriscar em uma instalação por comando de linha.

vou seguir a sugestão e tentar instalar uma versão anterior. mas, nesse caso, você aconselha buscar uma de 64 bits ou fico nas versões x86?

clodoaldops

  • Visitante
Re: ubuntu 11.04 em hp all-in-one
« Resposta #7 Online: 27 de Junho de 2011, 14:32 »
1-baixe ubuntu do site oficial
2-grave/queime/burn imagem iso num cd de boa qualidade em 4x
3-rode o live-cd p/ ver se acha todo seu hardware
4-click em INSTALAR na area de trabalho

comigo os passos acima funcionaram em 99% das vezes em que não dava certo!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: ubuntu 11.04 em hp all-in-one
« Resposta #8 Online: 27 de Junho de 2011, 14:54 »
Olá ronerio,


Pelo que vi rapidamente no site da HP, salvo engano, esse equipamento possui 4GB de memória ram, então é 64bits mesmo.

Veja, excetuando aqueles casos em que há um equipamento com preciosidades de arquivos para os quais não se tinha backup prévio, por imprevidência, ou ainda equipamentos que sabe-se lá porque não possam mesmo serem tirados de linha de produção (o que seria um absurdo, mas sabemos que algumas vezes assim ocorre), não há exatamente o que temer em tentar esse ou aquele procedimento, como instalação por modo texto, já que o máximo que pode acontecer é dar errado e ter que fazer de novo. Não há outra espécie de prejuízo que não perder algumas horinhas a mais, mas em contrapartida se aprende. :-)

Note que, no limite, o Linux é customizável a ponto de permitir uma instalação específica para um determinado equipamento, bastando que se sabia fazer os procedimentos de compilação. Isso, evidentemente, é anti-econômico para produção em larga escala, como é o caso do Ubuntu, cujo standard se propõe atingir uma variada gama de usuários, na média do mercado, digamos assim, não exigindo conhecimentos específicos de computação, vale dizer, o modo gráfico de carregamento padrão atende e funciona, creio, em mais de 90% das ocorrências de equipamentos, entretanto, os demais procedimentos existentes, como o próprio Alternate, são ainda de relativamente fácil realização, e como dito, o máximo que pode acontecer é dar errado, nada além.

Tente fazer, isso vai lhe custar apenas um pouquinho de horas, que vale o investimento pelo aprendizado. Não deu, não deu, aí parte para instalar a 10.04 ou a 10.10 e atualiza para a 11.04, que se instalar o resultado é igualmente bom e talvez até melhor, permitindo até mesmo, em alguns casos, uma composição híbrida em que v. mantém um kernel anterior com uma roupagem da versão atual, ambiente gráfico atual, que também funciona muito bem.

Há uma riqueza de possibilidades no Linux, basta querer. :-)

[]'s

« Última modificação: 27 de Junho de 2011, 15:01 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: ubuntu 11.04 em hp all-in-one
« Resposta #9 Online: 27 de Junho de 2011, 16:08 »
Ola

Tentando resumir o que já foi postado neste topico, para as maquinas HP no momento do boot com o cd, basta teclar <F6> e colocar o argumento de instalação
Código: [Selecionar]
acpi=off
Deve funcionar.

[]'s

Offline JJMG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: ubuntu 11.04 em hp all-in-one
« Resposta #10 Online: 03 de Julho de 2011, 23:04 »
Passei pelo mesmo problema e consegui dar boot usando a opção nomodeset. No meu caso, o vídeo não foi identificado corretamente e o Ubuntu iniciou no modo clássico e com resolução errada. O sistema funcionou normalmente porém a opção de desligar não funcionou. Para desligar o computador foi necessário apertar o botão de desligar. Ainda não fiz a instalação definitiva e não avancei mais além deste ponto.


Offline ronerio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: ubuntu 11.04 em hp all-in-one
« Resposta #11 Online: 28 de Agosto de 2011, 21:44 »
Amigos,

Resolvi o problema instalando a 10.04.3, que funcinou perfeitamente em dual boot com o win 7 que veio de fábrica instalado da fábrica. O único porém foi a placa de rede sem fio, que inicialmente não foi reconhecida, mas acabei resolvendo esse problema com um tutorial bem simples que encontrei na web.

Minha dúvida agora é se arrisco atualizar para a 11.04. Tenho medo de que o vídeo não seja reconhecido depois da atualização. Por enquanto vou ficando com a 10.04, que está funcionando.

Peço desculpas pela demora em atualizar o tópico. Eu achei que fosse impossível rodar o Ubuntu em dual neste HP e tinha desistido da empreitada. Passei dois meses usando o 11.04 em um máquina virtual, dentro do windows, but it's just too lame.

Offline danielhelp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: ubuntu 11.04 em hp all-in-one
« Resposta #12 Online: 21 de Outubro de 2011, 11:59 »
Estou neste momento gravando um pendrive com o 10.04.3 para testar num HP All-in-One 5320br, bem parecido com a sua configuração.

Espero conseguir. Fiz pesquisar mais profundas a respeito do porque não funcionar nas máquinas All-in-One. Registrei os resultados neste link: http://ubuntuforums.org/showthread.php?p=11372647#post11372647

Muitíssimo obrigado por registrar a dica de fazer downgrade para o 10.04.3. Tentei com o 11.10 e o 11.04 e nenhum dos dois funcionou.

Tomara que funcione! (fingers crossed)

Att,
Daniel Wolff

Offline danielhelp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: ubuntu 11.04 em hp all-in-one
« Resposta #13 Online: 21 de Outubro de 2011, 12:25 »
Infelizmente também não funcionou na minha máquina o 10.04.3 LTS :(

Continuo procurando uma solução.

Att,
Daniel

Offline ronerio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: ubuntu 11.04 em hp all-in-one
« Resposta #14 Online: 12 de Novembro de 2011, 14:03 »
Infelizmente também não funcionou na minha máquina o 10.04.3 LTS :(

Continuo procurando uma solução.

Att,
Daniel


tenta o mint 9 gnome.

fiz um upgrade da 10.04 para a 11.04 e a instalação voltou a falhar. daí apaguei e resolvi testar a mint 9, que funcionou.

o lado ruim é que o problema do wireless voltou a aparecer, e não consigo lembrar como o resolvi da última vez.