Autor Tópico: Zsnes e Snes9x - Jogando Super-Nintendo no Ubuntu 11.04 64bits  (Lida 51576 vezes)

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Zsnes e Snes9x - Jogando Super-Nintendo no Ubuntu 11.04 64bits
« Online: 12 de Novembro de 2011, 21:42 »
Ola companheiros, para aqueles que gostam de uma jogatina e nao esquecem os classicos do Snes http://pt.wikipedia.org/wiki/Super_nintendo dos anos 90's como F-Zero,Actraizer,Final Fight e Castlevania nao ha com o que se preocupar, no Ubuntu temos os otimos Snes-9x e Zsnes.

O Super Nintendo, juntamente com o Mega Drive, deixou saudades e muitos fãs, vamos agora dar uma olhada na trajetória da Big N e do seu videogame reconhecido por muitos como o melhor que ela já fabricou.

*O tutorial vai ser focado no Snes9x, para o Zsnes estou deixando dois links com uma excelente apostila Zsnes, e so baixar!!!

Aviso;

No Brasil, de acordo com a Lei de Programa de Computador nº 9.609/98, que diz respeito à proteção de direitos autorais, a única forma de uma ROM ser legal é quando a pessoa possui o jogo (comprado legalmente) e utiliza a ROM no computador como Backup do jogo original.



Um pouco de historia;

Nintendo: dos baralhos aos games;

A história da Nintendo é mais velha do que muitos imaginam. Tudo começou em 1889, quando Fusajiro Yamauchi fundou então a Nintendo Koppai, uma fabricante de baralhos situada em Kyoto. Os baralhos em questão são conhecidos como Hanafuda, que consiste de 48 cartas diferentes. São 12 conjuntos de 4 cartas cada. Cada conjunto representa um mês do ano e a flor que floresce nessa época. Cada carta é ilustrada com a flor do conjunto e pode, também, conter outros elementos como objetos, animais ou humanos.

Yamauchi conseguiu algum êxito e dinheiro, vendendo seus baralhos em lojas da Nintendo em Kyoto e Osaka. Seu baralho fazia tanto sucesso que até membros da Yakuza (a máfia japonesa) usavam para jogar em seus encontros e apostas.

E assim a popularidade da Nintendo Koppai foi crescendo, assim como os negócios. Já nos anos de 90 a empresa já contava com parcerias de outras companhias para vender o seu baralho. Nesta época, Nintendo Koppai tornou-se a primeira empresa a produzir e distribuir baralhos ocidentais no Japão (só lembrando que naquela época o Japão era bem conservador e não admitia produtos estrangeiros em seu país, inclusive baralhos). Em 1929 Fusajiro Yamauchi, já rico, aposentou-se, e deixou então para Sekiryo Yamauchi, que é na verdade seu genro, a maior empresa de baralhos do Japão.

Sekiryo ficou 20 anos no poder da empresa, sendo reconhecido como um bom líder e empresário. Em 1949 foi a sua vez de se aposentar, deixando o lugar para o seu filho, Hiroshi Yamauchi, porém, diferente de seu pai, ele não era bem visto pelos empregados, que diziam ser ele arrogante, imprevisível e bastante temperamental. Mas graças a ele e ao seu comando de mãos de ferro, a Nintendo é hoje uma das maiores na indústria de games. Ele se aposentou em 2002 e recusou a aposentadoria de 9 milhões achando que a empresa faria melhor uso do dinheiro.

Nintendo domina o mundo;

Final dos anos 70 e início dos 80, o mercado mundial, principalmente o americano, era dominado pela Atari e videogames similares, uma febre mundial. A coisa foi tão boa que havia milhares de jogos, a maioria ruins, no mercado consumidor. Isso espantou as pessoas levando ao famoso "crash dos videogames", em 1984, que quebrou quase todas as empresas da área, inclusive a Atari.

Porém, do outro lado do mundo, em 1983, quase 100 anos depois de sua criação, a Nintendo lançaria o "Family Computer" ou simplesmente "Famicom" (o Nes 8 bits). Suas especificações técnicas deixavam as dos adversários (principalmente a Atari) no "chinelo". As vendas no Japão iam bem, até a data do "crash" já havia sido vendidas 2,5 milhões de unidades somente no Japão. e varias empresas queriam desenvolver jogos para o sistema.

Instalada nos EUA em 1981, a Nintendo of America resolveu lançar o seu vitorioso Famicom nas terras do tio Sam. Mas no início ele não foi bem aceito, pois as pessoas ainda estavam temerosos pelo crash de 1984. A Nintendo teve um duro trabalho para convencer os lojistas a venderem seu produto. Ele foi mostrado pela primeira vez na Consumer Eletronics Show de 84, com um visual nada bonito e cheio de parafernálias. O público não gostou.

Na CES do ano seguinte o aparelho retornou..(Leia a historia completa no link no final do post)

ZSNES?;

ZSNES é um programa de código aberto GNU GPL, e foi originalmente escrito para DOS, mas possui versões para Windows, Linux e FreeBSD. É escrito em linguagem assembly intel x86, portanto não é facilmente convertido para outras arquiteturas como PowerPC. Com este fato, ZSNES é bem rápido, rodando a maioria dos jogos com taxas de 50-60 quadros por segundo em um computador Pentium 2 400 MHz, com som estéreo e gráficos interpolados, otimo para maquinas antigas.

O emulador foi criado pelos programadores ZsKnight e _Demo_ e lançado na internet em 1997. No início, seu código era fechado, entretanto, em 2 de abril de 2001, foram estabelecidas as leis GNU GPL tornando-se código aberto e hospedado no SourceForge. Com isso, um grande número de contribuidores ajudaram com códigos, onde os mais famosos foram pagefault e Nach. ZSNES é ainda um projeto com desenvolvimento ativo, porém a frequência de publicações oficiais tem caído dramaticamente, desde que o desenvolvedor original, ZsKnight, saiu da equipe pela morte de seu pai.

ZSNES http://www.zsnes.com/ foi, de certa forma, um pioneiro da emulação para SNES. Algumas características foram primeiramente introduzidas por esse emulador e posteriormente implementadas em outros;

   - Emula chips: DSP(1, 2, 3, 4), C4, SA-1, SuperFX, OBC-1 e Seta 10.
   - Suporte para Smoothing (suavizar, para não ver os frames quadrados) e anti-aliasing.
   - Habilidade para tirar screenshots do jogo, quando está rodando.
   - Habilidade para salvar o jogo no ponto que ele está sendo jogado (normalmente conhecido como savestate).
   - Habilidade para gravas filmes do jogo.
   - Suporte para voltar em determinada parte salva.
   - Habilidade para gravar músicas do jogo, salvando no formado SPC700 (ou .spc).
   - Aumenta a capacidade sonora, melhorando o audio original produzido pelo próprio Super Nintendo.
   - Suporte para códigos de trapaça Game Genie, Pro Action Replay e GoldFinger.

Snes9x..;

Snes9x é um emulador multiplataforma para o Super Nintendo escrito em C++ portado para Windows,Linux e Mac OS e que permite jogar a maioria dos jogos. O projeto original do Snes9x foi fundado por Gary Henderson e Jerremy Koot como uma colaboração de suas tentativas anteriores de emular o SNES com o snes96 e snes97.

Eleito em 2005 pela revista Retro-Gamer http://en.wikipedia.org/wiki/Retro_Gamer como o melhor emulador disponivel, o hardware exigido pelo snes9x e bem superior ao recomendado para o Zsnes, mas nada extraordinario hoje em dia, a emulação com o Snes9x e muito mais precisa e conta com varios efeitos de suavização de imagem e pluguins, no que se refere ao audio é onde esse emulador brilha com otima compatibilidade na reprodução e fidelidade em relação ao console.

  - minimo um 486DX4 com 100MHz para usar gráficos 8-bit e sem som.
  - para efeitos de transparência um Pentium 200 ou superior para jogos que usam o Super FX ou SA-1
  - 16Mb de memória RAM para Linux.
  - uma saída gráfica configurada, dentre X11, SVGA, 3dfx e OpenGL

SnesGT;

O SnesGT embora seja um dos melhores se comparando ao Snes9x nao esta disponivel para Linux por enquanto, e parece que o desenvolvedor nao esta interessado em um port, mas vale a pena conhecer.

http://gigo.retrogames.com/download.html

http://img199.imageshack.us/img199/3194/rq8w.png

Instalação do emulador;

Zsnes;



Instalando as bibliotecas;

Versao 1.51 Off-line

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install -y ia32-libs ; sudo apt-get update
Baixando e instalando o pacote para 64bit;

Código: [Selecionar]
wget https://launchpad.net/ubuntu/+source/zsnes/1.510-2.1ubuntu1.1/+build/831822/+files/zsnes_1.510-2.1ubuntu1.1_amd64.deb ; sudo dpkg -i zsnes_1.510-2.1ubuntu1.1_amd64.deb
Código: [Selecionar]
wget http://ubuntu.mirror.cambrium.nl/ubuntu//pool/main/liba/libao/libao2_0.8.8-5ubuntu2_i386.deb
Código: [Selecionar]
wget http://ppa.launchpad.net/nutznboltz/cappy-getlibs-all/ubuntu/pool/main/g/getlibs/getlibs_2.06-1~ppa1~natty1_all.deb

Código: [Selecionar]
sudo dpkg -i getlibs_2.06-1~ppa1~natty1_all.deb ; sudo getlibs -i libao2_0.8.8-5ubuntu2_i386.deb
Versao 1.36 e a 1.42 On-line

*As versoes do zsnes para jogar on-line sao a 1.36 e a 1.42 nas versoes posteriores do Zsnes o suporte ao game online foi removido. Eu uso o http://www.zbattle.net/.

http://old-releases.ubuntu.com/ubuntu/pool/multiverse/z/zsnes/

Código: [Selecionar]
sudo dpkg --force-architecture -i zsnes_1.420-2ubuntu1_i386
http://www.thenewnet.eu/en/index.php?option=com_content&view=article&id=392&Itemid=324

http://www.whatismyip.com/

O emulador ja deve estar funcionando, se ainda estiver sem som;

Código: [Selecionar]
cd /usr/share/applications ; sudo gedit zsnes.desktop
Procure a linha Exec e deixe dessa forma;

Código: [Selecionar]
zsnes -ad sdl
[Desktop Entry]
Name=ZSNES Emulator
Comment=Play Super Nintendo (SNES) games
Exec=zsnes -ad sdl
Icon=/usr/share/applications/images.png
Terminal=false
Type=Application
Categories=Game;Emulator;

Configurações Avançadas;

Podem ver aqui, nesse otimo PDF (em portugues) do Zsnes;
 
Link1 - http://www.fileserve.com/file/XfKVNAv/tutorialzsnes.pdf

Link2 - http://zsnes-docs.sourceforge.net/pdf/portuguese/tutorialzsnes.pdf

Snes9x



Versao 1.52 no 11.04

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install snes9x-gtk
Versao 1.52 no 11.10

Código: [Selecionar]
wget http://mirror.pnl.gov/ubuntu//pool/multiverse/s/snes9x/snes9x-gtk_1.52-1_amd64.deb ; dpkg -i snes9x-gtk_1.52-1_amd64.deb
Versao 1.53 no 11.04

Código: [Selecionar]
wget http://files.ipherswipsite.com/snes9x/snes9x-1.53-gtk-81-x86_64.tar.bz2 ; tar -jxvf snes9x-1.53-gtk-81-x86_64.tar.bz2
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install -y alien
Código: [Selecionar]
wget ftp://ftp.muug.mb.ca/mirror/opensuse/distribution/11.4/repo/oss/suse/x86_64/libpng14-14-1.4.4-2.1.x86_64.rpm ; sudo alien libpng14-14-1.4.4-2.1.x86_64.rpm
Código: [Selecionar]
sudo chmod a+x libpng14-14_1.4.4-3.1_amd64.deb ; sudo dpkg -i libpng14-14_1.4.4-3.1_amd64.deb ; sudo rm -rf libpng14-14-1.4.4-2.1.x86_64.rpm
Ou entao modo bem mais facil e adicionar o PPA ou entao baixar diretamente a versao 1.53;

https://launchpad.net/~bearoso/+archive/ppa

Ja deve estar funcionando.

Traduzindo 1.53 para PT-Br;

Pegue qualquer pacote como por exemplo o 1.52;

Código: [Selecionar]
wget http://mirror.pnl.gov/ubuntu//pool/multiverse/s/snes9x/snes9x-gtk_1.52-1_amd64.deb
Abra o .deb com o compactador de arquivos e arraste para fora em /usr/share/locale/pt_BR/LC_MESSAGES/ o arquivo snes9x-gtk.mo, no seu sistema va ate o mesmo local como root;

Código: [Selecionar]
gksu nautilus
E navegue ate /usr/share/locale/pt_BR/LC_MESSAGES  e cole o snes9x-gtk.mo la dentro e pronto, traduzido.

Configuração Basica;



Game-Genie;

Para adicionar os codigos, que alteram as propriedades do game adicionando vidas infinitas, armas e power-ups, aqui http://gamegeniecodes.blogspot.com/2008/12/game-genie-codes-for-snes-from-galoob.html e http://www.gamegenie.com/cheats/index.html ou procure no Oraculo por exemplo "Final-Fight game genie" a maneira de usar os codigos sao um pouco diferentes no Zsnes e no Snex9x;

Zsnes;

Inicie o game em que vai usar o cheat e va ate cheat->add code e entre por exemplo para o game Axelay(U) com 1721-AD04 e coloque um comentario para identificar como "vidas infinitas" depois saia da janela apertando "esc" e va ate game->reset e confirme e ja vai estar habilitado.

Start with 50 lives    7421-AD04       
Start with 75 lives    0821-AD04       
Start with 99 lives    1721-AD04



Snes9x;

No Snes9x va ate options->cheats e insira os mesmos codigos anteriores, use a mesma versao da rom, no caso Axelay(U) mas nao deixe ativado, desmarque a caixa de seleção, va depois que o game rodou ate emulation->reset e volte novamente ate options->cheats e agora sim vc vai habilitar e tudo vai correr normalmente.



Carregando um Jogo;

Para carregar um jogo, clique no menu File->Open rom Image e clique em um jogo, ou entao em Open Recent para abrir os ultimos games jogados.

Tela Cheia;

Pressione view->fullscreem para tela cheira ou defina um atalho em shortcuts, pressionando 'esc' volta ao modo de janela.

Save States;

Salvar é um recurso interessante porque salva o local exato que você está em qualquer jogo. Você pode usar esse recurso manualmente, entrando no menu ou por comandos de teclado. Através do menu File, clique em Save e escolha a posição jogo e depois escolher qualquer um dos 9 slots, Para retomar o game salvo, vá em posição e escolha o slot que você salvou.

Capturando SPC;

Quando o jogo você está jogando toca uma música que você gosta, clique no menu Arquivo e Salvar dados SPC e especifique o diretorio desejado.

Depois e so usar o Sound-Converter para converter para .mp3

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install soundconverter


Gravar SMV;

1. Abra o jogo que você gostaria para a captura. Jogue até o ponto em que deseja iniciar a gravação.

2. Vá em Emulation-> Record Movie e escolha o diretorio para Salvar.

3. A gravação começa, quando você estiver pronto para parar a gravação, vá ate emulation->stop recording

4. Ir para a pasta especificada e seu clipe estara em formato SMV.

Configurando os Botões;

Clique em options->joypads para o menu de configuração, nesse local estao os botões de configuração do SNES. Se você quiser mudá-los, clique na caixa a seta está apontando, em seguida, pressione o botão que você quer mudar.

Isso ativa a configuração automática, assim que o assim que vc fizer a mudança ele irá saltar para a caixa de seleção seguinte, guardando o seu comando para o botão.

NetPlay;

Para jogar pela internet, através do Netplay, todos os participantes devem usar a mesma versão do jogo desejado. É necessário saber seu endereço IP e informá-lo aos outros jogadores, as versoes 1.52 e 1.53 do Snes9x contam com melhorias no gameplay on-line.

Lembre-se que não é recomendado alterar nenhuma opção durante o jogo, pois isso força os outros jogadores a travar e você pode ser desconectado.

Bad Checksum?

Você está jogando um game traduzido ou modificados/hackeado a mensagem "bad checksum" é normal. Significa apenas o patch Inglês ou modificação aumentou o tamanho da ROM, daí a soma de verificação é diferente.

Capturar Imagens;

Vá em Options->preferences->shortcuts ali pode-se configurar varios atalhos como screeshots,ligar/desligar camadas, tudo esta centralizado.

Camadas de Fundo;

Os gráficos de todos os jogos do Super Nintendo é composta por cinco camadas: quatro camadas de gráficos e da camada de sprite, você pode desligar/ligar qualquer uma destas camadas

* Esta característica é crucial se você deseja capturar sprites do jogo, porque torna o processo muito mais fácil quando não há um fundo para editar manualmente.

PDF;

Versao PDF desse tutorial para compartilhar;

Link1 - http://min.us/mmpoCz7FQ

Outro emulador excelente e o Bsnes;

http://byuu.org/bsnes/

Para;

    Nintendo
    Super Nintendo
    Game Boy
    Game Boy Color
    Game Boy Advance

enjoy!!!


Classicos;



Veja tbm;

http://gamehall.uol.com.br/site/a-historia-do-super-nintendo/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_jogos_para_Super_Nintendo
http://www.zsnes.com/
http://www.snes9x.com/phpbb2/
http://www.mamechannel.it/mc_radio/
http://www.nintendofanforum.com/forumdisplay.php?f=77
http://www.zbattle.net/
« Última modificação: 14 de MAR?O de 2014, 09:09 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Dissection

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Zsnes e Snes9x - Jogando Super-Nintendo no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2011, 22:09 »
outro belo tutorial, muito bem detalhado, meus parabéns.

eu sempre jogo os jogos de snes, em rede através do netplay do snes9x-1.53 funciona que é uma beleza eu recomendo.
outra coisa bem legal sobre o snes9x-1.53 é que ele já consegue rodar jogos que até então nunca tinham sido emulados em emuladores de snes, exe: Earthworm Jim 2



Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Zsnes e Snes9x - Jogando Super-Nintendo no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2011, 23:11 »
Parabéns pelo belo e brilhante tutorial e história também :)

Faz um do neogeo e Nintendo 64, rsrsrs

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Zsnes e Snes9x - Jogando Super-Nintendo no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #3 Online: 13 de Novembro de 2011, 13:18 »
Ola Dissection como vc bem lembrou, alguns games nao funcionavam ou funcionavam com problemas na versao 1.52 mas nessa versao 1.53 foram corrigidos varios bugs e feitas muitas implementações, esta muito bom. Preciso encontrar um pluguim para deixar em portugues os menus....do 1.53.(achei heheeh)

*adicionado capturas de configuração Snes9x
*adicionado PDF para compartilhar
*correçoes no tutorial
*adicionado tradução para pt-br do 1.53 ->98%

Andry o Neo-geo vc consegue facil com o Mame e o Nintendo64 com o  Mupen que eu me lembre.....vamos ver se acho alguma coisa interessante...

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Snes9x 1.53
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- Rebuilt IRQ handling.                                     (zones)
- Improved overall timings, now Snes9x can handle events in
  a opcode a little.                                        (zones)
- Improved screen interlace and sprite interlace supports.  (OV2, zones)
- Fixed Hi-Res pixel plotter.                               (BearOso, zones, OV2)
- Fixed C4 for Mega Man X2's "weapon get" screen.           (Jonas Quinn)
- Fixed Super Buster Bros. graphics after reset.            (Jonas Quinn)
- Improved SA-1 support.                                    (zones)
- Added SA-1 CC2 support.                                   (Jonas Quinn, byuu)
- Fixed SA-1 NMI override mode.                             (zones)
- Fixed Dual Orb 2 sound glitch.                            (byuu)
- New APU timing hack, fixes various games that exhibit
  problems with Blargg's SNES_SPC library.                  (OV2)
- Fixed the problem that echo buffer breaks IPL ROM.        (zones, OV2)
- Fixed movie snapshot unfreeze inconsistency.              (gocha)
- Faster config file saving.                                (OV2)
- Fixed BlockInvalidVRAMAccess config file option.
  (windows port, unix port and gtk legacy config)           (Jonas Quinn)
- Remove POSIX dup and access calls, and rename qword to
  fix compilation with Cell SDK.                            (BearOso)
- Fixed PS3 version save state crash by using heap
  allocation for soundsnapshot.                             (danieldematteis)
- Fixed crash relating to double-closed descriptor.         (BearOso)
- Removed CPUShutdown speedhack, DisableHDMA and
  DisableIRQ options.                                       (zones)
- Removed remaining outdated asm code.                      (zones)
- JMA 64 bit support.                                       (kode54, Nach, friedrich.goepel)
- GTK+, Win32, Mac: Added optional Hi-Res blending.         (BearOso, OV2, zones)
- GTK+, Win32: Support for bsnes-style XML shaders.         (BearOso, OV2)
- Win32: Full unicode support.                              (OV2)
- Win32: Restored OpenGL mode.                              (OV2)
- Win32: x64 version.                                       (OV2)
- Win32: HLSL shader support.                               (mudlord)
- Win32: Win7 jumplist synchronizes with recent roms list.  (OV2)
- Win32: Updated menu structure.                            (OV2)
- Win32: Drag&Drop support for ROMs.                        (gocha, OV2)
- Win32: Reworked movie-recording with size selection.      (gocha, OV2)
- Win32: Restored SPC save option.                          (OV2)
- Win32: Fixed vsync in DirectDraw.                         (OV2)
- Win32: Improved window position saving.                   (OV2)
- Win32: Restored compile with DEBUGGER.                    (gocha)
- Win32: Fixed various edge-case errors and/or possible
  leaks.                                                    (Brian Friesen)
- Win32: Config file option to always center image.         (OV2)
- Win32: Fixed "Turbo Down mode" hotkey assignment.         (gocha)
- Win32: Added and fixed Autofire for D-pad.                (gocha)
- Win32: Fixed aggressive soundsync wait.                   (OV2)
- Win32: Added window size presets.                         (OV2)
- Mac  : Added pause and frame advance functions.           (zones)
- Mac  : Now you can choose any folder for saving files.    (zones)
- Mac  : Updated Music Box (mostly internally).             (zones)
- Mac  : Fixed gliches in open/save dialogs on 10.6.        (zones)
- Mac  : Fixed display configuration in windowed mode.      (zones)
- Unix : Fixed segfault and hang-up with -DNOSOUND.         (zones)
- GTK+ : Added ability to set specific folders for SRAM,
  patches, snapshots, etc.                                  (BearOso)
- GTK+ : Fixed many permissions issues with config folders. (BearOso)
- GTK+ : Updated compatibility with latest GTK+ and
  GtkBuilder. Added experimental support for GTK+ 3.x.      (BearOso)
- GTK+ : Updated software output to use cairo and added the
  ability to use bilinear-filtering with it.                (BearOso)
- GTK+ : Fixed issues where cheats wouldn't stay enabled.   (BearOso)
- GTK+ : Fixed focus issue when there is no window manager. (BearOso)
- GTK+ : Fixed X Visual incompatibilities and expose
  problems in the Xv and OpenGL outputs.                    (BearOso)
- GTK+ : Fixed vsync with new X Server and NVIDIA drivers.  (BearOso)
- GTK+ : Added "Reduce input lag" option to OpenGL output.  (BearOso)
- GTK+ : Added a visual indication of the expected video
  refresh rate for the currently selected sound input rate. (BearOso)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Games fixados;
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Battle Blaze                          (glitched title screen)
Earthworm Jim 2                       (freeze on start)
F1 Grand Prix                         (flickering in-game HUD)
Lion King                             (freeze on start, works after reset)
Ms Pacman                             (black screen on rom load)
Mutant Chronicles - Doom Troopers     (freeze on start)
NBA Hang Time                         (freeze on start)
Primal Rage                           (freeze on start)
Robocop 3                             (black screen on game start)
SD Gundam G-Next                      (garbled scenario map pictures)
Secret of Mana                        (mode7 flicker)
Sink or Swim                          (display corruption on scrolling)
Super Buster Bros 1.0                 (garbled graphics after reset)
The King of Dragons                   (no sound effects)
The Mask                              (black screen on rom load)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
« Última modificação: 13 de Novembro de 2011, 17:45 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline thesesshoumaru

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
  • =]
    • Ver perfil
Re: Zsnes e Snes9x - Jogando Super-Nintendo no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #4 Online: 13 de Novembro de 2011, 21:34 »
Tem algum tutorial pra jogar online no snes9x 1.53 ?? (Inclusive com pessoas usando Windows)
Ja faço isso com o Zsnes 1.42 e hamachi, mas tem alguns jogos que ficam fora de sincronia, e achei esse netplay do Snes9x meio confuso!

Obrigado \o

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Zsnes e Snes9x - Jogando Super-Nintendo no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #5 Online: 13 de Novembro de 2011, 22:00 »
Conheço os emuladores,  ;D
Porém é que seus tutoriais ficam tão bom e já vem com uma parte da história dos consoles.
Que por isso pedi para você fazer,  :D :D

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Zsnes e Snes9x - Jogando Super-Nintendo no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #6 Online: 15 de Novembro de 2011, 10:21 »
Tem algum tutorial pra jogar online no snes9x 1.53 ?? (Inclusive com pessoas usando Windows)
Ja faço isso com o Zsnes 1.42 e hamachi, mas tem alguns jogos que ficam fora de sincronia, e achei esse netplay do Snes9x meio confuso!

Obrigado \o

Ola Pelo que li e isso mesmo thesesshoumaru, as versoes do zsnes para jogar on-line sao a 1.36 e a 1.42 nas versoes posterioores do Zsnes o suporte ao game online foi removido. Eu uso o http://www.zbattle.net/.

http://old-releases.ubuntu.com/ubuntu/pool/multiverse/z/zsnes/


Obrigado Andry se quiser adicionar algo e so postar que incluo no tutorial.
« Última modificação: 15 de Novembro de 2011, 10:23 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline ivankael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Zsnes e Snes9x - Jogando Super-Nintendo no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #7 Online: 18 de Abril de 2012, 20:17 »
Mais outro tuto matador!

Valeu

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Zsnes e Snes9x - Jogando Super-Nintendo no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #8 Online: 01 de Maio de 2012, 18:44 »
Adicionado um PPA para a versao snes9x 1.53 é so baixar instalar e usar;

https://launchpad.net/~bearoso/+archive/ppa

Adicionado link para o emulador Bsnes.
« Última modificação: 01 de Maio de 2012, 19:06 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Zsnes e Snes9x - Jogando Super-Nintendo no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #9 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 19:14 »
O topico ja esta um pouco antigo, as referencias ainda estao valendo.

Vamos brincar uma pouco com as roms de Snes, e "estragar" um super classico do super nintendo o Final Fight!!! tudo em nome do aprendizado é claro!!! ; )

Vamos dar uma olhada na estrutura de uma rom de snes com o Bless(se vc nao tem, e so instalar pela central de programas) ele e um editor hexadecimal bem facil de usar e aponte para sua rom de snes e vc vai ver alguma coisa parecida com isso;

http://img593.imageshack.us/img593/184/1vse.png

Aqui ja da para brincar um pouco tbm, vc pode alterar algumas coisas simples na tela de titulo, como o nome da nintendo e subibstituir por outra coisa, o unico porem e que vc tem que trocar por uma palavra que tenha o mesmo numero de caracteres, por exemplo, "nintendo" sao 8 caracteres entao vc pode trocar por outra palavra com 8 caracteres tbm, exemplo;

http://img36.imageshack.us/img36/2750/gb5j.png

http://img580.imageshack.us/img580/5852/x7i5.png

Para encontrar os caracteres interessantes para alterar, como o nome dos inimigos, chefes, o nome dos personagens principais da historia, apresentação e so usar o recurso "localizar" do proprio aplicativo, vc deve procurar em maiusculas e minusculas por por exemplo "Cody"(veja no lado direito) no caso do final fight, e ir trocando, mas esse metodo é limitado e so permite a troca por palavras que contenham o mesmo numero de silabas, mas ja da para tirar uma onda ; ) nao esqueça de salvar as alteraçoes!!! Se vc alterou e colocou caracteres a mais ou a menos vai haver erro e o Bless nao deixa salvar, se ele deixasse provavelmente a rom ficaria inutilizada.

Vou ver se encontro algumas ferramentas nativas para Linux para fazer essas traduçoes, se alguem for entendido do assunto, gostaria de trocar ideia nesse topico!!! ja tenho aqui duas ferramentas, o Bless e tbm o JIPS que e escrito em Java e super facil de usar, ele aplica o IPS na rom.

O Jips vc pode baixar aqui ou no meu dropbox- > http://www.zophar.net/utilities/patchutil/jips.html

Os patches IPS são uma espécie de acordo entre os ROMhackers: quando se faz uma tradução esta tem de ser disponibilizada no formato dum patch IPS. IPS significa "International Patching System" e seria mais um sistema de patching entre tantos outros, não fosse o fato de ter sido "adaptado" pelos ROMhackers.

Falta muito aprendizado ainda, mas com essas duas ferramentas ja da para aplicar os IPS de outros tradutores na sua rom desejada, vamos para um exemplo mais pratico;

*tutorial para fins didaticos apenas se vc tiver o cartucho original.
**Este hack deve ser aplicado na ROM original Final Fight (U).smc, com CRC32 4CAB21DB e sem cabeçalho, do contrario nao funciona, a rom esta abaixo.

Baixe aqui- > http://www.emuparadise.me/Super_Nintendo_Entertainment_System_(SNES)_ROMs/Final_Fight_(USA)/33745

Baiixe o IPS do Final Fight aqui - > http://www.romhackers.org/modules/PDdownloads0/singlefile.php?cid=41&lid=59

*Nesse site tem bastante documentação e tutoriais para ler.

Descompacte o JIPS e rode com o comando;

java -jar JIPS.jar

No campo superior, vc coloca o caminho para a sua rom do SNES, ou seja, procure a rom Final Fight (USA).sfc em downloads(descompacte antes).

No campo inferior vc coloca o caminho para o IPS que contem a modificação da rom e clique em aplicar.

Se tudo correu bem vc ja pode rodar a sua rom Final Fight modificada, essa rom e muito engraçada!!!!! vale muito a penaconhecer ; )

*Se alguem nao conseguir fazer o procedimento, avisar que eu mando a rom pronta para teste.

Quem sabe aprendemos alguma coisa sobre tradução de roms aqui? o que vcs acham??? Quem sabe mexer com isso???

http://img842.imageshack.us/img842/1599/m4rb.png

http://img853.imageshack.us/img853/4063/8uj1.png

Dica!!!

IPS e ZSNES

O ZSNES inclui muitos segredos que os comuns mortais desconhecem :P E um deles é a possibilidade de jogar a ROM patchada sem aplicar o patch...

E so deixar o patch e a ROM com o mesmo nome e isso é tudo o que tens que fazer: pôr a ROM e o patch na mesma pasta com o mesmo nome, abrir o ZSNES e correr a ROM e pronto, o patch e aplicado e a tua ROM continua em estado original, intocada =P

« Última modificação: 14 de MAR?O de 2014, 08:56 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Zsnes e Snes9x - Jogando Super-Nintendo no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #10 Online: 02 de MAR?O de 2014, 03:06 »
Vamos dar uma olhada na parte de layout,cores e graficos da nossa rom, vamos baixar para teste a rom F-ZERO do super nes, para editar vamos baixar outro editor em Java o TileEditor http://digisalt.wordpress.com/2013/11/05/snes-tileeditor/ para executar;

 java -jar dtileEdit.jar

Depois de executado, altere para 16 linhas para facilitar a busca por imagens a serem editadas, ao encontrar e so começar a brincadeira e começar a editar os sprites ; )


http://img801.imageshack.us/img801/7821/28a1.png


http://img850.imageshack.us/img850/9057/nvyn.png



http://img801.imageshack.us/img801/7122/se0a.png

*Aqui uma pequena alteração nas cores do titulo f-zero para testar o programa.


Da para fazer as alteraçoes com essa ferramenta basica, o unico porem e que para procurar as imagens para editar vc tem que ficar clicando com o mouse para descer a janela.....deveria ter uma barra de rolagem para facilitar.....se bem que nao deu tempo de explorar todo o potencial desse editor ainda.....

Tbm da para usar as ferramentas windows e funcionam muito bem, pois sao programas simples.

http://img855.imageshack.us/img855/6216/jt64.png

É isso ; )

http://smkdan.eludevisibility.org/fzero.html
http://digisalt.de/main.php?lang=GB&ccat=1256&site=1301483992
http://segaretro.org/Tile_Layer_Pro?rdfrom=http%3A%2F%2Finfo.sonicretro.org%2Findex.php%3Ftitle%3DTile_Layer_Pro%26redirect%3Dno
http://code.google.com/p/tile-molester/downloads/list
http://www.romhackers.org/modules/PDdownloads2/singlefile.php?cid=2&lid=28
http://www.romhackers.org/modules/PDdownloads1/singlefile.php?cid=45&lid=153
« Última modificação: 02 de MAR?O de 2014, 12:35 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Zsnes e Snes9x - Jogando Super-Nintendo no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #11 Online: 13 de MAR?O de 2014, 01:39 »
Continuando com o basico da tradução de roms e edição, ha muitas ferramentas para tradução, algumas sao de uso geral que podem ser usadas tanto para traduzir para o Mega Drive,Playstation quanto para o Super Nes ou outro sistema qualquer, ou seja, ha uma infinidade de ferramentas que podemos usar. Outras sao especificas para determinado game, como por exemplo o Super Metroid do Super NES, que tem um editor para o game todo onde vc pode recriar fases, editar inimigos, alterar as posiçoes de cada personagem no cenario se preferir .

Ha ate uma rom do Super Metroid que foi modificada e gravada em cartucho por alguns fãs http://www.romhacking.net em que o gameplay costuma ser bastante dificil. http://www.romhacking.net/?page=hacks&genre=&platform=9&game=729&category=&perpage=20&title=&author=&hacksearch=Go e https://www.youtube.com/watch?v=9HsWWEb-drs entre outros hacks bem dificeis mas tentadores para os fãs http://datacrystal.romhacking.net/wiki/Super_Metroid .

http://img691.imageshack.us/img691/9499/rsvs.png

http://www.youtube.com/watch?v=qyrIU_90epw

http://www.loudr.fm/release/super-metroid-symphony/v45xt

http://img703.imageshack.us/img703/4712/6umo.png

http://www.youtube.com/watch?v=1oTzxyFWDyE

*para quem desejar testar essa rom super dificil e so avisar que mando ela ja com o IPS aplicado pronta para rodar no Snes9x.
**tambem mando se desejar a rom para teste Super Mario World [BETA] (U) [!] para ser debugada.

Nao vamos re-inventar a roda, vamos usar alguns aplicativos windows que funcionam muito bem com o wine porque sao aplicaçoes bem simples.

Do que vamos precisar para o basico?

-  de uma rom de facil edição para começar, como o final fight do snes
-  do aplicativo Translhextion - http://www.romhackers.org/modules/PDdownloads2/singlefile.php?cid=2&lid=32
-  do aplicativo monkey-moore - http://www.romhackers.org/modules/PDdownloads2/singlefile.php?cid=2&lid=138
-  de um emulador como o snes9x ou zsnes
-  um dicionario para tradução das palavras

Clique com o direito do mouse no Translhextion e peça para abrir com o wine;

http://img836.imageshack.us/img836/2351/77fi.png

Va ate file->open e abra a sua rom de final fight, agora voce pode ate procurar algumas coisas interesantes na rom para traduzir, (seach->find) tente como por exemplo, palavras como Haggar, Cody,knife ou personagens do game como jake,bred ou andore ou ate objetos.

http://img69.imageshack.us/img69/1082/irqx.png

Vamos criar agora uma tabela para a nossa rom, para podermos nos orientar, com o aplicativo monkey-moore;

http://img827.imageshack.us/img827/6299/egty.png

No campo superior do aplicativo coloque o caminho para a rom, e e claro, tem que ser a mesma rom que estamos abrindo no Translhextion. No campo busca relativa fazemos a mesma coisa e digitamos uma palavra para que a aplicação possa se orientar e criar uma tablela para usarmos, que sera usada na tradução da rom. Algumas pessoas nem precisam de tabelas para traduzir, mas elas podem variar de rom para rom, entao e necessario ainda ate pegar a pratica.

Digitamos na busca relativa do monkey-moore knife por exemplo e o aplicativo vai e tenta encontrar a tabela que a rom esta usando.

http://img577.imageshack.us/img577/8307/qprh.png

Depois clicamos em criar tabela e ele vai pedir um nome, de exatamente e nome da rom que vc vai traduzir e o aplicativo vai crair um arquivo com extenção .tbl.

http://img802.imageshack.us/img802/5237/7r0j.png

*deixe a rom e a tabela na mesma pasta.

Agora vamos importar essa tabela para nos podermos entender a rom, clique no Translhextion em Script->Open thingy Table e o aplicativo vai importar a tabela para a rom, observe a tabela e va incrementando ela, olhando no lado direito as palavras e frases e no lado esquerdo o valor que cada letra representa, o monkey-moore cria somente uma tabela base. Procure coisas para traduzir, sempre usando de preferencia o find do Translhextion, Exemplo;

http://img28.imageshack.us/img28/1631/ydbi.png

Observe que na sua tabela criada com o Monkey-moore nao tem o item espaço, vc precisa coloca-lo e definir um valor para ele, do contrario, ao traduzir e vc der um espaço com a barra de espaço do teclado, a rom ela pode nao funcionar mais porque ela nao entende o valor do espaço que vc adicionou, de preferencia va traduzindo aos poucos cada palavra, e salvando a sua tradução.

Nao sao todas as palavras ou frases que tem sentido ao ser traduzidas, alguns significados literais de alguns objetos e frases tem que ser adaptadas para o nosso idioma.

Preste a atenção nas palavras acentuadas, sendo que no original em ingles elas nao tem acento. Vc precisa adicionar na sua tabela os acentos e os valores para eles tambem, mas isso nao vamos abordar, vamos deixar para depois tambem a questao de "ponteiros", vamos somente com o basico.

Observe tbm as quebras de linhas na rom, entre as frases, elas tbm tem que ser respeitadas, sempre veja antes como a rom em funcionamento no emulador lida com elas, os intervalos das "falas" dos personagens.

Coloque na tabela, veja que ela nao sabe lidar com um "espaço" simples, entao vc da uma olhada na rom onde ha um espaço entre as falas dos personagens e olhe na esqueda o valor que esse espaço tem, exemplo;

http://img59.imageshack.us/img59/7113/zgrk.png

Na frase "Capital do crime" observe que entre "do" e "crime" ha um espaço, olhando na esqueda e representado pelo numero 20 entao, olhando na nossa tabela nao tem o numero 20, entao vamos acrescentar na tabela;

20=

vinte o sinal de igual e de um espaço com a barra de espaço do teclado

Pronto, salvamos e agora a nossa rom vai entender que vc quer dar um espaço entre uma palavra e outra, e que o valor desse espaço e 20. Precisamos importar essa modificação da tabela para a nossa rom novamente indo ate script->Open thingy Table e agora a nossa rom entende os espaços.

E as virgulas? mesma coisa, nao esta na tabela? Adicione!!! Entao vemos na rom onde ha a virgula e o valor dela e adicionamos na nossa tabela, fazemos o mesmo procedimento, salvamos e importamos a nova tabela para o Translhextion.

No translexton existem alguns pontos ou caracteres estranhos, esses caracteres sao cararacteres que o aplicativo nao consegue distinguir do que se trata, nao remova ou modifique ainda.

Com esse pequeno empurrao ; ) ja da para entender o minimo do minimo da tradução de rom de Snes, o resto e com um pouco de leitura e pesquisa.

Que tal matar a saudade daquele RPG cabuloso traduzido para portugues? E so botar a mao na massa!!!

*teste simples;

http://img32.imageshack.us/img32/5731/0ieg.png

http://img35.imageshack.us/img35/2745/rpol.png

http://img593.imageshack.us/img593/8772/zrq1.png

http://img585.imageshack.us/img585/382/o332.png

WTF???

http://www.youtube.com/watch?v=bSQ5f4L5n04#t=112



Enjoy!!!


http://romhacking.trd.br/index.php?/topic/8886-programa-de-traducao/
http://www.romhackers.org/modules/news/
http://www.romhackers.org/modules/PDdownloads1/viewcat.php?cid=42
http://www.romhackers.org/modules/PDdownloads1/viewcat.php?cid=44
« Última modificação: 17 de MAR?O de 2014, 19:37 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Zsnes e Snes9x - Jogando Super-Nintendo no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #12 Online: 17 de MAR?O de 2014, 07:19 »
Ei Platao, eu pensei que o Snes9x estivesse abandonado, mas parece que há desenvolvimento ainda, veja:

https://github.com/snes9xgit/snes9x

O último commit foi feito faz 1 mês, pelo BearOso, o mesmo cara que mantém o PPA do Snes9x.

Pelo que parece, a versão do saucy e trusty se baseam no snapshot do repositório git, será? Pelo menos data entre a última atualização do PPA e do último commit do git são as mesmas.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Zsnes e Snes9x - Jogando Super-Nintendo no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #13 Online: 17 de MAR?O de 2014, 19:12 »
Boas Sergio, para os companheiros que nao sabem direito o que e o GIT em detalhes bem didatico;

http://www.youtube.com/watch?v=WVLhm1AMeYE#aid=P8sEV8wCxnQ

O GIT foi criado pelo Tio Linus Torvalds e é bacana de se conhecer.

Aqui eu sempre procuro em dois PPAs as novidades, no do Bearoso que e o principal https://launchpad.net/~bearoso/+archive/ppa e aqui no do Hunter https://launchpad.net/~hunter-kaller/+archive/ppa me parece que a versao do Bearoso e baseadas no ultimo update do repositorio GIT.

Pelo que eu entendi la do repositorio do bearoso, sao alguns fix menores e importantes, ele esta la firme e forte no desenvolvimento ; ), acho que a proxima versao deve estar perto de ser a 1.54!! ja que a versao corrente agora e a 1.53.9XX

Pelo que parece, a versão do saucy e trusty se baseam no snapshot do repositório git, será? Pelo menos data entre a última atualização do PPA e do último commit do git são as mesmas.

Da para compilar para o Precise tbm a ultima versao, com certeza!!! Ou entao espera o bearoso fazer o .deb!!! Se agente nao quiser esperar e so botar a mao na massa e compilar a nossa versao!!!

Vamos entao compilar o nosso Snes9x ?!

Temos entao duas opçoes;

sudo add-apt-repository ppa:bearoso/ppa

ou

sudo add-apt-repository ppa:hunter-kaller/ppa

* da uma olhada la tbm http://filthypants.blogspot.com.br/
**nesse repositorio do hunter tem algumas coisas interessantes

sudo apt-get build-dep snes9x-gtk

Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:

  libxtst-dev libxv-dev nasm x11proto-record-dev x11proto-video-dev

Os pacotes a seguir serão atualizados:

  libxtst6 libxv1

2 pacotes atualizados, 5 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 631 não atualizados.

É preciso baixar 1.239 kB de arquivos.
Depois desta operação, 3.169 kB adicionais de espaço em disco serão usados.

Você quer continuar [S/n]? s

MODO 1

Versao mais antiga -

Baixando;

wget https://sites.google.com/site/bearoso/snes9x/snes9x-1.53-src.tar.bz2

*ou pegar de outra fonte

extraimos;

tar xvjf snes9x-1.53-src.tar.bz2

entramos na pasta;

cd snes9x-1.53-src/gtk

./configure

make

MODO 2

Versao mais nova

Essa versao e que nos interessa para o Precise!!!;

git clone https://github.com/snes9xgit/snes9x.git

Cloning into 'snes9x'...
remote: Reusing existing pack: 3106, done.
remote: Total 3106 (delta 0), reused 0 (delta 0)
Receiving objects: 100% (3106/3106), 3.95 MiB | 903 KiB/s, done.
Resolving deltas: 100% (1988/1988), done.

entramos na pasta;

cd snes9x/gtk

*Aqui da para ver alguns parametros para alterar se desejar, no arquivo configure.ac

Entre agora com;

./autogen.sh

mame@mame-VirtualBox:~/snes9x/gtk$ ./autogen.sh

Copying file mkinstalldirs
Copying file po/Makefile.in.in

Please add the files
codeset.m4 gettext.m4 glibc21.m4 iconv.m4 isc-posix.m4 lcmessage.m4
progtest.m4

from the /aclocal directory to your autoconf macro directory
or directly to your aclocal.m4 file.
You will also need config.guess and config.sub, which you can get from

ftp://ftp.gnu.org/pub/gnu/config/.

/usr/share/aclocal/gtkglextmm-1.2.m4:225: warning: underquoted definition of AC_GTKGLEXTMM_SUPPORTS_MULTIHEAD
/usr/share/aclocal/gtkglextmm-1.2.m4:225:   run info '(automake)Extending aclocal'
/usr/share/aclocal/gtkglextmm-1.2.m4:225:   or see http://www.gnu.org/software/automake/manual/automake.html#Extending-aclocal
configure.ac:24: installing `./compile'
configure.ac:19: installing `./install-sh'
configure.ac:20: installing `./missing'

e agora sim;

./configure

e depois;

make

E pronto agora vc tem a ultima versao do Snes9x-Gtk compilada na sua maquina!!!

Se vc usou a maquina virtual, o que e recomendado, para nao poluirmos a nossa isntalação padrao, e so copiar a pasta GTK para o nosso Ubuntu 12.04 e rodar o aplicativo ja pre-compilado Snes9xGtk que acabamos de fazer!!! E quem sabe posteriormente.... fazer um .deb com ele!!!

*quem sabe nao da para adicionar alguns parametros para otimizar a compilação? olhe no arquivo configure.ac ou deixe o proprio script fazer o melhor ajuste...
**atualização do post anterior
***interessante tbm e que os filtros sao compilados junto com o snes9x
****Olhe que vc tem a opção no arquivo configure.ac de habilitar o GTK3!
« Última modificação: 18 de MAR?O de 2014, 02:56 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997