Autor Tópico: Restauração de backup da pasta /.kde  (Lida 4365 vezes)

Offline Bfantinatti

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Restauração de backup da pasta /.kde
« Online: 19 de Novembro de 2011, 00:27 »
Olá pessoal, tudo bom? Estou com um problema sério e até agora não encontrei solução.
Deu um problema estranho aqui no meu KDE (kubuntu 11.04), onde as configuraões do desktop não funcionavam direito. Tentei um monte de coisa, e acabei resolvendo deletar a pasta /.kde pra começar as configurações do zero. Porém no meu desktop antigo (o que eu deletei) tinham coisas inportantes como senhas de wifi, anotações importantes num widget de notas, etc... Enfim, acabei perdendo tudo isso.
Mas eu faço com certa frequência uma cópia de segurança da pasta /.kde. Nunca precisei restaurar uma dessas copias, e acabei me deparando com a necessidade disso agora. Achei que era simplesmente entrar por um pendrive bootável e trocar a /.kde problemática por uma cópia um pouco mais antiga, mas que funciona. O problema é que, fazendo isso, após reiniciar, ele mostra alguns problemas de usuários, tipo que tal arquivo de configuração está inacessível (como se o sistema ou eu não tivéssemos permissões pra acessá-los...)...
A questão é: Existe uma forma correta de restaurar um desses backups da pasta /.kde? Alguma forma que faça com que as configurações sejam totalmente resgatadas daquela pasta que eu havia copiado?
Valeu pessoal, aguardo respostas... Muito obrigado

Offline Andreson Goveia

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Restauração de backup da pasta /.kde
« Resposta #1 Online: 19 de Novembro de 2011, 01:47 »
Você apenas copiou a pasta .kde/ para o pendriver na hora de fazer o backup ou compactou a pasta para .tar.gz?
Porque seria muito melhor se tivesse compactado(minha opinião), pois quando vamos copiar esse tipo de pasta geralmente da alguns erros de não foi possível copiar tal link etc.
O que acaba não sendo um backup completo e assim na hora de restaurar pode dar problema.
Bem eu nunca passei por essa situação então fica difícil eu dar uma opinião, mas quando aparecer a mensagem, anota o caminho do arquivo e depois no terminal você da permissão para ele usando o chmod

tipo o arquivo ~/.kde/config/eurc não pode ser lido ou uma mensagem parecida

ai você da o comando

chmod 777 .kde/config/eurc

mas para ficar mais seguro e não ter que usar o 777 você pode entra no dolphin como root ($sudo dolphin) navegar até onde esta o arquivo e alterar a permissão dele (que é a forma que eu mais aconselho a fazer).

Offline Bfantinatti

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 19 de Novembro de 2011, 12:52 »
É, realmente eu só fiz cópia da pasta e não compactei ela.
Valeu pela dica Andry, vou tentando aqui e qualquer coisa aviso novamente...
Obrigado!!

Offline Bfantinatti

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 23 de Novembro de 2011, 16:34 »
Olá Andry, fiz a cópia compactando ela, e tambpem não funcionou.
E nesses ultimos testes que fiz, aparece um erro: "kstartupconfig4 does not exists or fails. The error code is 4. Check the installation".
Já viu algo assim?

Offline Andreson Goveia

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 23 de Novembro de 2011, 18:11 »
Deve ser algum link que não foi copiado corretamente, por que não faz assim.

Deleta a pasta .kde para que volte tudo ao normal OK.
Depois vai copiando do backup para a pasta aos poucos, até copiar tudo.
Pelo menos não vai perder as suas coisas mais importantes.
e da próxima vez ao invés de apagar a pasta você renomeia ela para .backupkde  ou isa algum software de backup, hehe.