Autor Tópico: Atualizar-se ou não Atualizar-se... eis a questão...  (Lida 2440 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Atualizar-se ou não Atualizar-se... eis a questão...
« Online: 21 de Novembro de 2011, 22:59 »
Na medida em que os patrocinadores de uma determinada distribuição de Linux realizam um "upgrade" da distribuição, ou seja, o lançamento de uma nova versão do OS, rapidamente queremos tomar nota da "nova" distro. O que ela tem de "novo", quais os recursos, quais os efeitos, as correções e aperfeiçoamentos etc etc. Enfim. Sou usuário Linux Ubuntu há aproximadamente 5 anos... (e gosto tanto do Linux que há aproximadamente 4 anos só uso Linux. Naaaaada de Windows). Agora o que gostaria de tirar como dúvida é a seguinte: Usei durante o início o KDE, porém, quando "eles" passaram pro KDE 4... achei uma desgraça. Então fui pro Ubuntu, foi puro encanto logo te cara !! porém, eis que veio um negócio chamado Unity (e Gnome 3.0), nem sei dizer qual dos dois foi mais trágico pra mim. Uma espécie de profunda decepção seguida de latente vergonha. Agora fico pensando: "uso o ubuntu 10.10, e meu sistema está não menos que "perfeito". Tudo funciona de forma excelente. Cheio de efeitos, cheio de recursos, programas, plugins, enfim, não menos que TUDO ok. Porém, esse Ubuntu 10.10 terá suporte até Abril de 2012". Sendo assim, e agora?! passado Abril de 2012 o que acontece com a distro? não tem mais suporte? (não ter suporte é sinônimo de não ter mais atualização?). Não ter atualização é sinônimo de não ter mais os programas da Central de Programas disponíveis para download ou mesmo os "novos" programas das plataformas 11.xx 12.xx? O que significa "não ter suporte"? Vale a pena insistir em continuar usando uma distro nessas condições? ou seria melhor eu deixar de ser excessivamente ortodoxo e "aprender" a usar o Ubuntu 11.10 (com Unity e tudo mais) ?!

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Atualizar-se ou não Atualizar-se... eis a questão...
« Resposta #1 Online: 21 de Novembro de 2011, 23:21 »
Falou certo: deixar de ser excessivamente ortodoxo. Sinto muito, mas o GNOME 2.x já era.
Além do mais, tem outro LTS a caminho: 12.04. Logo, esta será a versão recomendada para todos. E se não quiser usar o Unity, tem o GNOME 3, o KDE, o XFCE, o LXDE... Mas uma coisa é certa: sendo uma versão LTS, é praticamente certo que será muito mais estável que as regulares e que terá bem mais tempo para correção de bugs e outros problemas.
Não é à toa que o 12.04 será o meu primeiro LTS "fixo".

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Atualizar-se ou não Atualizar-se... eis a questão...
« Resposta #2 Online: 21 de Novembro de 2011, 23:46 »
Camarada, não há problema em usar a versão desatualizada, quando vencer o prazo terá que mudar o repositório para continuar instalando os aplicativos.
Porém, se está fora de cogitação usar unity e gnome-shell, recomendo que teste, por um período longo, o xubuntu, ele realmente está muito bom.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Atualizar-se ou não Atualizar-se... eis a questão...
« Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2011, 08:37 »
Valeu pela dica Adriano, poque de fato, tenho percebido que tem muita gente falando sobre esse "xubuntu". (que não conheço), mais verificarei sim.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Atualizar-se ou não Atualizar-se... eis a questão...
« Resposta #4 Online: 18 de Maio de 2012, 13:35 »
E aí, já atualizou?

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Atualizar-se ou não Atualizar-se... eis a questão...
« Resposta #5 Online: 18 de Maio de 2012, 14:43 »
Rapaz Eliseu, atualizei não... poxa tá tudo aqui funcionando de forma tão "perfeita" tão "100%"... Daí atualizo e la se vai eu ter que instalar algumas frescuras que de fato eu gosto, como os efeitos do "Cubo da Área de Trabalho", programas que não estão na "Central de programas", isso entre muuuuitas outras coisas a mais... (como programas de áudio, de vídeo, alguns jogos...).
Então farei o seguinte, continuarei com esse (Ubuntu 10.10) até onde der... afinal de contas me é satisfatório em absolutamente, tudo !!!!


Valeu.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Atualizar-se ou não Atualizar-se... eis a questão...
« Resposta #6 Online: 18 de Maio de 2012, 16:54 »
A 10.04 tem suporte maior: até abril de 2013. E essa versão usa o gnome2, o mesmo da 10.10. É uma boa pedida pra você que acostumou-se com o gnome2 e o compiz (cubo, janelas gelatinosas, etc.).
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Atualizar-se ou não Atualizar-se... eis a questão...
« Resposta #7 Online: 18 de Maio de 2012, 16:57 »
Mas não teria como fazer tudo isso no Xubuntu 12.04? No teu caso, já que não simpatizou com Unity nem com GNOME Shell, atualmente seria a melhor coisa, acho eu.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Atualizar-se ou não Atualizar-se... eis a questão...
« Resposta #8 Online: 19 de Maio de 2012, 11:31 »
João, concordo com o eliseu, porém, admiro sua objetividade e praticidade, se está funcionando e lhe atendendo bem, só troque quando for conveniente.
Você levará a vantagem de ao trocar, poderá usar por exemplo o 12.04 com muito mais estabilidade (já é bom, só ficará ainda melhor).
No meu athlon x2, o 10.04 não sairá tão cedo, com o driver livre das versões atuais a saída s-vídeo não funciona bem.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Atualizar-se ou não Atualizar-se... eis a questão...
« Resposta #9 Online: 19 de Maio de 2012, 11:45 »
Pode usar até onde der. Tranquilo. Sem paranoia.

Quando os repositórios não funcionarem mais, mude para old (http://www.vivaolinux.com.br/dica/Repositorios-para-Ubuntu-que-nao-estao-mais-em-atualizacao-oficial).

Você pode usar PPA's para instalar aplicativos mais recentes, GetDeb, etc.

Mantendo a segurança mínima, com um Firewall ativado, não terá nenhum problema.

Tem gente ainda usando XP sem Service Pack... Pasmem: tem gente ainda usando o Windows 98! Do lado de cá, tem gente ainda usando o Kurumin...  :)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Atualizar-se ou não Atualizar-se... eis a questão...
« Resposta #10 Online: 20 de Maio de 2012, 09:29 »
Rodrigo... taí, gostei dessa informação: "quando os repositórios não funcionarem mais"... Não sabia que havia um meio para "minimizar" os efeitos de uma distribuição cujos repositórios não mais estivessem sendo atualizados para aquela versão específica. Sei que de fato não é possível imaginarmos que todas as versões de um Ubuntu por exemplo, permaneçam ativas por um tempo "infinito", indeterminado... Acho até que seria o ideal que isso acontecesse sim, porém, sei que as coisas não funcionam assim, então é isso... ao menos, enquanto eu puder utilizar o (excelente) Ubuntu 10.10, continuarei com ele mesmo.

Obs. Lamento os rumos adotados pela Canonical na direção de conduzir o Ubuntu na direção dos tablets, sei que como uma empresa, a Canonical tem que caminhar na direção do mercado (e o mercado é... tablet). Mais será que o tablet substitui o velho (e eficiente PC)? Enfim, posso ser um tanto quanto radical, mais definitivamente, acho o Gnome 3 e o Unity... verdadeiras desgraças, uma tremenda de uma bomba nas mãos dos usuários Linux !!!!!

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Atualizar-se ou não Atualizar-se... eis a questão...
« Resposta #11 Online: 20 de Maio de 2012, 10:04 »
Só discordo da crítica feita ao GNOME 3 e Unity.

A tendência das novas interfaces não é coisa só da Canonical. É geral. Basta ver o Mac OS Lion e Windows 8.

Sei que tem gente que não gostou. Mas quem aderiu ao GNOME Shell e/ou ao Unity passa a se sentir desconfortável em interfaces Windows-like (tipo Windows 95) como o GNOME 2 e XFCE.

Como é que isso... http://4.bp.blogspot.com/-pYcK2KA8sAM/Tliw6YNiOrI/AAAAAAAAAmI/7Ra0z9S5ERw/s1600/firefox-bug.png

... pode ser melhor que isso? https://docs.google.com/file/d/0B8xUaDl5k6s7Vk8zWXlDeHBEdkU/edit?pli=1

Notem o desperdício de espaço, a poluição visual...

clodoaldops

  • Visitante
Re: Atualizar-se ou não Atualizar-se... eis a questão...
« Resposta #12 Online: 20 de Maio de 2012, 11:49 »
-Desktop de trabalho sempre mantenho a LTS até fim do suporte de 3/5  anos
-Desktop de casa e notebook faço instalaçao limpa de cada npva versão semestral p/ testar as novidades

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Atualizar-se ou não Atualizar-se... eis a questão...
« Resposta #13 Online: 20 de Maio de 2012, 12:11 »
Só discordo da crítica feita ao GNOME 3 e Unity.

A tendência das novas interfaces não é coisa só da Canonical. É geral. Basta ver o Mac OS Lion e Windows 8.

Sei que tem gente que não gostou. Mas quem aderiu ao GNOME Shell e/ou ao Unity passa a se sentir desconfortável em interfaces Windows-like (tipo Windows 95) como o GNOME 2 e XFCE.


+1
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Wellington11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 196
    • Ver perfil
Re: Atualizar-se ou não Atualizar-se... eis a questão...
« Resposta #14 Online: 20 de Maio de 2012, 17:28 »
 ;) Se você não quer ter problema com atualizações com troca SO instalem versões LTS, trocar de versão de 6 em 6 meses eu particularmente acho um saco e além do mas as versões LTS são constantemente actualizadas e aprimoradas.