Autor Tópico: O Ubuntu 6.06 LTS não reconhece meu HD ¬¬''  (Lida 7587 vezes)

Offline Squiter Stanley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
  • "Troca-Equivalente"
    • Ver perfil
    • Extensões para Firefox
O Ubuntu 6.06 LTS não reconhece meu HD ¬¬''
« Online: 05 de Agosto de 2006, 18:21 »
Fala aew galera!!!

Não to conseguindo instalar meu Ubuntu, pq quando ele chega na parte de particionar o HD nada acontece, tentei entrar também direto no Gparted e ele diz que nenhum dispositivo foi encontrado... oras, o que devo fazer??????
Tenhu um HD Sata de 200gb

Alguem me ajuda!!

Abraço

¬¬'' não sei por o link, então ai vai: http://mozfirefox.blogspot.com

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: O Ubuntu 6.06 LTS não reconhece meu HD ¬¬''
« Resposta #1 Online: 05 de Agosto de 2006, 18:28 »
Ei, Squiter Stanley, você está tentando instalar o Ubuntu 6.06 LTS através do CD "desktop" ou "alternate"? Recomendo instalar pelo segundo, muitos membros do fórum tiveram experiências ruins com o primeiro.

Eu, por exemplo, tentei instalar o Ubuntu duas vezes pela versão "desktop" e vi o computador travar sem nem chegar na parte do esquema de particionamento. O modo tradicional de instalação é o modo texto e este é confiável.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2006, 18:29 por arsolto »

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu 6.06 LTS não reconhece meu HD ¬¬''
« Resposta #2 Online: 05 de Agosto de 2006, 18:54 »
arsolto: instalar com o CD alternate ou com o desktop não vai alterar em nada a detecção do disco, as experiências ruins do Live CD não configurar correctamente a sua placa gráfia têm muito pouco a ver com o detectar de discos no sistema...
Stanley: provávelmente o seu disco SATA não é suportado pelos actuais drivers que estão incluídos no kernel do Ubuntu...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline Squiter Stanley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
  • "Troca-Equivalente"
    • Ver perfil
    • Extensões para Firefox
Re: O Ubuntu 6.06 LTS não reconhece meu HD ¬¬''
« Resposta #3 Online: 05 de Agosto de 2006, 21:51 »
o
Não é suportado?????????????????????????
e agora?????????????????

¬¬'' não sei por o link, então ai vai: http://mozfirefox.blogspot.com

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: O Ubuntu 6.06 LTS não reconhece meu HD ¬¬''
« Resposta #4 Online: 05 de Agosto de 2006, 22:06 »
Leia o tópico Ubuntu não reconhece o HD Sata. Me ajudem! e tente seguir as dicas que foram dadas por lá. O moderador galactus afirma que é possível instalar o Ubuntu em um HD Serial ATA.

Offline rodrigo666

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
    • Ver perfil
    • http://toca-do-lobo.blogspot.com
Re: O Ubuntu 6.06 LTS não reconhece meu HD ¬¬''
« Resposta #5 Online: 05 de Agosto de 2006, 23:16 »
arsolto: instalar com o CD alternate ou com o desktop não vai alterar em nada a detecção do disco, as experiências ruins do Live CD não configurar correctamente a sua placa gráfia têm muito pouco a ver com o detectar de discos no sistema...
Stanley: provávelmente o seu disco SATA não é suportado pelos actuais drivers que estão incluídos no kernel do Ubuntu...

Na verdade, com todo o respeito, a sua afirmação não é totalmente verdadeira.
Por três vezes tive problemas semelhantes na instalação do Ubuntu através do Desktop justamente no momento de particionar o disco que foram solucionados ao instalar através do Alternate (referindo-se aqui ao modo server, correto?)

Bem, para ser mais sincero, em uma das três vezes que citei eu consegui instalar pelo Desktop, mas demorou um monte (aproximadamente três horas e vários minutos para carregar o Gparted na instalação), cheguei até a pensar que tinha travado, mas como era lá na casa de minha namorada, não teve problema, pois tinha outras coisas a fazer e podia deixar instalando o tempo que fosse necessário (observação: o CD era do Ubuntu original que me foi enviado pela Canonical, descartando-se, assim, qualquer hipótese de erro de gravação da mídia).

O que eu quero dizer com tudo isso é que muitas vezes a instalação do Ubuntu através do LiveCD modo Desktop funciona, mas muitas vezes ela trava justamente no momento de particionar o disco e se isso ocorrer, a tentativa de instalar através do modo texto é válida (pelo menos sempre funcionou comigo). Isso é um fato irrefutável.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu 6.06 LTS não reconhece meu HD ¬¬''
« Resposta #6 Online: 06 de Agosto de 2006, 00:59 »
O Particonador do Live-CD do Ubuntu 6.06 tem muitos Bugs, eu sempre preferi usar a versão alternate CD (de instalação em modo texto), dá bem menos problemas, não estou querendo dizer que não possa dar problemas, muitas vezes o problema não é o HD mas o Chipset da controlodora do HD SATA. É só dar uma olhada no tópico sobre o Em que Hardware o Ubuntu está rodando, para ver que não só eu, mas muitos outros conseguem usar um HD SATA no Ubuntu. Infelizmente problemas podem ocorrer.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Fisico_UEM

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 147
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu 6.06 LTS não reconhece meu HD ¬¬''
« Resposta #7 Online: 06 de Agosto de 2006, 02:42 »
Tava com o mesmo problema e resolvei assim:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=1236.45

Ve os meus 3 últimos post e faça os comandos que está no primeiro post do tópico
Ubuntu Breezy... num teve jeito de usar outro...
Asus K8N4-E DELUXE
Sempron 64 3000+
1 Gb 400Mhz PC 3200 Corsair
HD SataII 250 Gb
XFX 6600GT PCI-E

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu 6.06 LTS não reconhece meu HD ¬¬''
« Resposta #8 Online: 06 de Agosto de 2006, 06:15 »
rodrigo666,
repare que o meu comentário tem a ver com a deteção dos discos propriamente dita, não com o particionador do LiveCD.
As ferramentas gráficas do LiveCD não são tão estáveis como as do Alternate CD e isso é um facto, agora no caso do problema do nosso amigo estamos a falar da detecção fisica do disco, algo que é feito pelos drivers/kernel não pelo particionador propriamente dito.

A informação do galactus está mais correcta, eu tambem ja instalei Ubuntu em discos SATA (com LiveCD) a diferença está no chipset que pode ou não ser suportado pelo kernel. Alguns não são reconhecidos de todos, outros são mas de forma deficiente (o Linux não consegue "ver" as unidades em RAID).

Neste caso o melhor é dar uma busca no google procurando informações sobre a sua placa SATA em particular...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline Squiter Stanley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
  • "Troca-Equivalente"
    • Ver perfil
    • Extensões para Firefox
Re: O Ubuntu 6.06 LTS não reconhece meu HD ¬¬''
« Resposta #9 Online: 08 de Agosto de 2006, 11:59 »
Desculpa a pergunta, mas é que vocês falarem tanto dele... então ai vai:
Onde eu consigo o Alternate CD???
Eu recebi 10 Cds do Ubuntu, mas me parece que todos são liveCDs.

¬¬'' não sei por o link, então ai vai: http://mozfirefox.blogspot.com

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu 6.06 LTS não reconhece meu HD ¬¬''
« Resposta #10 Online: 08 de Agosto de 2006, 12:01 »
O "Alternate CD" não está disponível para envio por correio, tem que ser baixado da Internet...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline Squiter Stanley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
  • "Troca-Equivalente"
    • Ver perfil
    • Extensões para Firefox
Re: O Ubuntu 6.06 LTS não reconhece meu HD ¬¬''
« Resposta #11 Online: 10 de Agosto de 2006, 23:50 »
Fala galera, me desculpem a demora!
Bem, baixei o Alternate e tentei instalar, primeiro ele não reconheceu minha placa de rede, mas ta blz, eu pulei essa parte da instalação, depois que ele reconheceu meu CD, ele foi analizar os HDs, mas dai simplesmente nada acontece, fica numa tela azul, onde eu posso escrever... mas eu nem sei oque escrever ¬¬''
Ele não reconheceu denovo não é!?!?!?!  :-\

Se alguem puder me ajudar....

¬¬'' não sei por o link, então ai vai: http://mozfirefox.blogspot.com

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: O Ubuntu 6.06 LTS não reconhece meu HD ¬¬''
« Resposta #12 Online: 11 de Agosto de 2006, 21:53 »
Ei, Squiter Stanley,  eu acho que você não poderá instalar o Ubuntu no seu computador. Aliás, parece que ninguém aqui quis lhe dizer isto, diretamente. Mas, antes de entregar os pontos, faça o que o membro Lamego sugeriu e procure informações técnicas sobre o seu HD Serial ATA para poder mostrar aqui.

Com base nelas, os membros mais experientes do fórum devem lhe dizer quais são as possibilidades de instalar ou não o Ubuntu em seu computador. Espero que você possa, ao menos, utilizar outra distribuição Linux.

Offline Baléro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu 6.06 LTS não reconhece meu HD ¬¬''
« Resposta #13 Online: 14 de Agosto de 2006, 04:19 »
Fiz o que o Fidico_OEM disse
e deu certo...
Talvez seja porque a minha placa-mãe é quase igual a dele. :)

Fui...

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu 6.06 LTS não reconhece meu HD ¬¬''
« Resposta #14 Online: 14 de Agosto de 2006, 04:40 »
Desculpem mas depois de ler todo o artigo não ficou claro qual foi a resolução:
Adicionou a oção "acpi=off" nos parametros de arranque e resolveu ?
Poderia indicar exactamente o que foi feito num unico post ? Assim ficará mais fácil para outras pessoas que tenham o mesmo problema...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu