Ola eliseu_carvalho, por gentileza, acerte a sua imagem que esta irregular, imagens com mais de 40k sao vetadas no forum segundo as regras.
Antigamente quando surgiu o Unity pensei logo de cara que os que iriam ser mais dificeis de se acostumar com a nova interface seriam os usuarios mais velhos, mas estava completamente enganado...a galera "das antigas" ja usavam docs e programas como o gnome-do e a transição para o Unity nao foi traumatica, eu particularmente demorei uma semana para me habituar ao novo modo de operar o sistema e pra mim o Unity nao passa de um doc como o cairo+gnome-do com mais funcionalidades, vc tem apenas que saber no minimo o nome do aplicativo que vai usar ou entao deixar na barra lateral no inicio.
O pessoal mais antigo e mais experiente, ja viu muita coisa nao so do Ubuntu mas de outros sistemas, como freeBSD,OpenSolaris esta acostumado a mudar de ambiente entao maleabilidade é maior, e nao vai ser o Unity que vai vence-los isso posso te garantir, a aceitação e mais tranquila, é so mais uma que terao que dominar.
O que eu vejo que reclama e o pessoal que começou no Ubuntu 10.04 e 10.10 que estavam quase no topo da curva de aprendizado e tiveram que se readaptar ao sistema com as novas mudanças, acho ate natural um pouco de frustração porque quando se esta aprendendo "muda tudo" de repente.
Aqui no forum nao vejo a distancia Administrador/moderador/usuario, na comunidade somos todos companheiros de aprendizado as vezes caminhamos juntos para resolver um problema em comum outras vezes caminhamos sozinhos(como na vida nao?) somos todos aprendizes aqui no forum, seria legal se o nivel desse topico se elevasse um pouco, podem surgir coisas interessantes e agregar conteudo.