Autor Tópico: dúvidas iniciais  (Lida 2684 vezes)

Offline aug

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
dúvidas iniciais
« Online: 29 de Novembro de 2011, 01:37 »
olá pessoal, eu não uso linux desde 2002 e acabei de instalar o ubuntu-11.10-desktop-amd64 no meu pc principal.

eu realmente não aguento mais o win7, decidi usar apenas para rodar games, depois de 2 anos eu sinceramente não aguento mais olhar pra essa coisa e existem versões para linux para praticamente tudo que utilizo no win, como edição de vídeo, etc.

instalei hoje de manhã, fuçei um monte, instalei um monte de bobagens, deletei a partição e instalei de novo, agora decidi ir aos poucos e com calma, uma dúvida de cada vez, eu não lembro de mais nada e não consigo fazer coisa nenhuma rs

então, de acordo com o título desse tópico:

1: como faço para instalar o driver de áudio? uso um sistema 5.1 e baixei o LinuxPkg_5.16rc25.tar.bz2 no site da realtek e preciso de ajuda, passo-a-passo, para instalar essde tipo de coisa, isso provavelmente vai sanar várias dúvidas referentes à instalação de aplicativos em geral;

2: o ubuntu não detecta o meu monitor (dell U2410) e por causa disso eu não posso associar perfis de cor para ele, como eu faço? como associar um perfil .icm em um monitor desconhecido caso não encontre um driver compatível para o monitor?

e sério, sou completamente noob nessa coisa, saí de forma, admito, e realmente não tenho tempo para virar noites lendo centenas de páginas, por isso decidi ir aos poucos.. uma dúvida aqui e outra ali, e daqui a alguns meses acredito que tudo fique bem, eu realmente cansei do win, está me dando nojo e me impedindo de gostar do meu pc e pelo que estive vendo, para meu uso particular o win 8 vai só pra rodar games também.. não acredito que depois de tantos anos eles conseguram arruinar a experiência de utilizar um pc com todo aquele.. mau-gosto? bom, sempre existiram outras opções.. preguiça minha.. aiai.. desabafo e tudo mais..

adicionalmente, o hardware utilizado nessa instalação é um i5-650 com 8GB e uma GTX470, o hd é um raptor 10k de 600gb, também sou bem fluente em inglês. abs pessoal

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: dúvidas iniciais
« Resposta #1 Online: 29 de Novembro de 2011, 07:09 »

Bem, vá em configurações do sistema>drivers adicionais>mande habilitar os drivers recomendados para tua placa de vídeo, depois, disso o sistema reconhecerá seu monitor.Quanto ao áudio, não entendi se vc usa uma placa suplementar para áudio, pois, se for a onboard normal o sistema já tem os drivers.
Usuário Linux- 449417

Offline aug

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: dúvidas iniciais
« Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2011, 09:46 »

Bem, vá em configurações do sistema>drivers adicionais>mande habilitar os drivers recomendados para tua placa de vídeo, depois, disso o sistema reconhecerá seu monitor.Quanto ao áudio, não entendi se vc usa uma placa suplementar para áudio, pois, se for a onboard normal o sistema já tem os drivers.

lol driver o que? ^^

meu monitor trabalha em sRGB, utiliza perfis tipo D6500 por exemplo. mais info aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/SRGB e claro que instalei o driver, mas não reconheçeu o display e não posso associar um perfil de cores calibrado para ele.

o driver de áudio original (OSS/Free driver ou alguma coisa dessas) não reconheçeu e não consegui configurar meu sistema como 5.1 e mesmo se reconheçesse, esse driver ALSA (Advanced Linux Sound Architecture) que eu pedi ajuda para instalar (ajuda que não preciso mais) é bem mais adequado para meu sistema.

andei brincando com esse guia aqui: https://help.ubuntu.com/community/CompilingEasyHowTo ajudou bastante para iniciar as coisas depois de tanto tempo..

no mais tudo blz, o ubuntu é bem agradável, estou gostando bastante, é até um alívio rsrs. vou ficar usando ele por enquanto, talvez eu troque outro dia.

depois de 10 anos sem usar linux a única coisa que percebi é que ficou pior para intalar as coisas, não acredito que tive que procurar por um shell no sistema haha

ainda tem algumas coisas relacionadas à permissões que estão me chateando mas logo logo fica tudo blz.

podem fechar o tópico. falow

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: dúvidas iniciais
« Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2011, 11:29 »
Quem usou Linux há dez anos deve ser ninja, hehehe.
Nas configurações de som, vá em hardware que existe uma caixa no canto inferior à esquerda , em que se abrindo,  aparecem várias opções para áudio.
No mais,  boa sorte e seja bem-vindo ao nosso fórum.

Usuário Linux- 449417

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: dúvidas iniciais
« Resposta #4 Online: 29 de Novembro de 2011, 11:49 »
Vá em: Central de programas do ubuntu > na lupa digite " ubuntu restricted extras " e instale.

Após instalação, veja se funciona o que lhe falta.


Caso faltem mais coisas, vá nesse link abaixo e instale os pacotes que faltam para funcionar redondo seu Ubuntu.

Link: http://ubuntued.info/multimedia-no-ubuntu-11-10-oneiric-ocelot-mp3-flash-java[/color]

Espero que lhe ajude.

Viva o Ubuntu !!!!!!!  ;D
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline aug

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: dúvidas iniciais
« Resposta #5 Online: 03 de Dezembro de 2011, 07:35 »
hoooo! f'ing mint12 is a LOT better than this; add me to the i-dont-like-unity list!

thx!  ;)

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: dúvidas iniciais
« Resposta #6 Online: 03 de Dezembro de 2011, 07:56 »
hoooo! f'ing mint12 is a LOT better than this; add me to the i-dont-like-unity list!

thx!  ;)


Vá em paz!
Usuário Linux- 449417

Offline aug

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: dúvidas iniciais
« Resposta #7 Online: 03 de Dezembro de 2011, 08:25 »
Vá em paz!

haha to feliz da vida cara! nooossa voltei a gostar do meu pc nem acredito! tenho me divertido um monte nesses últimos dias! eh tudo uma maravilha!!

Offline aug

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: dúvidas iniciais
« Resposta #8 Online: 12 de Dezembro de 2011, 15:11 »
volteeeeii!! desculpe se ofendi alguem ^^

geez that f'ing mint is like the same mandrake that i was used to in 2002 haha!

tudo blz, tudo funfando, virei noites lendo e migrei quase tudo.. sinceramente espero que matem alguem na MS essa semana.. tanto faz..

vou deixar aqui uma dica pra quem gosta de usar monitores melhorzinhos: http://jcornuz.wordpress.com/2007/09/26/color-managed-monitor-i/ , por enquanto tem funfado pra mim (xcalib)

nunca fui muito de participar em comunidades mas tenho que dizer.. fizeram um otimo trabalho nesses ultimos anos, lindo.

haha meu pczinho eh tao rapido nessa coisa* ^^

[]!



(*ubuntu!!)

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: dúvidas iniciais
« Resposta #9 Online: 12 de Dezembro de 2011, 15:31 »
Td em paz , colega, veja se gosta destes ícones:  http://ubuntued.info/como-instalar-os-icones-faenza-via-repositorio-oficial
Usuário Linux- 449417

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: dúvidas iniciais
« Resposta #10 Online: 12 de Dezembro de 2011, 15:38 »
Se desejar personalizá-lo: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90413.0.html
E que bom que está gostando do novo sistema ;)
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2011, 15:40 por jorge505 »

Offline aug

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: dúvidas iniciais
« Resposta #11 Online: 12 de Dezembro de 2011, 15:58 »
Td em paz , colega, veja se gosta destes ícones:  http://ubuntued.info/como-instalar-os-icones-faenza-via-repositorio-oficial

valew, acho que tinha visto em outro lugar mas nao lembro ^^

Se desejar personalizá-lo: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90413.0.html
E que bom que está gostando do novo sistema ;)

uso compizconfig e lightDM, ainda nao precisei de mais nada, tenho o plugin rotated mas prefiro assim e fixo (auto-hide disable), obrigado! ;)

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: dúvidas iniciais
« Resposta #12 Online: 12 de Dezembro de 2011, 16:00 »
A sua disposição   8)