Autor Tópico: 11.10 não mostra o Desktop no painel [RESOLVIDO]  (Lida 3223 vezes)

Offline gabuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
  • Ubuntu 13.10
    • Ver perfil
11.10 não mostra o Desktop no painel [RESOLVIDO]
« Online: 30 de Novembro de 2011, 10:02 »
Bom dia,

Em um notebook Dell Vostro 3500, instalei o Ubuntu 11.10 em dual-boot com o Windows 7. No modo de teste do USB de instalação, tudo correu normalmente. Quando instalado, no entanto, e se estou no desktop, não consigo visualizar no painel o dizer 'Desktop', nem visualizar as abas de 'Arquivo', 'Editar', etc., nem quando passo o mouse em cima. Um detalhe: só acontece com o Desktop, pois quando outra janela está ativa, por exemplo, o Firefox, elas aparecem normalmente. Já reinstalei e o problema persiste.

Além disso, não é possível puxar os ícones do launcher, para reorganizá-los.

Algo semelhante em algum caso? Alguma solução em vista, já que no modo de teste funcionava perfeitamente? Agradeço;

Abs,
gabuntu
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2011, 11:29 por gabuntu »

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: 11.10 não mostra o Desktop no painel
« Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2011, 12:37 »
Bom dia,

Em um notebook Dell Vostro 3500, instalei o Ubuntu 11.10 em dual-boot com o Windows 7. No modo de teste do USB de instalação, tudo correu normalmente. Quando instalado, no entanto, e se estou no desktop, não consigo visualizar no painel o dizer 'Desktop', nem visualizar as abas de 'Arquivo', 'Editar', etc., nem quando passo o mouse em cima. Um detalhe: só acontece com o Desktop, pois quando outra janela está ativa, por exemplo, o Firefox, elas aparecem normalmente. Já reinstalei e o problema persiste.

Além disso, não é possível puxar os ícones do launcher, para reorganizá-los.

Algo semelhante em algum caso? Alguma solução em vista, já que no modo de teste funcionava perfeitamente? Agradeço;

Abs,
gabuntu

Olá, gabuntu

O menu do painel (menu global) funciona com a área de trabalho se você permitir que ela seja gerenciada pelo gerenciador de arquivos (o nautilus, por padrão). Então verifique se esta opção está ativa. Use o Gerenciador de configurações avançadas (gnome-tweak-tool). Se não estiver instalado, instale (sudo apt-get install gnome-tweak-tool, ou synaptic ou na central de programas pelo mesmo nome). Abra o programa e vá na aba Ambiente de trabalho e passe para "on" a opção Have file manager handle the desktop (é a primeira). Depois disso, o menu global funciona com a área de trabalho.

E para reorganizar os ícones, é simples e manual. Mas não se faz arrastando. Você tem de retirar os ícones do launcher (dock), segurando eles, e colocá-los em outra posição.  Arrastar os ícones só faz eles se moverem - estratégia do unity pra caber mais ícones na lateral.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline gabuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
  • Ubuntu 13.10
    • Ver perfil
Re: 11.10 não mostra o Desktop no painel
« Resposta #2 Online: 30 de Novembro de 2011, 12:43 »
achteutis,

Obrigado pela dica. Testarei assim que tiver acesso ao note.

Quanto ao launcher, não consigo mesmo arrastar os ícones para fora dele, para colocá-los em outra posição. A seta do mouse nem consegue "segurá-los". Será que é alguma situação vinculada à questão do menu do desktop no painel?

Abs,
gabuntu

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: 11.10 não mostra o Desktop no painel
« Resposta #3 Online: 30 de Novembro de 2011, 16:42 »
achteutis,

Obrigado pela dica. Testarei assim que tiver acesso ao note.

Quanto ao launcher, não consigo mesmo arrastar os ícones para fora dele, para colocá-los em outra posição. A seta do mouse nem consegue "segurá-los". Será que é alguma situação vinculada à questão do menu do desktop no painel?

Abs,
gabuntu

Creio que não. Com ou sem a opção de controlar o desktop, os ícones movem-se do mesmo modo. Segue uma imagem que acabei de fazer aqui no laptop:



Uploaded with ImageShack.us

Estou movendo um ícone do calibre para fora, o que me permite mover o ícone para outro ponto, mas não excluí-lo - para excluir, é preciso clicar com o botão direito e desclicar "manter no lançador".
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline gabuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
  • Ubuntu 13.10
    • Ver perfil
Re: 11.10 não mostra o Desktop no painel
« Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2011, 22:42 »
Acho que não devo ter explicado muito bem. Na verdade, o que não aparece é a palavra "Desktop" lá no canto superior esquerdo do painel, que normalmente aparece quando não temos nenhuma outra janela no primeiro plano. Passo o mouse no painel e nem aparecem as outras palavras que normalmente aparecem, como "Arquivo", "Editar", etc.

Reinstalei novamente e não voltou, assim como a função de arrastar ícones do launcher.

Offline gabuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
  • Ubuntu 13.10
    • Ver perfil
Re: 11.10 não mostra o Desktop no painel
« Resposta #5 Online: 01 de Dezembro de 2011, 10:37 »
Tentei uma modificação e acabou que todos aqueles problemas se resolveram (se é que chegavam a ser problemas).

Retirei o driver NVIDIA recomendado na hora da instalação. Ao reiniciar, já conseguia arrastar ícones do launcher, inclusive puxando-os para fora do launcher e depois recolocá-los em outra posição. O dizer 'Desktop' aparecia novamente no canto superior esquerdo da tela, no painel, assim como 'Arquivo', 'Editar', etc.

Procurando casos similares, verifiquei que um screenshot encontrado na net que se parecia com o design do dash de quando estes problemas estavam ocorrendo. O dash atual, e que me parece o normal, possui as funções de maximizar e também a de fechar, que está em vermelho. Neste, não existem estas opções, e a função de maximizar foi deslocada para a borda inferior direita da janela do dash:

https://lh4.googleusercontent.com/-cBQGHAEVJ0U/TpWAkaE56gI/AAAAAAAAGNI/zhkakunnlfY/ubuntu11.10-unity2d.png

Alguém saberia esclarecer estas diferenças de design? A meu ver, elas podem estar relacionadas com estas pequenas diferenças de interface, com as quais eu havia me deparado anteriormente, antes de desativar o driver NVIDIA.

Abs,
gabuntu

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: 11.10 não mostra o Desktop no painel
« Resposta #6 Online: 01 de Dezembro de 2011, 11:02 »
Tentei uma modificação e acabou que todos aqueles problemas se resolveram (se é que chegavam a ser problemas).

Retirei o driver NVIDIA recomendado na hora da instalação. Ao reiniciar, já conseguia arrastar ícones do launcher, inclusive puxando-os para fora do launcher e depois recolocá-los em outra posição. O dizer 'Desktop' aparecia novamente no canto superior esquerdo da tela, no painel, assim como 'Arquivo', 'Editar', etc.

Procurando casos similares, verifiquei que um screenshot encontrado na net que se parecia com o design do dash de quando estes problemas estavam ocorrendo. O dash atual, e que me parece o normal, possui as funções de maximizar e também a de fechar, que está em vermelho. Neste, não existem estas opções, e a função de maximizar foi deslocada para a borda inferior direita da janela do dash:

https://lh4.googleusercontent.com/-cBQGHAEVJ0U/TpWAkaE56gI/AAAAAAAAGNI/zhkakunnlfY/ubuntu11.10-unity2d.png

Alguém saberia esclarecer estas diferenças de design? A meu ver, elas podem estar relacionadas com estas pequenas diferenças de interface, com as quais eu havia me deparado anteriormente, antes de desativar o driver NVIDIA.

Abs,
gabuntu

Legal. Não sabia que o driver da nVidia podia mudar tanta coisa. Os botões do dash vêm como padrão - deve ser bug do driver mesmo. Como aqui é tudo intel, em geral não tem problema na interface.
[]

Obs: coloca um [Resolvido] no título, pro pessoal saber que houve solução pro seu problema.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline gabuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
  • Ubuntu 13.10
    • Ver perfil
Re: 11.10 não mostra o Desktop no painel [RESOLVIDO]
« Resposta #7 Online: 01 de Dezembro de 2011, 11:15 »
Além disso, verifiquei ainda há pouco que o modelo de dash que havia inicialmente, com o driver NVIDIA instalado, se assemelha ao Unity 2D, de acordo com o postado no AskUbuntu. Portanto, com o driver NVIDIA sugerido pelo Ubuntu na instalação, podemos concluir que, devido a algum problema, o Unity 2D é ativado como default. Nenhuma daquelas situações que havia descrito se configuravam como problemas, mas como características do Unity 2D. Ao menos penso que seja isso.

http://askubuntu.com/questions/62001/am-i-using-unity-or-unity-2d

Com o driver NVIDIA desativado (rodando na placa Intel), o Unity funciona normalmente em sua versão normal.

Valeu pela ajuda!

Abs,
gabuntu