Autor Tópico: Wireless trava o ubuntu 11.10  (Lida 1749 vezes)

Offline hmendonca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Wireless trava o ubuntu 11.10
« Online: 01 de Dezembro de 2011, 01:47 »
Pessoal, boa noite.

Sou novato em linux e não conheço quase nada mesmo. Instalei no meu netbook a versão ubuntu 11.10 e ele está dando problema no wireless.

o fabricante do wireless é o Atheros.

O netbook funciona normalmente se o wireless estiver desligado... quando ligo o wireless ainda funciona mas logo que mando conectar numa rede...  congela tudo e só sai quando forço o desligamento mantendo pressionado o botão de desligar.

Me ajudem por favor.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2011, 10:02 por hmendonca »

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Wireless trava o ubuntu 11.10
« Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2011, 09:24 »
Hmendonca, eu acho que não tenho boas notícias para você. O kernel (o núcleo do sistema operacional) do Ubuntu 11.10 é o Linux 3.0.xxx. Embora eu não seja técnico, gosto de fuçar um pouco e andei lendo que este kernel tem problemas com várias soluções de wireless. No meu caso, eu tenho o Ubuntu instalado em 3 computadores: (1) um desktop Dell 531 que tem, como placa wireless, uma D-Link DWA-510; (2) um netbook Asus eeePC 1000H da minha esposa; (3) um netbook Asus eeePC 1201T. E nos dois primeiros, o wireless, quando conecta, só o faz na 4ª ou 5ª tentativa (fica tentando, tentando e depois pede de novo a senha da rede). Isto quando conecta porque às vezes preciso reiniciar o computador. (No meu caso, nunca congelou, como você disse. Apenas não conecta.)

A solução que achei foi instalar o Ubuntu 11.04 nos 2 primeiros e deixar o 11.10 só naquele que não tem problemas. No 11.04 não tem esse problema, acho, porque o kernel dele é o Linux 2.6.38 (ou seja, a versão anterior do Linux).

Optei por essa solução porque, nas pesquisas que fiz, para verificar este problema teria que fuçar muito e mexer em arquivos de configuração e de drivers. Como eu disse, não sou técnico e, portanto, não quis me aventurar neste caminho e preferi a solução mais simples e direta.

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline hmendonca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Wireless trava o ubuntu 11.10
« Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2011, 14:34 »
Ramon, fiz o que você disse, instalei o 11.04 mas também não deu certo, assim que ele se conecta num rede wireless, congela tudo.

Eu quero muito mesmo ficar com o ubuntu 11.10 mas se não conseguir colocar o wireless pra funcionar, colocarei o windows 7 de volta.

Offline tag351

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Wireless trava o ubuntu 11.10
« Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2011, 15:51 »
Ramon, fiz o que você disse, instalei o 11.04 mas também não deu certo, assim que ele se conecta num rede wireless, congela tudo.

Eu quero muito mesmo ficar com o ubuntu 11.10 mas se não conseguir colocar o wireless pra funcionar, colocarei o windows 7 de volta.
eu não tenho problema com o wirelss,mas esta semana já é a 3 vez que congela o pc. a solução passa por mudar de distro ou desistir,infelizmente.