Autor Tópico: Sistema não conecta com velocidade máxima.  (Lida 3993 vezes)

Offline Brenno Machado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
    • C'est la Vie
Sistema não conecta com velocidade máxima.
« Online: 01 de Dezembro de 2011, 10:31 »
Há dois dias eu aumentei a velocidade da internet aqui em casa. Passou de 1MB/s para 10 MB/s.

Hoje, depois da resolução do problema da Embratel que afetou a internet em muito provedores, inclusive a NET que é a que uso, eu fui fazer os testes e não consigo velocidade máxima. Todos os testes de velocidade e taxas de dl não passam de 130KBps, até mesmo as atualizações de sistema.

Mas o mais confuso é que os mesmos testes de velocidade no Windows, no Android e em outro desktop (com windows) a velocidade é compatível com os 10MiB que contratei... só aqui no Ubuntu que o downstream ainda continua de 1MiB.
Tem alguma configuração onde fica setada velocidade máxima de acesso? O estranho é que o upstream parece normal (~700KB/s do contrato), só o down que não vai de jeito nenhum.

O que pode ser?

Offline dj_isaias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Sistema não conecta com velocidade máxima.
« Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2011, 11:12 »
Realmente estranho.
Eu uso ubuntu deis da versão 10.10 e nunca tive este tipo de problema.
Verifique se o problema não é com o seu provedor de acesso.
Verifique tbm se não está faltando um driver da sua placa de rede para ser instalado (isso talvez possa ser a causa).

Offline Brenno Machado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
    • C'est la Vie
Re: Sistema não conecta com velocidade máxima.
« Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2011, 11:33 »
Realmente estranho.
Eu uso ubuntu deis da versão 10.10 e nunca tive este tipo de problema.
Verifique se o problema não é com o seu provedor de acesso.
Verifique tbm se não está faltando um driver da sua placa de rede para ser instalado (isso talvez possa ser a causa).


Não é no provedor de acesso, pois no mesmo notebook eu tenho outros dois sistemas e tudo está ok.
Não é problema de driver de placa de rede, pois uso wireless e ela conecta normalmente. E em outras redes sem fio eu conecto com velocidades maiores.

Ah... eu uso a versão 11.10

Brodovisk

  • Visitante
Re: Sistema não conecta com velocidade máxima.
« Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2011, 13:09 »
A minha também está estranha sabe , porém creio que seja o provedor porque no win7 está mesma coisa!
Até para dar apt-get update vai devagar , teve programas que instalei e foi a 32kb/s brincadeira.
O servidor do ubuntu está meio estranho também , ou seria o tio bill pagando p/ derrubar a conexão?rs
Fiz uns downloads só para testar,tanto o ubuntu qnt o win chega velocidade total , creio que talvez seja alguma pane na embratel e esteja fazendo uma rota maior , pq meus pcs aqui não são não !e nem o sistema , contanto que depende mto do endereço e  varia , pq ele faz download a 130kb/s aqui e alguns sites nem entra?algo errado na rota só pode!
Abração , espero que logo se resolva isto , está enchendo o saco já.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Sistema não conecta com velocidade máxima.
« Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2011, 13:37 »
Citar
...pois uso wireless...
Esse é seu problema. Conecte-se por cabo e repita os testes.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Brenno Machado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
    • C'est la Vie
Re: Sistema não conecta com velocidade máxima.
« Resposta #5 Online: 02 de Dezembro de 2011, 01:01 »
Citar
...pois uso wireless...
Esse é seu problema. Conecte-se por cabo e repita os testes.


Conectando o cabo ele vai a velocidade max, mas no wireless não. Mas nos outros dois sistemas via wifi ele vai normal. Eu até rodei o ubuntu via pendrive aqui e também foi normal, tudo via wifi.
Só quero saber pq no 11.10 que tá instalado aqui não consigo acessar com mais de 1 mega. :S

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Sistema não conecta com velocidade máxima.
« Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2011, 09:16 »
Isso é comum, os drivers de wireless do 11.10 apresentam esse problema de baixa sensibilidade ao sinal. O resultado é que com baixa sensibilidade o sinal é lido mais fraco, e no sinal mais fraco o sinal wireless desce a velocidade pra se adaptar.

O ubuntu que vc rodou via pendrive, qual a versão que vc usou? Se puder pegar mais informações sobre driver, configurações, ajustes, também pode ajudar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Brenno Machado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
    • C'est la Vie
Re: Sistema não conecta com velocidade máxima.
« Resposta #7 Online: 10 de Dezembro de 2011, 18:18 »
Usei o último LTS estava funcionando na velocidade máxima :S.

Então... vi que provavelmente é driver mesmo. Estou tentando instalar o driver windows nele, já que não tem suporte oficial pra linux (pra variar) da Realtek 8187b

O lsusb retorna isso:

Código: [Selecionar]
Bus 001 Device 002: ID 0bda:8189 Realtek Semiconductor Corp. RTL8187B Wireless 802.11g 54Mbps Network Adapter
- Instalei o ndisgtk para trocar o driver da placa wireless por uma versão do windows
- Baixei o driver daqui: http://www.realtek.com.tw/downloads/downloadsView.aspx?Langid=1&PNid=24&PFid=1&Level=6&Conn=5&DownTypeID=3&GetDown=false&Downloads=true
- Indiquei o arquivo net8187b.inf do Windows XP 64bits
- Reiniciei...

Resultado: Não houve nenhuma melhora.
Vou testar do Windows7 e o XP 32 bits

Usar o ndisgtk e ndiswrapper da na mesma, certo?
Tem como eu instalar o driver do 10.04 no 11.10? Se sim, como faço?

Offline vesgonb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Sistema não conecta com velocidade máxima.
« Resposta #8 Online: 10 de Dezembro de 2011, 19:16 »
Sempre que formato o PC e instalo Ubuntu novamente fico com esse problema de lentidão do wifi, mas normalizo digitando os seguintes comandos no terminal:

Citar
echo "#disable ipv6" | sudo tee -a /etc/sysctl.conf
echo "net.ipv6.conf.all.disable_ipv6 = 1" | sudo tee -a /etc/sysctl.conf
echo "net.ipv6.conf.default.disable_ipv6 = 1" | sudo tee -a /etc/sysctl.conf
echo "net.ipv6.conf.lo.disable_ipv6 = 1" | sudo tee -a /etc/sysctl.conf

Após o processo reinicie o PC.

Fonte: http://www.unixmen.com


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Sistema não conecta com velocidade máxima.
« Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2011, 21:15 »
Citar
Estou tentando instalar o driver windows nele, já que não tem suporte oficial pra linux (pra variar) da Realtek 8187b
Olha só, se vc tivesse dito antes que era uma RTL8187B eu já tinha te recomendado usar o driver windows XP há mais tempo.

Ele tem suporte nativo pra Linux sim, aliás como a maioria dos adaptadores hoje em dia. O que acontece é que o driver Linux pra esse adaptador é uma porcaria.

Tem um tópico recente onde o colega estava com o mesmo problema, e encontrou um driver windows que funcionou muito bem (ainda tem isso, tem que acertar o driver windows, pq alguns funcionam bem e outros funcionam mal).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Brenno Machado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
    • C'est la Vie
Re: Sistema não conecta com velocidade máxima.
« Resposta #10 Online: 16 de Dezembro de 2011, 20:34 »
Olha... realmente não sei mais o que fazer e isso tá me enchendo os pacovas já.

Eu instalei o driver do Windows XP. Reiniciei a wlan e nada. Removi e instalei de novo e funcionou. Bati 9.87MBs no speedtest. Aí eu reinicio para ver se a configuração persiste e puff volta aos 1.XXMBs no speedtest. Removo e instalo de novo e não volta.

Hora funciona bem hora não. Que que eu faço meu Deus?

Tem como eu usar algum driver de versão anterior do Ubuntu? Não vou poder usar a versão nova só por causa dessa maldita placa wireless?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Sistema não conecta com velocidade máxima.
« Resposta #11 Online: 16 de Dezembro de 2011, 20:41 »
Quer uma sugestão? Tente um adaptador externo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D