Bom. Vou aguardar respostas técnicas e lógicas...
Ola,
A meu ver existem dois quesitos a serem observados:
1) O que é uma distribuição
2) O software Livre
Uma distribuição nada mais é que uma coletânea de pacotes agregados em um conjunto que no caso do GNU/Linux Ubuntu utiliza software livre e partes de software proprietário ou restrito.
O Ubuntu não é diferente de nenhuma outra distribuição, é e sempre será GNU/Linux.
Desta forma, se algo não agrada numa distro qualquer (Ubuntu incluso), basta o usuario alterar o que não lhe agrada.
Para falar só de ambiente gráfico, eu uso o gnome-shell com as extensões do Mint no meu Ubuntu Oneiric. Ou seja, se outra distro faz algo bacana e a minha distro não tem, vou lá e porto para o meu sistema.
O Ubuntu usa o ureadahead para iniciar o sistema, e se eu não estiver satisfeito com isto, posso alterar sem trocar de distro.
Já existiram outras distros em primeiro, segundo, etc.. lugares, mas isto de nada importa para mim já que tudo continua sendo GNU/Linux.
Importante é o fato de a Canonical, Apple, HP, XConsortium e outras empresas desenvolverem o GNU/Linux para a sociedade, ao contrário de distros que nada fazem para melhorar o projeto do sistema. No caso particular da Canonical, esta é sua verdadeira contribuição.
Se é Debian, Mandriva, SUSE, Ubuntu, isto a mim não interessa. Estou no Ubuntu hoje, já testei outros, frequento este forum e apenas este, mas no dia em que encontrar outra comunidade melhor que esta, ou uma distro que sirva melhor a minhas necessidades, podem ter certeza que eu migrarei, pois o GNU/Linux permite isto.
Em minha ótica, firulas como ambiente gráfico, extensões, plugins, bibliotecas, planos de fundo, icones, etc, estarem ou não presentes são questões menores e interessantes aos novatos no sistema, pois da diversidade vem o conhecimento e a experiência em se aperfeiçoar no GNU/Linux. Com isto a comunidade cresce, pois novos usuários se tornando usuarios avançados com certeza irão adotar o GNU/Linux como padrão e isto é o que realmente importa.
[]'s