Autor Tópico: Servidor em Linux Ubuntu Server  (Lida 2531 vezes)

Offline By Thiago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Servidor em Linux Ubuntu Server
« Online: 07 de Dezembro de 2011, 11:57 »
Ola pessoal, é meu problema é meio complexo, então leia e tenham calma:

Emfim, preciso montar um servidor em uma escola, e trabalhar em cima de uma plataforma linux, no caso seria um servidor de gerenciamento de usuários, um servidor de impressão e talvez um banco de dados.

A principio baixei o ubuntu server e o ubuntu, mas antes de implementar em um server de verdade, irei testar antes em uma maquina virtual. Se alguém tiver alguma apostila, tutorial ou pelo menos puderem me explicar, ficarei grato. Eu domino a plataforma windows, e conheço um pouco de linux, mas server em linux eu so tive contato visual mesmo!

Se quiserem mandar-me um email pode mardar:

thiagosoftec@gmail.com

Offline andradece

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Servidor em Linux Ubuntu Server
« Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2011, 18:23 »

Offline By Thiago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Servidor em Linux Ubuntu Server
« Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2011, 06:50 »
O amigo, muito obrigado esta meio em duvida por não conhecer bem essa plataforma, aqui e sem querer pedir demais e porque estou tendo dificuldade pára instalar o ubuntu server, acontece que estou instalando ele em uma maquina virtual, e instalo direitinho, mas quando pede senha não da pra digitar os dígitos não aparecem na tela. sera quer a causa seria pelo fato de eu entrar pela maquina virtual!

Também estou tendo que pesquisar sobre terminal burro no linux, mas muito obrigado tutoriais bem explicados!

Offline andradece

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Servidor em Linux Ubuntu Server
« Resposta #3 Online: 10 de Dezembro de 2011, 10:37 »
Quando a senha for definida a senha na instalação ele aparace *****, depois quando vc for utilizar ele não aparecerá mais caracteres, vc digita modo oculto, isso é normal uma medida de segurança do sistema. Se estiver com erros, dúvidas pode postar!

abraço

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor em Linux Ubuntu Server
« Resposta #4 Online: 10 de Dezembro de 2011, 10:53 »
Citar
mas quando pede senha não da pra digitar os dígitos não aparecem na tela. sera quer a causa seria pelo fato de eu entrar pela maquina virtual!
Isso é normal. Em modo texto o sistema não escreve nada quando vc digita uma senha. Apenas digite-a e aperte ENTER. Quando for necessário, o sistema poderá pedir que vc digite a senha novamente, pra confirmar que vc a digitou corretamente.

Citar
Também estou tendo que pesquisar sobre terminal burro no linux, mas muito obrigado tutoriais bem explicados!
O termo "Terminal Burro" era muito usado antigamente pra diferenciar dos "Terminais inteligentes". Os primeiros eram apenas dispositivos que mostravam caracteres que vinham do sistema, e enviavam o que o operador digitava, letra por letra.

Já os terminais inteligentes eram máquinas bem mais complexas, que podiam inclusive filtrar entradas ou mesmo fazer algum processamento sobre o que o operador digitava. Eram muito usados com mainframes IBM e Burroughs (depois Unisys).

Hoje em dia, esse termo voltou a ser usado pra máquinas que trabalham como "estações diskless". Eu não concordo muito com isso, pq elas fazem muito processamento, muita filtragem, e são capazes inclusive de rodar aplicações localmente, dependendo da aplicação e do hardware usado. São uma boa opção pro ambiente que vc tem --- escolas, centros de aprendizado, etc.

Vc deve ter bastante material pra leitura aqui: http://www.ltsp.org/

Vc pode se interessar também no Linux Educacional.
http://linuxeducacional.com/
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D