Autor Tópico: Domínio no Linux  (Lida 5332 vezes)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Domínio no Linux
« Resposta #15 Online: 07 de Dezembro de 2011, 20:31 »
Se eu entendi direito sua situação, você vai ter de instalar um servidor DNS no seu VPS. Mas veja que só isso não basta, você tem que configurar o registro do seu domínio pra usar o endereço do seu servidor como autoridade de DNS pro domínio.

E aí a gente volta de novo ao mesmo ponto, que eu venho batendo desde lá de cima: faz parte do processo de registrar um domínio informar qual vai ser o endereço do servidor DNS responsável por ele. Se você não informou, alguém informou por você, imagino que seria o que aconteceria se vc comprasse o domínio pronto --- foi o que você fez?

Se esse for o caso, é simples, vc tem que entrar em contato com quem vendeu o domínio pra você e pedir pra cadastrar o seu VPS lá.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline rodrigo286

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Domínio no Linux
« Resposta #16 Online: 07 de Dezembro de 2011, 21:04 »
A sim eles dão um painel para mim apontar o DNS, mas o problema é meu DNS, como eu instalo esse serviço de DNS? meu VPS roda ubuntu 11, obrigado.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2011, 21:10 por rodrigo286 »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Domínio no Linux
« Resposta #17 Online: 07 de Dezembro de 2011, 22:02 »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline rodrigo286

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Domínio no Linux
« Resposta #18 Online: 07 de Dezembro de 2011, 22:38 »
Bom tenho que durmir, amanha testo isso e aviso no que deu, muito obrigado mesmo.

Offline rodrigo286

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Domínio no Linux
« Resposta #19 Online: 08 de Dezembro de 2011, 12:32 »
Não entendi a parte do ns1 e ns2

Ele não fala como configurar eles, deixei meu virtual host desse jeito, mas agora como fico com a duvida como fazer endereços do NS apontarem para meu IP?

Eu teria que ter outro dominio só para isso então? aonde criaria apontamento NS para os dois IPS que tenho em meu VPS, obrigado. 

Código: [Selecionar]
<VirtualHost *:80>
    ServerAdmin webmaster@czsbrasil.co.cc
    ServerName www.czsbrasil.co.cc
    ServerAlias czsbrasil.co.cc
    DocumentRoot /var/www/public_html
</VirtualHost>

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Domínio no Linux
« Resposta #20 Online: 08 de Dezembro de 2011, 12:50 »
ns1 e ns2 são duas máquinas que vão responder pelo teu domínio, quando alguém procurar por ele. A idéia é que se uma das duas estiver fora do ar ou inacessível, a outra responde. Se vc não tiver as duas máquinas pra fazer a redundância, pode usar apenas uma.

Também não precisa usar esses nomes ns1 e ns2, isso é apenas um padrão, assim como se usa "www" pro servidor web e "mail" pro servidor de correio.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline rodrigo286

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Domínio no Linux
« Resposta #21 Online: 08 de Dezembro de 2011, 13:03 »
Sim, mas o problema é como eu crio eles, posso usar o meu VPS mesmo? onde está meu VPS, Obrigado e um grande abraço.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Domínio no Linux
« Resposta #22 Online: 08 de Dezembro de 2011, 13:15 »
Sim, vc pode usar o próprio VPS pra ser o seu nameserver. Ou você pode falar com o administrador do VPS e perguntar se ele oferece esse serviço. Pode ser que valha mais a pena, dependendo do tempo que leve pra vc configurar tudo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline rodrigo286

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Domínio no Linux
« Resposta #23 Online: 08 de Dezembro de 2011, 13:32 »
Então eles não oferecem pois eu tinha enviado email a eles, existe alguem guia de como criar eles?

Obrigado e um grande abraço.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Domínio no Linux
« Resposta #24 Online: 08 de Dezembro de 2011, 13:40 »
No link que eu te passei explica...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline rodrigo286

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Domínio no Linux
« Resposta #25 Online: 08 de Dezembro de 2011, 13:44 »
O cara fala um pouco sobre o bind e já pula pra parte do registro BR, se eu entendi ele não explica, ou eu que não to achando essa parte, obrigado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Domínio no Linux
« Resposta #26 Online: 08 de Dezembro de 2011, 13:46 »
Mas é justamente na configuração do BIND que vc faz isso. A parte do Registro.br é a parte onde vc registra o seu site ".com.br" aqui no Brasil.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline rodrigo286

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Domínio no Linux
« Resposta #27 Online: 08 de Dezembro de 2011, 14:00 »
Desculpe se eu estou sendo muito ignorante, mas não achei nenhuma parte que ele enisa a configurar no guia:

Citar
O servidor DNS mais usado no Linux é o Bind, que aprenderemos a configurar aqui. Não existe problema em instalá-lo no mesmo servidor onde foi instalado o Apache e o Proftpd, embora do ponto de vista da segurança o ideal seja utilizar servidores separados ou um chroot.

Para instalar o Bind, procure pelo pacote "bind" ou "bind9" no gerenciador de pacotes da distribuição usada. No Debian ou Kurumin você instala com um "apt-get install bind" e no Mandriva com um "urpmi bind". No Slackware você encontra o pacote dentro da pasta "n" do primeiro CD. Ao instalar, verifique a versão incluída na distribuição. Use sempre o Bind 8 ou 9; nunca o Bind 4, que está em desuso.

O arquivo de configuração principal é o "/etc/bind/named.conf". Em versões antigas, o arquivo pode ser simplesmente "/etc/named.conf".

Por padrão, o Bind já vem configurado para trabalhar como um servidor DNS de cache para a rede local. Inicie o serviço com o comando "/etc/init.d/bind start" ou "service bind start" e configure os micros da rede interna para utilizarem o endereço IP do servidor onde foi instalado o bind como DNS (192.168.0.1 por exemplo), e você verá que eles já serão capazes de navegar normalmente, sem precisar mais do DNS do provedor.

O próximo passo é configurar o Bind para responder pelos domínios que você registrou. Vamos usar como exemplo o domínio "kurumin.com.br".

Obrigado e um grande abraço.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Domínio no Linux
« Resposta #28 Online: 08 de Dezembro de 2011, 15:53 »
Citar
O próximo passo é configurar o Bind para responder pelos domínios que você registrou.
Então, é no próximo passo que ele explica a configuração que vc precisa fazer.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline regolos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Domínio no Linux
« Resposta #29 Online: 12 de Dezembro de 2011, 03:05 »
Desculpe, mas não consegui entender o que você quer fazer.

vc precisa de configurar o server DNS Bind. Que é o servidor DNS. pelo menos é o que sempre uso e para hospedar um site, instale e configure o apache server. Há centenas de howto na web ensinando a fazer isto. se quiser saber mais, entre em contato.