Quase não ligou? Ou quase não desligou?
Se foi quando você tentou desliga-lo (ou colocar na hibernação) só o monitor desligou mas o computador continuou ligado, não havendo forma alguma de desliga-lo a não ser puxando a tomada, então é problema de driver de vídeo. Siga a dica do colega clodoaldo e ative o driver da sua placa de vídeo (Drivers de hardware > ativar driver).
Outras coisa: as vezes o Ubuntu atual (11.10) na hora de iniciar desliga o monitor por alguns segundos (a luzinha do monitor fica piscando) na hora do boot, mas isso é "normal", digo, depois disso ele inicializa normalmente.
O que aconteceu foi o seguinte, depois de umas duas semanas usando o Ubuntu 11.10, meu PC começou a ficar um pouco lerdo, e até o próprio Ubuntu começava a travar as vezes.
Quando eu selecionava a opção no dualboot para Windows7, o boot do mesmo demorava para carregar.
Quando chegava na tela de logon do Win7, eu digitava a minha senha e ele demorava demais para carregar, e depois de uns minutos carregando ele começava a travar e travar. Tentei usar o desfragmentador de disco e nada... Depois tentei fazer uma limpeza de disco, e nada...
Eu tentei desinstalar o Ubuntu e nada... Então eu resolvi apagar a pasta toda do Ubuntu e devido a lerdeza, formatei meu computador.
Foi uma luta para formatar, porque o CD só carregava, tentei instalar o Win7 32-bit e não deu certo, tentei colocar o XP só ficava carregando, depois fui tentar instalar o win7 64-bit, na luta instalou.
Agora estou preocupado, instalei o Ubuntu denovo e estou receoso que isso aconteça novamente.
Eu gosto do sistema operacional e me encantei por ele, não quero deixar de usá-lo, tanto ele quanto o Win7 no qual eu utilizo as minhas ferramentas.
Grato.