Autor Tópico: [Resolvido] CTRL esquerdo inoperante  (Lida 11341 vezes)

eliseu_carvalho

  • Visitante
[Resolvido] CTRL esquerdo inoperante
« Online: 10 de Dezembro de 2011, 20:19 »
Estou com um pequeno problema no meu notebook: a tecla CTRL esquerda não funciona. A direita funciona normalmente, mas fazer operações de copiar/colar quase tendo que fazer uma "oitava" com a mão direita é bastante incômodo.
Testei as duas teclas CTRL digitando o comando "xev" no terminal. O programinha mostrou dados referentes à tecla CTRL direita - mas nada em relação à esquerda. Problema de hardware ou é apenas uma configuração errada do layout do teclado?
Em tempo: o meu notebook é um Philco PHN14505.
______________________________________________________________________________--

EDIT: Já mandei trocar o teclado do notebook.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2011, 21:00 por eliseu_carvalho »

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: CTRL esquerdo inoperante
« Resposta #1 Online: 12 de Dezembro de 2011, 21:21 »
se vc testar o windows no virtualbox e funcionar então não é hardware, mas se ficar do mesmo jeito, então prepare-se para comprar outro teclado.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: CTRL esquerdo inoperante
« Resposta #2 Online: 12 de Dezembro de 2011, 21:23 »
Bom... Amanhã eu já vou levar o note pra assistência técnica - talvez pra colocar outro teclado, até porque o lado direito do mesmo parece que tá se soltando.

Darcamo

  • Visitante
Re: CTRL esquerdo inoperante
« Resposta #3 Online: 16 de Dezembro de 2011, 20:52 »
Vc também pode mudar uma outra tecla para funcionar como Ctrl esquerdo. A melhor opção é a tecla de Caps Lock que não tem muita importância.

Pouco tempo atras minha tecla de Shift esquerdo quebrou e eu usei esse truque para me virar enquanto a tecla nova não chegava. Para isso basta criar um script com o conteúdo abaixo que troca as teclas Shift Esquerdo e Caps Lock (no meu caso)
Código: [Selecionar]
# Swap Caps_Lock and Left Shift
xmodmap -e "remove Lock = Caps_Lock"
xmodmap -e "remove Shift = Shift_L"
xmodmap -e "keysym Shift_L = Caps_Lock"
xmodmap -e "keysym Caps_Lock = Shift_L"
xmodmap -e "add Lock = Caps_Lock"
xmodmap -e "add Shift = Shift_L"
e adicionar esse script nos aplicativos de sessão para que ele seja executado quando fizer login.

Dica: Comprei a tecla shift nesse site
http://www.laptopkey.com/
Eles vendem teclas individuais evitando a necessidade de trocar o teclado todo (também vendem o teclado todo) como foi no meu caso.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: CTRL esquerdo inoperante
« Resposta #4 Online: 16 de Dezembro de 2011, 20:59 »
Valeu a dica, mas o teclado já foi trocado.