Autor Tópico: Iniciantes leiam isso antes de postar.( Discussão do tópico)  (Lida 62699 vezes)

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Iniciantes leiam isso antes de postar.( Discussão do tópico)
« Online: 04 de Dezembro de 2011, 09:11 »
Citar
Atenção

Este topico é um desmembramento do topico => http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.msg496704.html#msg496704

Por favor poste aqui suas opiniões e sugestões

Grato

A moderação do Forum


Olá, caro Andry

Citar
Mas porque tio Andry tenho que postar aqui se minha duvida é sobre instalação??(exemplo)
R: Por que você postando aqui, quem for lhe ajudar ira colocar passa a passo como fazer para resolver seu problema, como por exemplo, abra o terminal em menu ..., aperte as teclas tal e tal, vão te responder bem detalhadamente por que você está iniciando.

Isso não está escrito em nenhum lugar aqui no fórum, e no entanto trata-se de uma instrução muito importante.

Não sabia que eu podia postar coisas tão díspares como Driver nVidia, Arquivos .flv, Rhythmbox e Xubuntu na seção iniciantes, se meu objetivo fosse obter ajuda em nível "bê-a-bá" sobre tais assuntos.

Acredito que todos aqui estão acostumados a postar nas devidas seções, independente do grau de dificuldade.

Onde você obteve essa orientação? Através dos moderadores?

Se sim, estou vendo a necessidade de que isso seja acrescentado na seção "Ajuda" do fórum. Não existe nada lá dedicado a explicar sobre o conteúdo de cada seção do fórum.

Abraços

PS: E essas menininhas lindas no seu avatar? São suas filhas?

« Última modificação: 12 de Dezembro de 2011, 08:00 por Tota »
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline andreceara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Iniciantes leiam isso antes de postar.
« Resposta #1 Online: 04 de Dezembro de 2011, 10:57 »

Citar
Mas porque tio Andry tenho que postar aqui se minha duvida é sobre instalação??(exemplo)
R: Por que você postando aqui, quem for lhe ajudar ira colocar passa a passo como fazer para resolver seu problema, como por exemplo, abra o terminal em menu ..., aperte as teclas tal e tal, vão te responder bem detalhadamente por que você está iniciando.

Eu acho isso muito importante. Eu particularmente sempre posto em iniciantes, apesar de ter um pequenino conhecimento, é sempre bom receber um passo a passo para ir familiarizando-me com os comandos.

Valeu "tio Andry".

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Iniciantes leiam isso antes de postar.
« Resposta #2 Online: 04 de Dezembro de 2011, 11:05 »
Ola otima iniciativa Andry, a administração ja esta debatendo sobre o assunto. ;)
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Iniciantes leiam isso antes de postar.
« Resposta #3 Online: 04 de Dezembro de 2011, 11:46 »
Humm.. que tal ao se fazer o cadastro no fórum fazer uma pergunta o tipo:

Qual seu nível de conhecimento sobre linux/Ubuntu:

O Iniciante

O Intermediário em diante

Aí dependendo do que o usuário marca, por exemplo, Iniciante ele só teria acesso para postar na seção iniciantes, notícias, depoimentos, screenshots e café com ubuntu, por exemplo. Obviamente que se for escolhida a segunda opção o novo usuário terá acesso a todas as seções como é feito no momento aqui no fórum.

Depois de uma espécie de quarentena (uns 30 ou 60 dias de cadastro?) estaria liberado para postar em todas as outras seções. Ou depois de uma mp para um dos moderadores informando formalmente que já se sente capaz de postar em outras áreas, não sendo mais iniciante.

Isso é interessante para se evitar, por exemplo, pessoas ainda bastante iniciantes postando em seções do tipo Dicas e truques com sugestões até perigosas ou que não tem nada haver com o Ubuntu e sim com outras distribuições linux como já vi acontecer.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2011, 11:57 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: Iniciantes leiam isso antes de postar.
« Resposta #4 Online: 04 de Dezembro de 2011, 12:09 »
Ô, interessante!

Claro que a intenção não é criar um mecanismo de discriminação, é só visando o bem do usuário!

Assim, bastaria que houvesse um pequeno texto esclarecendo (sem sombra de dúvida) as boas intenções por parte dessa medida, e de quebra, incentivando o uso da pesquisa no fórum...

Sou completamente a favor!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Iniciantes leiam isso antes de postar.
« Resposta #5 Online: 04 de Dezembro de 2011, 13:41 »
Ola linuser104, a intenção parece boa mas nao sei se e legal restringir(eu nao gosto) o acesso do pessoal...acho que se vc se cadastrou deve ter direito de usufruir de todo o forum, vc nao precisa ser usuario avançado para postar uma dica ou truque por exemplo, um iniciante que esta começando agora e estudou um pouco o funcionamento de um programa ou aplicativo ja tem condiçoes de dar uma dica ou truque, mesmo sendo uma dica simples.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: Iniciantes leiam isso antes de postar.
« Resposta #6 Online: 04 de Dezembro de 2011, 13:53 »
Oi platao

Quero chamar a atenção para essa parte da mensagem do linuser:
Citar
Aí dependendo do que o usuário marca, por exemplo, Iniciante ele só teria acesso para postar na seção iniciantes, notícias, depoimentos, screenshots e café com ubuntu, por exemplo. Obviamente que se for escolhida a segunda opção o novo usuário terá acesso a todas as seções como é feito no momento aqui no fórum.

Ou seja, quem decidiria o nível de acesso ao fórum é o próprio usuário. Esse mecanismo teria a função de direcioná-lo melhor às infromações que ele realmente busca.

Mas concordo que esta parte precisaria ser melhor discutida...
Citar
Depois de uma espécie de quarentena (uns 30 ou 60 dias de cadastro?) estaria liberado para postar em todas as outras seções. Ou depois de uma mp para um dos moderadores informando formalmente que já se sente capaz de postar em outras áreas, não sendo mais iniciante.

É...

Vamo vê
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Iniciantes leiam isso antes de postar.
« Resposta #7 Online: 04 de Dezembro de 2011, 13:56 »
Ola linuser104, a intenção parece boa mas nao sei se e legal restringir(eu nao gosto) o acesso do pessoal...acho que se vc se cadastrou deve ter direito de usufruir de todo o forum, vc nao precisa ser usuario avançado para postar uma dica ou truque por exemplo, um iniciante que esta começando agora e estudou um pouco o funcionamento de um programa ou aplicativo ja tem condiçoes de dar uma dica ou truque, mesmo sendo uma dica simples.

Não vejo por esse lado até porque todas as outras categorias de dúvidas estariam liberadas dentro da seção Iniciantes como bem expôs o Andry com a consciência para quem fosse responder de que é uma pessoa bem iniciante e portanto deve-se usar uma forma mais passo a passo. Além disso é algo temporário e como disse antes a pessoa poderia pedir a moderação que o liberasse quando sentisse seguro.

Quanto ao Dicas e truques eu discordo de você de maneira radical, mas opinião é opinião, agora já vi cada barbaridade... Por exemplo, alguém mostrando como instalar algo via terminal usando comandos do slackware e por aí vai. Acho até que o Dicas e truques está mal localizado, não deveria estar sob o tópico iniciantes e sim nas outras categorias.

A questão da quarentena não é enviar para a mesma aqui do fórum, mas apenas uma denominação que usei para o período de tempo no qual o iniciante irá ficar restrito a postar somente nas seções comentadas, nada impedindo de ler as outras seções.

PS: como o eaxgrande alertou isso também é uma escolha do usuário no momento do cadastro. ;)
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2011, 14:11 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Iniciantes leiam isso antes de postar.
« Resposta #8 Online: 04 de Dezembro de 2011, 14:00 »
Ola eax, mas o usuario vai ver que ele tem acesso restrito ao forum o que impede ele de criar outra conta? so que dessa vez ele coloca que e usuario avançado para ter acesso total.....heheehhe ou seja, nao adianta, e so o usuario ter o minimo de "tutano" para burlar todo o processo nao é?

Mas continuo achando que restringir nao e legal. ;)
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Iniciantes leiam isso antes de postar.
« Resposta #9 Online: 04 de Dezembro de 2011, 14:03 »
Ola eax, mas o usuario vai ver que ele tem acesso restrito ao forum o que impede ele de criar outra conta? so que dessa vez ele coloca que e usuario avançado para ter acesso total.....heheehhe ou seja, nao adianta, e so o usuario ter o minimo de "tutano" para burlar todo o processo nao é?

Mas continuo achando que restringir nao e legal. ;)

Bom se ele quer se intitular como intermediário em diante, não poderá reclamar da forma como será ajudado, ou melhor, não poderá reclamar que não está detalhada a ajuda, que tem termos técnicos demais, que quer de uma forma gráfica e não comandos de terminal.

Azar seria o dele que é iniciante e por capricho quis se cadastrar como mais avançado.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2011, 14:12 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Iniciantes leiam isso antes de postar.
« Resposta #10 Online: 04 de Dezembro de 2011, 14:13 »
também acho exagero, impor limites a usuários só porque eles são iniciantes.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Iniciantes leiam isso antes de postar.
« Resposta #11 Online: 04 de Dezembro de 2011, 14:13 »
Ola sem duvida linuser104, mas com a equipe atual, que temos hj no forum, nao ha condiçoes de fazer esse tipo de atendimento aos amigos, exigiria mais pessoal, no minimo mais 3 moderadores....na administração eu nao vi sinal de que o quadro de moderadores/administradores vai ser ampliado por enquanto...

Sobre a sessao dicas e truques, o assunto ja foi amplamente debatido na administração e nao conseguimos chegar a um denominador comum, as opinioes ficaram divididas e entao deixamos da forma original.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: Iniciantes leiam isso antes de postar.
« Resposta #12 Online: 04 de Dezembro de 2011, 14:15 »
Bom, platao, isso é verdade...
Citar
...mas o usuario vai ver que ele tem acesso restrito ao forum o que impede ele de criar outra conta ?

Eu sou fortemente a favor de o usuário poder escolher qual o nível de ajuda que ele quer receber, através de uma espécie de "enquete" inicial, que o direcionaria às seções corretas.

Seria uma espécie de "triagem automática" feita a partir das declarações do próprio usuário.

Essa é a parte interessante da sugestão do Andry

Quanto ao que o linuser disse:
Citar
...já vi cada barbaridade... Por exemplo, alguém mostrando como instalar algo via terminal usando comandos do slackware e por aí vai. Acho até que o Dicas e truques está mal localizado, não deveria estar sob o tópico iniciantes e sim nas outras categorias.


Trata-se de um problema real... Que mecanismo criar para evitar que um fórum dedicado ao Ubuntu que é referência em lingua portuguesa no assunto veicule informações erradas? Compartilho com sua preocupação quanto à restrição e até acho que "burocratizaria" um fórum que prima pela liberdade...

Mas o problema tá ai... E agora, como atacar isso corretamente?
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Iniciantes leiam isso antes de postar.
« Resposta #13 Online: 04 de Dezembro de 2011, 14:15 »
Acho que vocês não entenderam, não há imposição de limites, mas uma maior organização.

Iniciantes por enquanto colocam todas suas dúvidas sobre qualquer assunto relacionado ao Ubuntu na seção iniciantes. Usuários antigos do fórum que se dispõem a ajudar, já saberão de antemão que são iniciantes e portanto podem usar uma forma mais rica em detalhes e com termos simplificados no passa a passo.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Iniciantes leiam isso antes de postar.
« Resposta #14 Online: 04 de Dezembro de 2011, 14:21 »
O problema do dicas e truques para mim é porque ele está localizado na parte relativa a Iniciantes aí quem acha que pode colocar tudo lá até dúvidas, posta por lá, mas o seu propósito como o nome diz são dicas e truques interessantes, só que isso tem de ter um cuidado maior, pois já vi coisas com relação ao root não muito legais e como qualquer um pode postar, as chances de ser algo que possa causar algum problema é maior. O iniciante costuma usar muito o famoso copiar e colar de outros locais e aí cai no exemplo que já citei, usar forma de instalação do slcakware aqui etc.

Se o usuário se declara, honestamente, como iniciante, num primeiro momento limita muito a probabilidade do dicas e truques ser usado com post equivocados com já vi. Facilita no momento do suporte a identificação de que tipo de usuário se está ajudando e portanto a melhor forma de dizer como fazer...

« Última modificação: 04 de Dezembro de 2011, 14:28 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].