Autor Tópico: Iniciantes leiam isso antes de postar.( Discussão do tópico)  (Lida 62673 vezes)

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: Iniciantes leiam isso antes de postar.
« Resposta #15 Online: 04 de Dezembro de 2011, 14:23 »
Platao, o que a administração acha disso, especificamente?
Citar
... o usuário poder escolher qual o nível de ajuda que ele quer receber, através de uma espécie de "enquete" inicial, que o direcionaria às seções corretas.

Seria uma espécie de "triagem automática" feita a partir das declarações do próprio usuário.

Alias, o que a administração falou até agora do post do Andry?
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2011, 14:25 por eaxgrande »
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: Iniciantes leiam isso antes de postar.
« Resposta #16 Online: 04 de Dezembro de 2011, 14:24 »
kkkkkkkkkk,  vocês estão postando rápido demais...

Não consigo acompanhar, pô!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Iniciantes leiam isso antes de postar.
« Resposta #17 Online: 04 de Dezembro de 2011, 15:15 »
Ola Eax e linuser, a ideia foi levantada mas ainda os mod e adms tem que entrar no forum para ver e analizar o conteudo das mensagens e votar, lembrando os amigos que ha outros assuntos tbm aguardando para serem vistos.

O post esta em aberto na administração, vejo que a ideia é nobre da triagem e na melhor das inteções, mas pode haver usuarios que nao estarao contentes com ela, hj temos as regras sintetizadas no forum facil de observar e mesmo assim temos que todos os dias mandar MPs para que seja feita a correção nos posts, aparentemente o pessoal nao le as regras antes de postar, acho ate natural nas primeiras postagens o usuario infringir sem querer alguma regra, pode ser varios fatores, como a propria pressa de resolver o problema e que as vezes e grave, e esta ate impossibilitando o usuario de usar o desktop(como uma placa de video desconfigurada) mas com o passar do tempo pela experiencia que tenho visto, o pessoal rapidamente aprende e posta bem a partir da 4 o 5 mensagem no forum.

Acho legal a ideia da enquete e pode ser debatida, nao acho legal na minha opiniao a "restrição" para os iniciantes, a triagem é legal, acho o modelo aberto melhor em que vc pode ter acesso a tudo Se por ventura houver algum post que esta errado, vc mesmo pode alertar os usuarios no post e se desejar tbm pode alertar a administração por MP ou denuncia, para a correção.


\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Iniciantes leiam isso antes de postar.
« Resposta #18 Online: 04 de Dezembro de 2011, 15:42 »
Ok platao, mas eu já sei a resposta, vai ser negativa, até mesmo por causa que deve ser de difícil implementação tais sugestões e isso se concordarem com o que falei que pelo que li dos cometários dos colegas ficou parecendo algo antidemocrático, mas no meu ponto de vista não é, apenas algo mais organizativo das coisas, pois o usuário tem liberdade de se declarar ou não iniciante e até de mudar isso depois.

Pelo menos ficou aqui o debate sobre algumas coisas. :P

Tive esse pensamento pelo que o Andry falou aqui:

Citar
Se você acabou de iniciar no fórum, então provavelmente você é um iniciante ok?
Então sua duvida deve ser postada nesta sessão de iniciantes, e assim quando forem se familiarizando com o sistema e seus aplicativos, então postem nas outras sessões do fórum.


Mas porque tio Andry tenho que postar aqui se minha duvida é sobre instalação??(exemplo)
R: Por que você postando aqui, quem for lhe ajudar ira colocar passa a passo como fazer para resolver seu problema, como por exemplo, abra o terminal em menu ..., aperte as teclas tal e tal, vão te responder bem detalhadamente por que você está iniciando.

Como sei que não adianta, ou seja, os usuários iniciantes quase sempre postam em lugar errado (qualquer lugar), um direcionamento no momento do cadastro já iria filtrar bastante os tópicos escritos nos lugares errados ou evitaria de usuários sem muita experiências apenas copiassem e colasse dicas que veem por aí para o Dicas e truques sem ter o cuidado de saber se funcionam no Ubuntu, mas é lógico que não solucionam de vez os problemas e para isso é que existe a moderação.

Facilitaria na identificação de quem é ou não muito verde no uso do Ubuntu para quem pretende dar o suporte também.

O melhor seria se para tudo usássemos o velho bom senso, pois seções como o quarentena não precisaria existir e nem ter tantas regras.

PS: pelo menos uma mudança eu acho que poderia ser feita, mudar o Dicas e truques da parte relativa a Iniciantes. Nunca entendi porque está por lá, talvez no seguinte sentido, Dicas e truques para os iniciantes usarem feitas por quem já é veterano no Ubuntu e não no sentido de Dicas e truques feitas pelos iniciantes.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Iniciantes leiam isso antes de postar.
« Resposta #19 Online: 04 de Dezembro de 2011, 16:07 »
Ola é interessante a recomendação, como no caso que o Andry faz no texto e poderiamos ate incluir um link com as apostilas para estudo, alem de o texto que esta mais explicado que o do forum, mais detalhado, deixando menos lacunas para imterpretação errada.

Acho interessante deixar o usuiario iniciante vir ao forum buscar o que ele quer com total liberdade, como é hj, qualquer tentativa mais "agressiva" de direcionamento vai surtir o efeito contrario, gerar criticas e vai mais atrapalhar do que ajudar, embora a ideia inicial seja completamente o oposto, ou seja para ajudar.   
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline rhuan 261

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
  • Para todo débito existe um crédito de igual valor.
    • Ver perfil
Re: Iniciantes leiam isso antes de postar.
« Resposta #20 Online: 04 de Dezembro de 2011, 17:59 »
Quanto ao tópico, Parabéns ao Amigo Andry

Quanto a possibilidade de classificar o usuário e limitar o seu acesso, seria uma medida autoritária por parte dos administradores do fórum, acredito que a melhor solução, seria, conscientizar os usuários iniciantes, haja vista que não cabe somente aos moderadores e administradores do fórum reportar ao indivíduo que ele não está agindo de acordo com as regras.

Caso seja adotado essa ação, classificar o usuário  e limitar o seu acesso, será divulgado a todos que temos capacidade de ajudar ninguém, não falo somente sobre informática, mas como ser humano.
É Iniciante??????????????????
Leia isto Primeiro

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Iniciantes leiam isso antes de postar.
« Resposta #21 Online: 04 de Dezembro de 2011, 18:23 »
Só para deixar claro mais uma vez:

O colega Andry não sugeriu nada do que foi comentado por mim, apenas com base nas informações que ele escreveu, pensei em algo que já foi discutido anteriormente aqui com base no que ele falou.

Quanto a isso:

Citar
Quanto a possibilidade de classificar o usuário e limitar o seu acesso

percebo que mais uma vez estão entendendo errado, pois o usuário não fica limitado de escrever sobre qualquer assunto ou dúvida, mas apenas é direcionado para um único lugar para isso e isso temporariamente caso ele desejasse.

Será que é tão difícil de entender isso? Eu, se ainda fosse iniciante, iria achar é melhor ter um lugar que ficasse mais tranquilo em postar sem achar que é algo bobo e que os mais experientes iriam rir das minhas dúvidas. Um local onde os que pretendem dar suporte fossem agir de uma forma mais detalhista e cuidadosa, pois saberiam que ali é um local para iniciantes de fato.

Talvez seja o trauma de anos de ditadura no qual vivemos num passado recente para tudo ser levado para o lado negativo, restritivo da liberdade... Como algo pode ser autoritário se seria o usuário a escolher se quer ficar (por um tempo) só na parte iniciante ou no todo, com possibilidade de voltar atrás?

Não se preocupe que como já falei isso não tem a menor possibilidade de ser aceito pela administração/moderação do fórum até porque pelo visto todos estão tendo o mesmo entendimento que você em ser algo autoritário e restritivo, uma pena.


Citar
Caso seja adotado essa ação, classificar o usuário  e limitar o seu acesso, será divulgado a todos que temos capacidade de ajudar ninguém, não falo somente sobre informática, mas como ser humano.

Mais uma vez, não se limita nada apenas se delimita de fato uma área para iniciantes por um certo tempo e facilita para quem vai ajudar saber o nível de conhecimento do usuário. Não sei porque prova a incapacidade em ajudar, pelo contrário, mostra que para falar a um verdadeiro iniciante se pode usar uma forma mais simples (passo a passo) do que a um mais conhecedor do processo. Portanto prova que a pessoa que vai ajudar tem é muito conhecimento mostrando que pode atingir vários públicos com duas formas de dizer a mesma coisa.

Um exemplo bem simples, só para ilustrar, quando se vai dizer para alguém que já conhece o sistema você diz, numa dica, abre o terminal e digita tal comando, para uma pessoa que nunca viu o Ubuntu e nem usou DOS no windows, fica um pouco complicado, aí você que ser mais detalhista, tipo abre o terminal indo no menu tal ou uma combinação de teclas de atalho, tem de explicar o que é terminal etc.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2011, 18:33 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Iniciantes leiam isso antes de postar.
« Resposta #22 Online: 04 de Dezembro de 2011, 18:26 »
Ola rhuan, ate onde eu saiba nao vai ser limitado nada ehehehe :) foi uma ideia do linuxuser para tentar implementar uma ajuda mais apurada para os iniciantes do Ubuntu, mas sinceramente nao creio que que isso iria de fato ajudar, acho que deveria ficar como esta hoje, de forma aberta.

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline rhuan 261

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
  • Para todo débito existe um crédito de igual valor.
    • Ver perfil
Re: Iniciantes leiam isso antes de postar.
« Resposta #23 Online: 04 de Dezembro de 2011, 18:51 »
Eu sei que não foi o Andry que sugeriu a classificação do usuário.

linuser:

Entendo que a informação de ser iniciante ou não deve vir do usuário no momento em que o mesmo poste seus problemas. Haja vista que alguns pode sentir-se constrangidos, infelizmente, em divulgar sua falta de conhecimento com linux.

Desculpe se entendi errado tua ideia, mas sinceramente, não acredito que seja essa a solução. Acredito que o melhor é a conscientização.

Platão:

Eu apenas expus minha opinião sobre o tema, pois uma decisão dessas tem de ser avaliado as opiniões a favor e contra. E de fato, acredito também que não seria a solução dos problemas, pois, poderiam muitos usuários mentir, ou até mesmo criar outra conta, como você mesmo disse.


Aproposito:

Acredito que este tópico  deveria se fixado nesta seção.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2011, 18:55 por rhuan 261 »
É Iniciante??????????????????
Leia isto Primeiro

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Iniciantes leiam isso antes de postar.
« Resposta #24 Online: 04 de Dezembro de 2011, 18:58 »
Olá a todos, vim acompanhando o tópico e acredito que essa ideia que esta em foco não seja uma discriminação, apenas uma maneira de auxiliar o o "novato", confesso que a primeira vez em que participei do fórum me senti meio perdido, acredito que a cada novo usuário fosse enviado para a sua caixa de mensagens as regras do fórum, acredito que também há a necessidade de se atualizar o FAQ, pois vi por exemplo o tópico "- Como fazer o limewire e o frostwire funcionarem no ubuntu 6.10?", é difícil um novo usuário começar pela versão 6.10, talvez fosse interessante fazer algumas perguntas básicas ao usuário no momento de seu cadastro, como por exemplo "Você sabe abrir e/ou utilizar o terminal; Você tem problemas com os codecs de vídeo e música?" e após as respostas das perguntas fosse dado à ele o link dos posts que resolve os seus problemas, isso deixaria mais dinâmico a resolução do seu problema, evitaria que surgisse vários e vários tópicos com as mesmas perguntas e facilitaria a vida do novo usuário ;D

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Iniciantes leiam isso antes de postar.
« Resposta #25 Online: 04 de Dezembro de 2011, 19:05 »
Pessoal não é querendo ser chato, já sendo, kkkk.

Só para debater mesmo sobre esse assunto, não quero que seja implementado de fato, pelo menos não mais, entretanto gosto de debater os pontos levantados.


Citar
Acredito que o melhor é a conscientização.

Concordo com você e acho que no momento do cadastro algo como a pergunta se é ou não iniciante, explicando o que ocorrerá caso escolha uma ou outra opção é um processo em si de conscientização.

Citar
E de fato, acredito também que não seria a solução dos problemas, pois, poderiam muitos usuários mentir, ou até mesmo criar outra conta, como você mesmo disse.

Por que um usuário iniciante iria mentir numa pergunta do tipo ou criar outro usuário se a real intenção do fórum seria saber qual é a melhor forma de falar ao iniciante no suporte e colocá-lo na seção adequada? Caso ele mentisse, para usar as outras seções as dicas poderiam não ser ao seu nível de entendimento e aí eles seriam responsáveis por esse erro, portanto um processo de conscientização.

Por que um usuário acima de iniciante iria escolher marcar como iniciante? Iriam receber repostas mais "enfadonhas", vamos dizer assim, para quem não é iniciante e não precisa de detalhamento nas instruções.


Não é uma contradição falar em conscientização e ao mesmo tempo já imaginar que usuários iniciantes irão mentir no questionamento?


Citar
Aproposito:

Acredito que este tópico  deveria se fixado nesta seção.

Você fala em relação ao Dicas e Truques?
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2011, 19:16 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline rhuan 261

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
  • Para todo débito existe um crédito de igual valor.
    • Ver perfil
Re: Iniciantes leiam isso antes de postar.
« Resposta #26 Online: 04 de Dezembro de 2011, 19:16 »
linuser, acredito que se nos debatêssemos, assuntos importantes como política, economia, religião e etc...
 
o nosso país e o mundo não estaria do jeito que está. É sempre bom debater.

Infelizmente há algumas pessoas que ainda sentem-se humilhadas ao aceitarem que não detém determinado conhecimento.

Quando se planeja tomar uma decisão tem-se de avaliar todas as possibilidades, pois, uma pessoa nunca detém todas as informações sobre o outro, seja qual for o motivo.
É Iniciante??????????????????
Leia isto Primeiro

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Iniciantes leiam isso antes de postar.
« Resposta #27 Online: 04 de Dezembro de 2011, 19:20 »
Todo fórum sobre linux, um usuário iniciante já entra com receio, até demora muito para entrar e fica lendo só offline por um bom tempo. Ter uma seção só para eles já ajuda muito sobre quebrar esta barreira. Você pode falar, mas já existe, de fato existe mas como o fórum foi dividido em vários tópicos, como bem falou o Andry o iniciante vai postar no qual acha que é seu problema, portanto nem sempre na seção Iniciantes e também não é em todas as ocasiões que dizem ser iniciantes no texto que escrevem, talvez até pelo esquecimento, aí você que vai dar o suporte fica tentando adivinhar qual o nível de conhecimento para poder escrever da melhor maneira possível. Às vezes fica evidente o nível de conhecimentos, outras não.

Eu sou do tipo que fica tentando adivinhar o nível de conhecimentos e na dúvida tento ser o mais detalhista possível, mas tem vezes que estou com pouco tempo, pressa mesmo e já ajudaria se soubesse o nível de conhecimento do usuário para no caso de ser um com maiores conhecimentos, postar algo rápido, sem riquezas de detalhes para ele fazer. No caso de ser alguém mais básico e pela pressa deixaria para outro com mais tempo para responder.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2011, 19:28 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Iniciantes leiam isso antes de postar.
« Resposta #28 Online: 04 de Dezembro de 2011, 19:23 »
Fazendo uma citação ao que eu mesmo disse rss
Citar
talvez fosse interessante fazer algumas perguntas básicas ao usuário no momento de seu cadastro, como por exemplo
Acho interessante essa ideia de dar mais foco ao iniciante, e não acredito que isso seja discriminação, mas se isso fosse feito todos sairiam ganhando, principalmente o iniciante ;)

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Iniciantes leiam isso antes de postar.
« Resposta #29 Online: 04 de Dezembro de 2011, 19:29 »
Acho interessante essa ideia de dar mais foco ao iniciante, e não acredito que isso seja discriminação, mas se isso fosse feito todos sairiam ganhando, principalmente o iniciante ;)

pois é nunca pensei que o sugerido aqui por mim fosse tomando como algo ofensivo para iniciantes e é justamente o contrário.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].