Autor Tópico: compartilhar a internet, com o outro usando windows..help me  (Lida 28623 vezes)

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
compartilhar a internet, com o outro usando windows..help me
« Resposta #30 Online: 26 de Outubro de 2005, 12:24 »
Ô Led, só mais um pouquinho de paciência comigo... Aí, resolvo isso!  :D  Que queu faço agora?
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline gabrieltomate

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
    • http://www.flickr.com/photos/tomate
compartilhar a internet, com o outro usando windows..help me
« Resposta #31 Online: 28 de Outubro de 2005, 01:10 »
só um adendo ao tópico.. pra não abrir outro..
preciso setar minha placa de rede pra 10mbps... isso eu já aprendi a suras penas depois de procurar muito: 'ethtool -s eth0 speed 10 duplex full autoneg off'  (caso alguém for utilizar, lembre-se de alterar pra sua configuração eth0 (pra aponta pra sua placa de rede, eth1 , eth2 ...) o ethtool também tem um monte de outras configurações...

bom.. o que eu queria era desabilitar a inicialização da rede quando o sistema inicia. (networking config e etc...) pq faz iniciar muito devagar.. e criar um script pra chamar o comando ''ethtool -s eth0 speed 10 duplex full autoneg off'' na inicialização do X ou por um atalho.. ou então fazer o sistema ir iniciando e jogar ela pra segundo plano... sei lá.
instalei o BUM mas não encontrei nada do tipo pra alterar isso por lá..
e também n sei fazer scripts.. ou 'atalhos' pra que esse comando seja chamado..
tipo, poderia ser um script, aí quando iniciasse o GDM ele chamasse esse comando.. ou atalho na área de trabalho, ou no menu do gnome...

:D inté! e um tiro no pé!


alguém poderia me ajudar a fazer isso?

Abraços!

(na tentativa de migrar de vez pro GNU/Linux)
"... mas o pouco que eu sei é de muita valia para o meu viver." (Sócrates)

Offline arqueiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
    • compra por catálogos
compartilhar a internet, com o outro usando windows..help me
« Resposta #32 Online: 30 de Outubro de 2005, 20:07 »
Ok pessoal, depois de penar dois dias para compartilhar o servidor Ubuntu com um cliente Windows XP finalmente consegui.  Comecei simplificando o arquivo share-net para as linhas de comando abaixo, já que a minha placa de rede eth0 está conectada a Internet.

#!/bin/bash
modprobe iptable_nat
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
esac

Agora que vem a grande jogada: do livro do Morimoto (Entendendo e Dominando o Linux) obtive a preciosa informação de que na máquina cliente windows você deve colocar em Servidor DNS Primário e Secundário os endereços dos servidores DNS do seu provedor.  Você obtém estes endereços no servidor Ubuntu em Sistema->Administração->Rede, aba DNS.  Aleluia, funcionou!  No fundo não é difícil, porém é necessário ter as informações corretas.
compra por catálogos

http://www.ecatalogos.com.br

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
compartilhar a internet, com o outro usando windows..help me
« Resposta #33 Online: 31 de Outubro de 2005, 13:54 »
Citação de: "thimer"
Tp, LedStyle ou alguem, vcs podem me explicar o comando >> sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

qual a diferenca de eth0 para ppp0 ? Mais tecnicamnete, pois sei q uma eh pro virtua outro po speed. e o POSTROUTING?


sudo - Diz que este comando deve ser executado como root
iptables - Este cara passa parâmetros pro kernel dizendo o que ele deve fazer com os pacotes (tipo um filtro)
eth0 - Simboliza a interface de rede nº 1. O eth1 representa a interface 2, o eth3 representa a interface 2 e assim por diante. Varia de acordo com o número de placas de rede que você tem.
ppp0 - O speedy e velox usam o protocolo ppp (isso mesmo... o protocolo ppp é pra conexão discada) mas é uma versão modificada, o pppoe. Isso se deve pelo fato de precisar de autenticação sacou? O virtua usa eth0 direto porque não tem autenticação nenhuma. O ppp0 é uma espécie de "interface falsa" digamos que é criada pra o speedy conseguir funcionar. É tipo uma portagem do protocolo ppp da coenxão discada pra banda larga. Se você está usando o speedy na ppp0 pro seu gnome a interface eth0 vai estar desconfigurada, mas é mentira. Não configure a placa do speedy por lá.

sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE

O comando acima diz, pra resumir, que tudo que entra pela interface ppp0 (ou eth0 dependendo de como vc colocou) deve ser passado pra frente. E as requisições que vierem pra internet vão pra essa interface tbm. Tipo um redirecionamento.

Já quando você coloca "1" naquele arquivo que eu disse, você está dizendo pro Kernel do Linux que você PERMITE que pacotes sejam redirecionados. Assim um outro PC seu (conectado na 2ª placa de rede, por exemplo, a eth1) quando solicitar uma conexão com a internet, ele vai buscar isso no gateway. Gateway é uma "ponte" entre você e a internet. O IP do gateway la na configuração da estação deve ser o IP da SUA máquina, mas não o recebido pelo virtua. Deve ser o ip da sua rede interna ali (no caso 192.168.0.1). Então a estação pede pra esse gateway (que é o seu micro conectado no virtua ou speedy) a conexão, e seu linux vai fazer uma placa de rede conversar com a outra, permitindo assim a conexão.

Espero ter sido claro... mas não sei se consigo hehe. É dificil explicar um conceito sem caneta e papel.

[]s

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
compartilhar a internet, com o outro usando windows..help me
« Resposta #34 Online: 31 de Outubro de 2005, 13:56 »
Citação de: "otavio cunha"
Ok pessoal, depois de penar dois dias para compartilhar o servidor Ubuntu com um cliente Windows XP finalmente consegui.  Comecei simplificando o arquivo share-net para as linhas de comando abaixo, já que a minha placa de rede eth0 está conectada a Internet.

#!/bin/bash
modprobe iptable_nat
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
esac

Agora que vem a grande jogada: do livro do Morimoto (Entendendo e Dominando o Linux) obtive a preciosa informação de que na máquina cliente windows você deve colocar em Servidor DNS Primário e Secundário os endereços dos servidores DNS do seu provedor.  Você obtém estes endereços no servidor Ubuntu em Sistema->Administração->Rede, aba DNS.  Aleluia, funcionou!  No fundo não é difícil, porém é necessário ter as informações corretas.


Pode simplificar à vontade, porém essa complicação toda que eu fiz não foi à toa. Esse script aceita os parâmetros stop, start e restart igual os outros de inicialização.

Assim quando vc colocar ele pra executar no boot vai aparecer la "OK" ou "FAILED" igual os outros sacou? O init quando disparado executa todos aqueles scripts passando parâmetros "stop" ou "start".

[]s

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
compartilhar a internet, com o outro usando windows..help me
« Resposta #35 Online: 31 de Outubro de 2005, 15:31 »
Led, sua explicação foi magistral!  :D  Entendi tudo! Só que não resolveu meu caso. Segui todas as instruções, coloquei os DNS no rwindows e tudo o mais. Expliquei tudinho aí nos tópicos anteriores. Que faço?  :|
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
compartilhar a internet, com o outro usando windows..help me
« Resposta #36 Online: 31 de Outubro de 2005, 15:43 »
Perícope... me adiciona no MSN, ICQ, Gtalk ou Jabber.


[]s

Offline brodock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
    • http://www.uocentral.com.br
compartilhar a internet, com o outro usando windows..help me
« Resposta #37 Online: 07 de Janeiro de 2006, 00:56 »
bom eu estou passando pela mesma dificuldade...

no meu caso desisti de usar os pacotes de programas de dns que esse tutorial indica e instalei dhcp3 e bind...

alguma dica?  :roll:

Offline XaMBs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: compartilhar a internet, com o outro usando windows..help me
« Resposta #38 Online: 20 de Abril de 2007, 08:15 »
Olá, gostaria de saber se os comandos para compartilhar internet discada (pois é...rsrs) sao os msms... (ppp0)
vlws