Autor Tópico: Indisponibilidade Apache  (Lida 1389 vezes)

Offline olders

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Indisponibilidade Apache
« Online: 12 de Dezembro de 2011, 11:26 »
Prezados,

Tive um problema em um dos meus servidores web, tenho um servidor web com vários vhosts.
No dia 09 todos foram afetados devido uma query no meu servidor, porém o meu nagios não acusou pois o serviço continuou ativo, mas eu e os clientes não estavam conseguindo acessar os sites, creio que pelo fato do meu mysql ter ficado com um processamento muito alto o que ocasionou o problema de indisponibilidade no período em que a query ficou processando, minha dúvida é a seguinte:

Qual ferramenta eu poderia utilizar para monitorar indisponibilidade nos meus dominios web no apache?

Porque o meu nagios monitora o serviço, o serviço continuou ativo porém a página do site ficava carregando e não abria.

Então qual programa eu poderia usar para verificar indisponibilidade no meu site?

Pensei em zabbix e munin, seriam essas as duas ferramentas corretas para esse tipo de monitoria? Lembrando que o apache continuou rodando o que aparentemente aconteceu foi o fato do meu processamento do mysql ter ficado muito alto acarretando na lentidão para abrir os meus sites que utilizam a base mysql.

Agradeço desde já a ajuda.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Indisponibilidade Apache
« Resposta #1 Online: 12 de Dezembro de 2011, 13:13 »
Vc pode configurar o Nagios pra monitorar diretamente a carga de processamento do host, e alarmar caso ultrapasse um determinado limite que vc definir, tipo acima de 5 por mais de 5 minutos.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline olders

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Indisponibilidade Apache
« Resposta #2 Online: 12 de Dezembro de 2011, 13:43 »
Agradeco sua atenção, mas quando fala em host se refere ao servidor em si?
Ou ao meu virtualhost? www.nome1.com.br www.nome2.com.br ?

Eu ja tenho uma checagem por host (server) de load... o que queria mesmo é nessa situação (primeira vez que acontece) ...
O mysql estava muito carregado processando e devido a isso não consegui abrir a página do meu site ... dai fazer uma checagem para informar que não estou conseguindo abrir o site ...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Indisponibilidade Apache
« Resposta #3 Online: 12 de Dezembro de 2011, 17:01 »
Bem, se vc acha que o problema foi no MySQL, vc tem que monitorar a máquina onde ele está rodando.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D