Autor Tópico: [Resolvido] Não consigo instalar o Netbeans no Ubuntu 11.10  (Lida 7022 vezes)

Offline Lorenzi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
[Resolvido] Não consigo instalar o Netbeans no Ubuntu 11.10
« Online: 14 de Dezembro de 2011, 15:53 »
Não estou conseguindo instalar o Netbeans.

Fiz o download do arquivo "netbeans-7.0.1-ml-linux.sh" direto do site do fabricante.
ai quando tento instalar ele pelo terminal da isso:

filipe@filipe-System-Product-Name:~/Downloads$ sh netbeans-7.0.1-ml-linux.sh
Configurando o instalador ...
Procurando por um JVM no sistema...
Extraindo dados para instalação...
Executando o assistente do instalador...
Não é possível inicializar a UI
Executando no modo sem comandos

Exception: java.awt.HeadlessException thrown from the UncaughtExceptionHandler in thread "main"



Minha versão do java:

filipe@filipe-System-Product-Name:~$ java -version
java version "1.7.0_147-icedtea"
OpenJDK Runtime Environment (IcedTea7 2.0) (7~b147-2.0-0ubuntu0.11.10.1)
OpenJDK Client VM (build 21.0-b17, mixed mode, sharing)



« Última modificação: 20 de Dezembro de 2011, 14:31 por Lorenzi »

Offline NBPX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 179
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar o Netbeans no Ubuntu 11.10
« Resposta #1 Online: 15 de Dezembro de 2011, 14:20 »
Tente instalar antes o OpenJDK 6 pela Central de aplicativos.

Offline Lorenzi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Não consigo instalar o Netbeans no Ubuntu 11.10
« Resposta #2 Online: 20 de Dezembro de 2011, 14:36 »
Instalei o OpenJDK pela central de aplicativos e depois deu para instalar o netbeans.
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2011, 14:39 por Lorenzi »

Offline NBPX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 179
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Não consigo instalar o Netbeans no Ubuntu 11.10
« Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2012, 12:04 »
O melhor para usar o Netbeans no Linux é usar a JDK da Oracle.

No site de download da JDK da Oracle é possível baixar o Netbeans+JDK em um pacote só. A instalação é bem simples e tudo deve funcionar corretamente.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Não consigo instalar o Netbeans no Ubuntu 11.10
« Resposta #4 Online: 17 de Novembro de 2012, 19:24 »
O melhor para usar o Netbeans no Linux é usar a JDK da Oracle.

No site de download da JDK da Oracle é possível baixar o Netbeans+JDK em um pacote só. A instalação é bem simples e tudo deve funcionar corretamente.

Por que o melhor é usar o JDK da Oracle, se atualmente a referência de implementação é o openJDK (versão 7 em diante)?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline NBPX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 179
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Não consigo instalar o Netbeans no Ubuntu 11.10
« Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2012, 14:17 »
Porque não dá dor de cabeça na hora de instalar.

Eu já passei muita raiva tentando fazer funcionar algo que deveria ser simples.

Com o Netbeans+JDK (da Oracle) fica muito mais fácil de instalar. A instalação é no modo gráfico e só precisa indicar diretórios de instalação para a JDK e para o Netbeans.

Nada daquelas mensagens chatas do Netbeans dizendo que não achou a JDK. Quando tentei ele não reconhecia a OpenJDK.

Além do mais baixando diretamente do site da Oracle você terá a última versão do Netbeans (a da Central de Programas está sempre defasada), com novos recursos, correção de bugs e atualizações que não dependem da burocracia da Canonical.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2012, 14:24 por NBPX »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Não consigo instalar o Netbeans no Ubuntu 11.10
« Resposta #6 Online: 18 de Novembro de 2012, 15:59 »
Porque não dá dor de cabeça na hora de instalar.

Eu já passei muita raiva tentando fazer funcionar algo que deveria ser simples.

Com o Netbeans+JDK (da Oracle) fica muito mais fácil de instalar. A instalação é no modo gráfico e só precisa indicar diretórios de instalação para a JDK e para o Netbeans.

Nada daquelas mensagens chatas do Netbeans dizendo que não achou a JDK. Quando tentei ele não reconhecia a OpenJDK.

Além do mais baixando diretamente do site da Oracle você terá a última versão do Netbeans (a da Central de Programas está sempre defasada), com novos recursos, correção de bugs e atualizações que não dependem da burocracia da Canonical.

Tenho o Netbeans 6.9.1 instalado no Ubuntu 12.04, e não precisei instalar o Jdk da Oracle, e está funcionando perfeitamente. É só indicar o caminho do jdk presente no Ubuntu, normalmente se encontra em /usr/lib/jvm. Se não me engano, dá para indicar na hora da instalação do Netbeans, e também depois, em Ferramentas -> Plataformas Java. Quando instalei, foi muito fácil achar o openJDK, o Netbeans já me indicou essa pasta automaticamente.

Instalando o java da Oracle vc só terá as atualizações momentaneamente, depois de um tempo ficará bem desatualizado (a menos que vc instale outra vez, e depois mais outra vez... não era para ser muito mais fácil de instalar?).

Em contrapartida, o openJDK 7 está seguindo as mesmas atualizações da Oracle (pelo menos no Ubuntu 12.04). Dê uma olhada:

Citar
java version "1.7.0_09"
OpenJDK Runtime Environment (IcedTea7 2.3.3) (7u9-2.3.3-0ubuntu1~12.04.1)
OpenJDK 64-Bit Server VM (build 23.2-b09, mixed mode)
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Não consigo instalar o Netbeans no Ubuntu 11.10
« Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2012, 16:07 »
Uma coisa que tenho q reclamar em relação ao Netbeans no Ubuntu é a questão das versões disponíveis. O Netbeans sim, eu tive que instalar manualmente, a versão disponível na Central de Programas está um lixo (a 7.0.1 no ubuntu 12.04), tive problemas com bugs e plugins que não funcionavam (parece que com a transição da versão 6.x para a 7.x houve bastante incompatibilidade), nem consegui usar direito, acabei desinstalando. Um tempo atrás tive que usar de novo, e resolvi escolher uma versão com mais correções de bugs, que foi a 6.9.1. Está funcionando muito bem, consegui instalar até um plugin muito antigo, o OctaveNB. Achei essa versão bem mais consistente do que essas novas.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline NBPX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 179
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Não consigo instalar o Netbeans no Ubuntu 11.10
« Resposta #8 Online: 18 de Novembro de 2012, 16:24 »
Eu não me lembro como era o 6.9, mas no 7.2.1 eu preciso. E fica mais complicado com a JDK da Oracle ausente na Central de Programas.

O problema é que não consigo nem instalar o Netbeans sem a JDK da Oracle instalada. Configurar então nem se fala.

Eu tinha esse problema já no 11.10/12.04.

Como eu reinstalo o Ubuntu do zero a cada nova versão e baixo a última versão da JDK não faz muita diferença. E como a instalação dela é bem intuitiva não chega a ser um grande problema. Eu prefiro, para o Netbeans pelo menos, a JDK da Oracle. No Eclipse, que não dá esses problemas eu uso a OpenJDK da Central de Programas mesmo para desenvolvimento em Android.

Eu gosto do Netbeans. Prefiro ele em relação ao Eclipse. O meu trabalho flui melhor nele. Não achei bugs na última versão, por enquanto, e ele está bem leve. O Eclipse tem uns bugs estranhos. As últimas versões têm até a possibilidade de mudar o zoom do código fonte, coisa que eu sentia falta e que não achei no Eclipse.

Só não uso o Netbeans sempre porque não tem as mesmas ferramentas para desenvolvimento em Android, principalmente o desenho de layouts xml. O Look And Feel dele é bem bonito no Ubuntu, diferente de outras plataformas onde ele é irritantemente feio. A única coisa que me incomoda nele são as fontes que ficam estranhas e não conseguir integrar os menus ao painel da Unity (já até achei tutoriais de como fazer, mas achei muito complicado e, por segurança, desisti)  porque em um IDE espaço é precioso.

« Última modificação: 18 de Novembro de 2012, 16:35 por NBPX »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Não consigo instalar o Netbeans no Ubuntu 11.10
« Resposta #9 Online: 18 de Novembro de 2012, 17:37 »
Eu não me lembro como era o 6.9, mas no 7.2.1 eu preciso. E fica mais complicado com a JDK da Oracle ausente na Central de Programas.

O problema é que não consigo nem instalar o Netbeans sem a JDK da Oracle instalada. Configurar então nem se fala.

Eu tinha esse problema já no 11.10/12.04.

Como eu reinstalo o Ubuntu do zero a cada nova versão e baixo a última versão da JDK não faz muita diferença. E como a instalação dela é bem intuitiva não chega a ser um grande problema. Eu prefiro, para o Netbeans pelo menos, a JDK da Oracle. No Eclipse, que não dá esses problemas eu uso a OpenJDK da Central de Programas mesmo para desenvolvimento em Android.

Eu gosto do Netbeans. Prefiro ele em relação ao Eclipse. O meu trabalho flui melhor nele. Não achei bugs na última versão, por enquanto, e ele está bem leve. O Eclipse tem uns bugs estranhos. As últimas versões têm até a possibilidade de mudar o zoom do código fonte, coisa que eu sentia falta e que não achei no Eclipse.

Só não uso o Netbeans sempre porque não tem as mesmas ferramentas para desenvolvimento em Android, principalmente o desenho de layouts xml. O Look And Feel dele é bem bonito no Ubuntu, diferente de outras plataformas onde ele é irritantemente feio. A única coisa que me incomoda nele são as fontes que ficam estranhas e não conseguir integrar os menus ao painel da Unity (já até achei tutoriais de como fazer, mas achei muito complicado e, por segurança, desisti)  porque em um IDE espaço é precioso.


Acabei de instalar o Netbeans 7.2.1, e ele reconheceu perfeitamente o openJDK. Os problemas que vc cita, aparecem somente quando se compila um projeto e vai testar os aplicativos criados? Por que eu não fiz isso ainda, no máximo eu só testei alguns programas criados no Matisse (sem código nem nada, só interface criada).

Consegui integrar o menu ao painel por meio de um plugin, o Java Ayatana (acho que vc deve saber fazer isso, mas vou detalhar para que outras pessoas possam saber instalar):

Vá em Ferramentas -> Plug-ins, vá na aba Definições, clique em adicionar e em Nome coloque Java Ayatana, e em URL coloque http://java-swing-ayatana.googlecode.com/files/netbeans-catalog.xml. Depois de adicionado esse "repositório", vá em plugins disponíveis e procure por Java Ayatana (digite global no Pesquisar q aparece rápidinho). Instalei e não deu problema de compatibilidade, só a integração não ficou 100% legal, quando clico em um menu e vou passando o mouse pelos outros, os menus ficam piscando um pouco (nada que atrapalhe a produtividade).

Em relação às fontes estranhas, dê uma olhada nesse tópico: Corrigindo a fonte utilizada no Java e incluindo bordas e sombras em menus

Todos meus programas java, como Scilab, Arduino e o próprio Netbeans estavam com a fonte esquisita, tudo em negrito. Consegui dar uma melhorada, mas não ficou 100% ainda.

Edit: Consegui instalar o plugin OctaveNB no Netbeans 7.2.1, e está funcional! Fica a dica para quem está procurando uma IDE para o GNU Octave. Obs: É preciso ir em Ferramentas -> Opções, e depois selecionar a "aba" Octave, na aba General, escolha o local padrão do executável do Octave, que é em /usr/bin/octave.

Edit2: Alguém sabe se consigo instalar o plugin do Python para o Netbeans 6.9.1 ou 7.2.1? Parece que ele foi abandonado e está com incompatibilidade nessas versões recentes do Netbeans. Gostaria de usar o Netbeans como IDE do Python de alguma maneira.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2012, 17:45 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline NBPX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 179
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Não consigo instalar o Netbeans no Ubuntu 11.10
« Resposta #10 Online: 18 de Novembro de 2012, 19:33 »
Aqui aparece da erro já na instalação do Netbeans. Mesmo que eu indique o caminho da OpenJDK ele não reconhece. Tem que ser a SDK da Oracle. Então parece que esse problema não é uma constante, felizmente, mas eu fui um dos sorteados. Na versão anterior do Ubuntu também acontecia. Mas de qualquer jeito, se alguém não conseguir resolver esse problema de outra maneira o método que usei é uma solução simples.

Vou dar uma olhada nesse plugin. Não conhecia ele. vou tentar instalar. Muito obrigado. Conhece algo similar para Eclipse (também não uso a versão da Central de Programas)?


Também vou tentar essa dica das fontes. Obrigado novamente. Já tinha até desistido disso. Também tinha percebido que as sombras e bordas tinham desaparecido, mas isso não era tão importante quanto as fontes.

Só que no meu caso as fontes estão finas demais. Mas vou tentar de qualquer jeito. Tentei colocar o Nimbus no Netbeans, mas ficou muito estranho no Ubuntu. No KDE até rola, mas no Ubuntu não. Tive que deixar o GTK mesmo.


Se não me engano tinha uma versão do NB exclusiva para Python, mas agora eu fui dar uma olhada e não achei. Estava inclusive na página de downloads do Netbeans. Desapareceu mesmo. Mas dê uma olhada nisso:

http://wiki.netbeans.org/Python

Parece que o suporte não vem mais da Oracle. Foi deixado nas mão da comunidade. Uma pena.

Não testei. Não garanto nada, mas talvez ajude.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2012, 19:46 por NBPX »

Offline NBPX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 179
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Não consigo instalar o Netbeans no Ubuntu 11.10
« Resposta #11 Online: 18 de Novembro de 2012, 19:56 »
Já que parece que você entende alguma coisa de temas do Ubuntu. Sabe se tem como criar um novo tema para a Unity? Basicamente eu queria alterar o Ambience. Colocar um tom de cinza diferente no painel de nas janelas e modificar fontes, seleções e outros detalhes em laranja para um azul. Aquele esquema de cores é muito cansativo de olhar.