Autor Tópico: GIMP - Tutorial I.I  (Lida 6248 vezes)

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
GIMP - Tutorial I.I
« Online: 15 de Dezembro de 2011, 12:21 »
Olá a todos usuários do fórum e da familia Ubuntu
Por: Jorge505


E tivemos o prazer de poder testar uma nova versão release essa semana, a 2.7.4, e bom, e após vários impasses ocorridos entre a equipe responsável pelo GIMP, a lançamento da próxima versão estável está previsto para o final de Janeiro de 2012, entretanto, já deu para perceber a grande evolução dessa ferramenta Open Source, e uma delas foi (além da Single Box já citada) o trabalho de várias imagens através de abas, o que deixou o trabalho muito mais dinâmico e fácil, foi implementado também uma nova ferramenta de seleção e algumas outras, além da correção de alguns bugs. para mais informações sobre essa versão: http://www.pro-linux.de/news/1/17830/gimp-28-naehert-sich-der-fertigstellung.html
 *É recomendável que se utilize a versão 2.6.11 por ser uma versão estável além de que, ela é a que será utilizada nesse tutorial

Obs: O visual do tutorial ainda é baseado no Unity devido a data de sua criação, entretanto, os próximos já viram basedo no KDE;
        O host de imagens foi alterado para o ImageShack, favor relatar qualquer erro que houver com os links.

Vamos ao tutorial  :D


Introdução ao uso de vetores:

Contornar vetor:

Se tiver algum projeto aberto salve-o (Ctrl+S) e inicie um novo (Ctrl+N), edite as informações da nova imagem e então clique em “OK” (vide imagem 1.0). Digite “B” para selecionar a Ferramenta de Vetores (vide imagem 1.1).

(img. 1.0)
(img. 1.1)

Para iniciar a sua “vetorização”,  você pode clicar e arrastar o mouse (vide imagem 1.2) para criar um início curvo ou então apenas clicar para definir o ponto inicial, sendo assim, continue clicando para ir modelando o seu vetor, você pode também levar o mouse até em cima da linha e arrastá-la (vide imagem 1.3). Podemos ainda criar subdivisões na linha, para isso, pressione “Ctrl” e leve o mouse até a posição (linha) que deseja subdividir, e para tornar a sua modelagem mais minimalista, basta selecionar um ponto e movê-lo (vide imagem 1.4).

(img. 1.2)
(img. 1.3)
(img. 1.4)
OBS: Caso você deseje criar uma figura fechada, selecione o último ponto (vide imagem 1.5) e mova-o até o primeiro, fechando assim a sua figura (vide imagem 1.6) ;)
Agora escolha a opção “Contornar vetor” e analise o novo quadro que surge em sua tela (vide imagem 1.7)...

(img. 1.5)
(img. 1.6)
(img. 1.7)
Nessa nova tela você pode editar a largura que terá a linha, o estilo e se será preenchida com uma cor sólida ou com uma textura (caso deseje um preenchimento por textura, defina a textura que você quer na opção que está ao lado da opção 'Pincéis”, caixa de ferramentas à direita).
Temos também a opção “Contornar com uma ferramenta de pintura” (vide imagem 1.8), sendo assim,. escolha a opção que melhor se adeque com o seu desejo e pressione 'Enter” para escolher a opção “Contornar”, veja como ficou o exemplo (vide imagem 1.9):

(img. 1.8)
(img. 1.9)



Seleção do vetor:

Através dessa ferramenta é possível selecionar uma região através do vetor, e para demonstrar esse exemplo, quero apresentar o nosso mascote e “cobaia de exemplos”, apresento o Colossus (vide imagem 2.0), um pinguim da espécie Emperor (Imperador), e bom, caso deseje, você poderá realizar o download da imagem, clique com o botão direito sobre ela e então "Salvar imagem".
E  caso deseje mais informações sobre ele visite: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pinguim-imperador

(img. 2.0)

Agora sim, vamos ao tutorial ;D
 OBS: O exemplo utilizado será baseado o mascote Colossus, mas caso deseje, pode utilizar outra imagem de sua preferencia.
Selecione a parte que deseja selecionar (para desenhar a área desejada com o vetor leia a parte I do tutorial, “Contornar Vetor”), perceba que, para a seleção, não é necessário “fechar” o vetor, a ferramenta de seleção fará isso automaticamente, sendo assim, após terminar de selecionar a área, pressione “Shift+V” para selecionar a opção “Seleção do Vetor” (vide imagem 2.1).

(img. 2.1)

Agora, vamos criar uma nova camada baseada nessa seleção, para isso, pressione “Ctrl+X” para recortar a seleção e então “Ctrl+V” para colar o que foi recortado – repare que na aba “Pincéis”, a parte recortada (no caso a cabeça do Colossus), aparece como uma opção de pincel  (vide imagem 2.1)–, então clique vá até a aba “Camadas” e clique com o botão direito em “Seleção flutuante” e escolha a opção nova camada (vide imagem 2.2), percebam que agora temos duas camadas, assim sendo, poderemos trabalhar de forma individual em cada uma delas (vide imagem 2.3), para isso... Bom, vamos deixar o estudo sobre camadas para outro tutorial, um abraço a todos e até a próxima ;)

(img. 2.2)
(img. 2.3)
(img. 2.4)



Muito bem, terminamos o terceiro tutorial sobre o GIMP, se desejar mais tutoriais visite o "GIMP - Índice", e se houver dúvidas, críticas, sugestões e elogios, não hesite em postá-los, um abraço a todos e até a próxima
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2011, 17:08 por jorge505 »

Creto

  • Visitante
Re: GIMP - Tutorial III
« Resposta #1 Online: 15 de Dezembro de 2011, 16:53 »
Olá Jorge,

Você pode até não saber, mas está fazendo uma grande documentação para o Gimp users.

Saudações Natalinas a todos e moderação nas festas de fim de ano!

T+

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: GIMP - Tutorial III
« Resposta #2 Online: 15 de Dezembro de 2011, 17:52 »
Fala aí Creto

Pensar que o Jorge505 quase largou mão ontem... kkkkkkkkkkk

Parabéns Jorge
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Creto

  • Visitante
Re: GIMP - Tutorial III
« Resposta #3 Online: 15 de Dezembro de 2011, 18:02 »
Ando meio sumido eaxgrande e peço perdão por isso, o que houve amigo jorge505 você está dando um show como professor rapaz, motivação é o que falta? Por isso não irei lhe mostrar uma história que muito me incentivou a trocar o lápis pelo gimp, veja aqui: ==>Designer do Linux Kurumin fala sobre Ilustração vetorial no Inkscape<==

Bem sei que os fatores não alteraram o resultado comigo e espero que não alterem com você e lhe sirva de grande incentivo rapaz!

Você está fazendo um ótimo trabalho para a comunidade do software livre como já mencionei, então deixa disso e mão na masa.

Saudações Natalinas a todos e moderação nas festas de fim de ano!

T+

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: GIMP - Tutorial III
« Resposta #4 Online: 16 de Dezembro de 2011, 14:12 »
hehe, não não colega Creto, é que deu uns problemas com o meu e-mail, está lá em Críticas e Sugestões todo a "história"  rss
Mas compensou, pude ler essa excelente reportagem, embora eu não seja um profissional como ele, e estude mais edição do que criação de imagens, é uma ótima história e já que "a ordem dos fatores não altera a soma" (rss), valeu a pena lê-la.
Abraços e logo logo teremos mais um tutorial, irei acelerar o ritmo, e agora começaremos o estudo das camadas  ::)