Autor Tópico: Canonical remove o sun-java-6; o que fazer agora?  (Lida 44073 vezes)

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Canonical remove o sun-java-6; o que fazer agora?
« Online: 21 de Dezembro de 2011, 18:24 »
Alegando uma questão de segurança e também por desacordo com a licença da Oracle, a Canonical removeu os pacotes sun-java-6 dos repositórios oficiais do ubuntu 10.04LTS, 10.10 e 11.04. Mais detalhes: http://www.hardware.com.br/noticias/2011-12/ubuntu-algumas-novidades.html

Percebi os efeitos disso na atualização. Sabia da notícia e verifiquei que tinha uma atualização para sun-java-6. Aparentemente, o pacote funcional foi substituído por um inoperante na atualização.

Por que o drama? Simplesmente porque a maioria dos bancos utiliza o sun-java-6 como ferramenta para executar os módulos de segurança do internet banking. Se ele não se consegue acessar passar da tela de login.

A Canonical anunciou que seu foco será o OpenJDK, por ser de código aberto, mas infelizmente, seu plugin não parece funcionar com os módulos de segurança dos bancos (testei Santander, Banco do Brasil e Caixa. Só a última funcionou com o OpenJDK)

Então, pegunto aos universitários: Tem alguma maneira de fazer o OpenJDK funcionar com esses bancos ou vou ter que removê-lo completamente e instalar manualmente o Java da Oracle? (Será que a questão de segurança apontada pela Canonical em relação ao sun-java-6 afeta essa questão dos módulos de segundaça do internet banking?)

E agora?
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2011, 18:26 por xluisfernando »
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Canonical remove o sun-java-6; o que fazer agora?
« Resposta #1 Online: 21 de Dezembro de 2011, 19:03 »
Consegui um avanço. No site oficial do OpenJDK eu pesquisei e adicionei o repositório:
Citar
sudo add-apt-repository ppa:openjdk/ppa
sudo apt-get update

Então, no synaptic percebi que havia atualizações para o openjdk-6. Marquei todas elas e apliquei a modificação.

Com isso já consigo acessar o internet banking do Banco do Brasil. Só o Santander que está enroscado.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Canonical remove o sun-java-6; o que fazer agora?
« Resposta #2 Online: 21 de Dezembro de 2011, 20:02 »
Depois da atualização não consigo acessa o BB usando o Chrome.

Mas com o firefox consigo acessar normal.

T+.
Ubuntu 12.04

Offline Ribeirão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
    • Ver perfil
Re: Canonical remove o sun-java-6; o que fazer agora?
« Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2011, 08:00 »
Senhores este tema ja foi muito debatido aqui no fórum e existe solução para o mesmo. Eu por exemplo, uso o banco do brasil ha vari os anos e também pensei que meus dias de tranquilidade em resolver tudo pela internet iriam acabar mas o openjdk funciona normalmente com o banco do brasil. Digo isso pois estou usando desde o lançamento o ubuntu 11.10, juntamente com o firefox, e não tenho nenhum problema. Deem uma pesquisado no próprio fórum e instalem os pacotes corretos do openjdk que tenho certeza que funcionará 100%.

Não se desesperem. Um abraço e boa sorte.

Offline lscorredor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Canonical remove o sun-java-6; o que fazer agora?
« Resposta #4 Online: 23 de Dezembro de 2011, 14:34 »
Consegui um avanço. No site oficial do OpenJDK eu pesquisei e adicionei o repositório:
Citar
sudo add-apt-repository ppa:openjdk/ppa
sudo apt-get update

Então, no synaptic percebi que havia atualizações para o openjdk-6. Marquei todas elas e apliquei a modificação.

Com isso já consigo acessar o internet banking do Banco do Brasil. Só o Santander que está enroscado.
Pelo repositório, não consegui fui no site OpenJDK e baixei:jdk-7u2-linux-i586.rpm.Como instalo este programa?

Offline Dionnatan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
  • Liberdade de Conhecimento.
    • Ver perfil
    • diolinux
Re: Canonical remove o sun-java-6; o que fazer agora?
« Resposta #5 Online: 23 de Dezembro de 2011, 14:45 »
Olá amigo lscorredor, você baixou o programa certo, mas o pacote errado, baixo o mesmo arquivo '.deb' e não '.rpm', pois este tipo de pacotes
é usado por distros como fedora e redhat, como o nosso querido Ubuntu é baseado em debian o pacote que você deve baixar é outro, .deb no caso.
para instala-lo:

sudo dpkg -i nome_do_pacote.deb  [enter]

espero ter ajudado, abraço.

Offline lscorredor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Canonical remove o sun-java-6; o que fazer agora?
« Resposta #6 Online: 23 de Dezembro de 2011, 17:59 »
Olá amigo lscorredor, você baixou o programa certo, mas o pacote errado, baixo o mesmo arquivo '.deb' e não '.rpm', pois este tipo de pacotes
é usado por distros como fedora e redhat, como o nosso querido Ubuntu é baseado em debian o pacote que você deve baixar é outro, .deb no caso.
para instala-lo:

sudo dpkg -i nome_do_pacote.deb  [enter]

espero ter ajudado, abraço.
Fala amigo, no site da OpenJDK não acho o arquivo com a extensão .deb. Comandos no terminal eu nunca utilizei. Mas vou tentar!

Offline lscorredor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Canonical remove o sun-java-6; o que fazer agora?
« Resposta #7 Online: 23 de Dezembro de 2011, 19:25 »
Depois da atualização não consigo acessa o BB usando o Chrome.

Mas com o firefox consigo acessar normal.

T+.

Olá Ronaldo, eu também conseguia acessar o BB pelo Mozilla. Agora não consigo de jeito nenhum.

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Canonical remove o sun-java-6; o que fazer agora?
« Resposta #8 Online: 23 de Dezembro de 2011, 20:58 »
ué, tem repositório ppa pro java da oracle, é moleza instalar.

Offline lscorredor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Canonical remove o sun-java-6; o que fazer agora?
« Resposta #9 Online: 24 de Dezembro de 2011, 10:04 »
Olá amigo lscorredor, você baixou o programa certo, mas o pacote errado, baixo o mesmo arquivo '.deb' e não '.rpm', pois este tipo de pacotes
é usado por distros como fedora e redhat, como o nosso querido Ubuntu é baseado em debian o pacote que você deve baixar é outro, .deb no caso.
para instala-lo:

sudo dpkg -i nome_do_pacote.deb  [enter]

espero ter ajudado, abraço.

Oi, o nome do pacote que baixei no site:jre-6u30-linux-i586.bin. Como eu digito no terminal? Não consigo executar este comando.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Canonical remove o sun-java-6; o que fazer agora?
« Resposta #10 Online: 24 de Dezembro de 2011, 10:17 »
Oi, o nome do pacote que baixei no site:jre-6u30-linux-i586.bin. Como eu digito no terminal? Não consigo executar este comando.

Código: [Selecionar]
chmod +x jre-6u30-linux-i586.bin
./jre-6u30-linux-i586.bin
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline lscorredor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Canonical remove o sun-java-6; o que fazer agora?
« Resposta #11 Online: 24 de Dezembro de 2011, 10:47 »
Oi, o nome do pacote que baixei no site:jre-6u30-linux-i586.bin. Como eu digito no terminal? Não consigo executar este comando.

Código: [Selecionar]
chmod +x jre-6u30-linux-i586.bin
./jre-6u30-linux-i586.bin
Olá, eu digitei no terminal:
chmod +x jre-6u30-linux-i586.bin./jre-6u30-linux-i586.bin
chmod: impossível acessar "jre-6u30-linux-i586.bin./jre-6u30-linux-i586.bin": Arquivo ou diretório não encontrado

Offline lscorredor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Canonical remove o sun-java-6; o que fazer agora?
« Resposta #12 Online: 24 de Dezembro de 2011, 11:04 »
Oi, o nome do pacote que baixei no site:jre-6u30-linux-i586.bin. Como eu digito no terminal? Não consigo executar este comando.

Código: [Selecionar]
chmod +x jre-6u30-linux-i586.bin
./jre-6u30-linux-i586.bin
Olá, eu digitei no terminal:
chmod +x jre-6u30-linux-i586.bin./jre-6u30-linux-i586.bin
chmod: impossível acessar "jre-6u30-linux-i586.bin./jre-6u30-linux-i586.bin": Arquivo ou diretório não encontrado

Eu fiz o download do site da Oracle e o arquivo está na pasta:/home/henrique/Downloads/jre-6u30-linux-i586.bin


Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Canonical remove o sun-java-6; o que fazer agora?
« Resposta #13 Online: 24 de Dezembro de 2011, 11:11 »
você precisa entrar no diretório antes "cd Downloads".
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Canonical remove o sun-java-6; o que fazer agora?
« Resposta #14 Online: 24 de Dezembro de 2011, 12:19 »
ué, tem repositório ppa pro java da oracle, é moleza instalar.
Não.
Apesar de o repositório ppa estar lá, pelas questões que coloquei na abertura do tópico, a Canonical está disponibilizando pacotes de atualização para sun-java6 que são na verdade arquivos de anulação. Eu usava o java da oracle pelo repositório e na última atualização o mesmo foi substituído por outro, que não funciona. Se pesquisar a causa disso você perceberá que não se trata de erro e sim de uma ação proposital da Canonical.

A instalação do pacote openjdk pelo repositório apresenta o mesmo efeito que a instalação desse pacote baixado do site. Ou seja: Você pode fazer pelo modo automático
Citar
sudo add-apt-repository ppa:openjdk/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get remove purge -f sun-java6-*
sudo apt-get install icedtea-plugin icedtea6-plugin

Ou, você pode instalar manualmente o sun-java-6 baixado diretamente do site da Oracle
Versão x86 (32bits)
Citar
wget http://javadl.sun.com/webapps/download/AutoDL?BundleId=58117
sudo su
cd Download
chmod a+x jre-6u30-linux-i586.bin
mv  jre-6u30-linux-i586.bin /usr/lib/jvm
cd /usr/lib/jvm
./jre-6u30-linux-i586.bin
update-alternatives --install "/usr/bin/java" "java" "/usr/lib/jvm/jre1.6.0_30/bin/java" 1
update-alternatives --set java /usr/lib/jvm/jre1.6.0_30/bin/java
cd /usr/lib/mozilla/plugins
sudo ln -s /usr/lib/jvm/jre1.6.0_30/lib/i386/libnpjp2.so

Versão amd64 (64bits)
Citar
wget http://javadl.sun.com/webapps/download/AutoDL?BundleId=58119 (versão amd64)
sudo su
cd Download
chmod a+x jre-6u30-linux-x64.bin
mv  jre-6u30-linux-x64.bin /usr/lib/jvm
cd /usr/lib/jvm
./jre-6u30-linux-x64.bin
update-alternatives --install "/usr/bin/java" "java" "/usr/lib/jvm/jre1.6.0_30/bin/java" 1
sudo ln -s /usr/lib/jvm/jre1.6.0_30/lib/amd64/libnpjp2.so
cd /usr/lib/mozilla/plugins
update-alternatives --set java /usr/lib/jvm/jre1.6.0_30/bin/java

Mas, como eu disse no começo, a questão não se encerra por aqui. Instalar o sun-java-6 não é o problema. A questão é se a informação de que ele foi removido como pacote pela Canonical por motivo de falha na sua segurança procede, já que esse plugin é essencial para transações bancárias.

Sobre o OpenJDK, com o Banco do Brasil e Caixa não tem problema. Funciona corretamente. Já com o Banco Santander esse plugin OpenJDK não funciona (apesar de que o módulo de segurança deles parece ser opcional...)

Então, ficam as dúvidas: Tem como melhorar o OpenJDK? O plugin sun-java-6 oferece algum risco de segurança?
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS