Autor Tópico: Comando SHELL para abrir nova aba  (Lida 4485 vezes)

Offline C4nard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Comando SHELL para abrir nova aba
« Online: 27 de Dezembro de 2011, 14:15 »
Galera,

Estou criando um arquivo em Shell para executar comandos MTRs em diversos IPs diferentes. Pois trabalho em uma empresa que monitorar se existe perda de pacotes em alguns links que possuimos. Gostaria de saber se existe alguma comando para que cada comando MTR seja executada em uma aba diferente.

Agradeço

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Comando SHELL para abrir nova aba
« Resposta #1 Online: 27 de Dezembro de 2011, 14:46 »
Sei que minha resposta não responde exatamente à sua duvida, mas espero que ajude:

Faço algo semelhante, mas não exatamente para verificar a perca de pacotes; mas se determinados hosts me respondem ou não; para isso uso o script abaixo para executar testes de ping:
Código: [Selecionar]
#!/bin/bash

# no ping request
COUNT=4

for hosts in $(cat ~/hosts.txt); do
 
# email report when
SUBJECT="#Falha de ping"
EMAILID="email@provedor.com.br"
for myHost in $hosts
do
count=$(ping -c $COUNT $myHost | grep 'received' | awk -F',' '{ print $2 }' | awk '{ print $1 }')
if [ $count -eq 0 ]; then
echo "RB : $myHost apresenta-se offline em $(date)" | mail -s "$SUBJECT" $EMAILID
echo "Rb: $myHost apresenta-se offline em $(date)" >> ~/ping.log
fi
done
done

Como notado este script envia 4 pacotes de ping para cada host que tenho listado em um arquivo .txt a parte, caso algum dos hosts não responda às solicitações me é enviado um e-mail avisando a respeito do mesmo; o mesmo também gera um arquivo de log na máquina, assim posso excluir os e-mails de alerta sem maiores problemas. Agendo este script em meu crontab, para ser executado a cada "X" minutos e ele atende às minhas necessidades. Espero que você possa adaptá-lo ao seu cenário.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Comando SHELL para abrir nova aba
« Resposta #2 Online: 27 de Dezembro de 2011, 15:14 »
Ola

Achei curioso, pois o shell não possui abas.

Voce deve estar se referindo a um emulador de terminal, ou emulador de shell, como o gnome shell, xterm, e tantos outros.

Poste qual emulador está usando, isto deve facilitar para o forum ajudar.

[]'s


Offline C4nard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Comando SHELL para abrir nova aba
« Resposta #3 Online: 12 de Janeiro de 2012, 09:51 »
Obrigado pela ajuda Felix. Funcionou!!