Garfo, sei que aqui não é o melhor lugar para perguntar, mas o Joli OS tem a opção pt-br? Vi também que ela é baseada na nuvem, então é possível instalar softwares do Ubuntu (repositórios, .deb...) nela?
Até Breve...
A maior parte do desktop estão em inglês (até hoje não sei se dá pra coloca-lo em português), mas os menus e os programas são todos em português.
Sobre os repositórios: sim, perfeitamente possível. Pode instalar pacotes .deb ou algum repositório que você deseja. Só não recomendo instalar o Compiz pois pode dar problema no Desktop, aliás, os próprios desenvolvedores não recomendam instalar o Compiz, apesar de ser possível. Essa distro é basicamente o Ubuntu, mas com integração na nuvem. A Central de Programas do sistema se chama "App Center" e tem *muitos* programas lá, a maioria web apps (e é realmente muita coisa, fiquei até meio perdido no meio de tantos programas), mas tem também programas locais, como o VLC, Transmission, Firefox (já na última versão), Gimp... Ah, ele vem com o Synaptic também! (Caso não queira utilizar o App Center).
Quaisquer mais dúvidas tiver sobre essa [diferente] distro, é só perguntar. Falow!