"O que você faz além de criticar, para colaborar com o projeto?" - Mais se eu critico, já não estaria a partir daí colaborando com a possibilidade de mudanças? O Unity? uma tremenda de uma porcaria, veja só:
Trabalho em uma empresa com mais de 200 computadores rodando Linux Ubuntu... daí vem todo o processo de treinar o pessoal com cursos e mais cursos pra que esse pessoal entenda que Linux não é coisa do outro mundo e o que ocorre? Quando esse pessoal assimila as características do sistema, aprendem a caminhar com as próprias pernas, eis que vem uma "nova versão" com uma interface confusa, (intuitiva? em que?) onde estão os meus caminhos de solução de problemas? cadê aquela barra que me permitia acessar rapidamente a área de trabalho ou abrir vários programas e ficar revezando entre esses programas? Fico pensando: "Não seria mais inteligente, ou ao menos mais sensato que os rumos da Canonical com relação ao Ubuntu se dessem dentro de aspectos como segurança, estabilidade, correções de bugs, aperfeiçoamentos, aprimoramentos, implementações, desenvolvimento de programas etc etc??, isso na plataforma já existente?! Tudo bem, hoje esses tais "rumos" são ditados pelos Tablets, porém, alguém aqui já usou um Tablet para o trabalho? Já escreveu mais de 10... 12... 20 páginas de um texto, usando um Tablet? O velho "comutador de mesa" ainda que comparado com os notebooks se mostra muito mais adequado para aqueles que utilizam um computador para o trabalho e consequentemente passam horas em frente a um computador e os Tablets? onde entram nessa história?. Seriam computadores da moda? da onda? Tudo bem, reconheço que seria financeiramente pouco interessante para a Canonical abrir duas linhas de desenvolvimento 1- Desktops/Notebooks e 2 - Tablets. Mais o Unity... êiê...
Obs. Por que o sistema OS X da Apple é bom? porque tem pesado investimento em marketing? Sim, é verdade, porém, porque suas mudanças rumo a estabilidade são sutis, são simples, nada de "mudar a cara" como o fez, por exemplo, a Microsoft com o Windows XP e depois o que ocorreu? uma infinidade de críticas e os computadores da Dell sendo devolvidos nas lojas dos EUA e na Alemanha para que neles fosse instalado o XP em detrimento do Vista.
Obs. Desde que percebi essa postura da Canonical com a proposta de atualizações a cada 6 meses... ficou claro pra mim que com essa postura de "mostrar serviço", mais cedo ou mais tarde, meteriam os pés pelas mãos...
Mais e você usuário Linux, conseguiu fazer bom uso do seu Ubuntu Unity? ok, parabéns, boa sorte e seja feliz. Eu, porém, parei no tempo (Ubuntu 10.10) e verei até onde irei com essa minha postura.
Bem, é isso... tudo bem que eu insisto em afirmar que não gosto do Unity (e nem do Gnome3), mais pelo amor de Deus, não é por isso que eu, consequentemente, odeie quem gosta. rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs...
Valeu.