Autor Tópico: Quase desistindo do linux  (Lida 3234 vezes)

Offline MyLoveCrazy

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Quase desistindo do linux
« Online: 01 de Janeiro de 2012, 10:40 »
 Bem estou quase desistindo de continuar usando linux, desde que um problema perciste em acontecer.

Já criei um tópico a um tempo atras falando do mesmo problema e sem solução nenhuma eu fiquei, muitos tentaram mais nenhuma surtiu efeito.

O problema é o seguinte, desde que troquei de vga HD 4850 para Gtx 460 o ubuntu não instala os drivers da placa de video, ja tentei via terminal,  run/bash e tudo mais.

Usava anteriormente a versão 10.10 que gostava e desde que deu esse problema só estava usando linux no notebook e no pc só windows onde o mesmo reconheceu a vga na lata e só tive que baixar e instalar o driver atual e pronto, mas nem na versão 11.10 eu não estou obtendo sucesso e estou com uma tela horrivel de 640x480 (meu monitor é 1680 * 1050 ta uma coisa medonha e ja estou quase desistindo por esse motivo..

Alguém ai pode me ajudar ou o linux não é pra min mesmo ?
« Última modificação: 01 de Janeiro de 2012, 10:48 por MyLoveCrazy »

Offline Adriano R.N.

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Quase desistindo do linux
« Resposta #1 Online: 01 de Janeiro de 2012, 12:31 »
Por favor detalhe o que você fez até agora.
Quando afirma: "o ubuntu não instala os drivers da placa de video, ja tentei via terminal,  run/bash e tudo mais"
Não ficou explícito se está tentando instalar o drive dos repositórios ou se baixou do sítio oficial.
Você já foi na opção driver do próprio ubuntu?
Nas suas tentativas apareceu alguma mensagem de erro?
Por fim.... Se o gnu/linux é para você mesmo ou não? Só você pode responder.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline jkmsjq

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 01 de Janeiro de 2012, 14:28 »
Já tentou experimentar esse post daqui mesmo do fórum: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,69789.0.html

Cada comando deve ser digitado ou colado no terminal, como você usa a versão 11.10, pode ser encontrado digitando terminal na linha de pesquisa.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline jkmsjq

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 01 de Janeiro de 2012, 14:35 »
Pesquisando no fórum em inglês, tem esse post também explicando como se faz a instalação do driver via ppa http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1740271

Tenta instalar esses pacotes para fazer a compilação do aplicativo que fez o download

apt-get install build-essential linux-source-`uname -r`
« Última modificação: 01 de Janeiro de 2012, 14:38 por jkmsjq »
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline xluisfernando

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 01 de Janeiro de 2012, 14:44 »
Alguns fabricantes de hardware, notoriamente SiS e VIA, não participam do desenvolvimento GNU/Linux e não liberam informações sobre as especificações. Por causa disso, com esses hardwares a coisa é meio problemática.

Então, para que possamos ajudar, vá em Aplicativos>Acessórios>Terminal copie e cole para a gente a resposta ao comando
lspci

Esse comando vai detalhar a especificação básica do seu hardware e a partir disso podemos pensar em soluções.

de qualquer forma, pelo o que você disse sobre ter trocado sua VGA para uma GTX460, acredito que o Guia geral Nvidia que o jkmsjq indicou resolve o seu problema
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline MyLoveCrazy

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 02 de Janeiro de 2012, 00:10 »
Por favor detalhe o que você fez até agora.
Quando afirma: "o ubuntu não instala os drivers da placa de video, ja tentei via terminal,  run/bash e tudo mais"
Não ficou explícito se está tentando instalar o drive dos repositórios ou se baixou do sítio oficial.
Você já foi na opção driver do próprio ubuntu?
Nas suas tentativas apareceu alguma mensagem de erro?
Por fim.... Se o gnu/linux é para você mesmo ou não? Só você pode responder.

Eu instalei o 10.10 e o mesmo ficava com a resolução de tela em 600*400 (meu monitor é 1680*1050)
 Tentei de todas as formas instalar o drive de video e faiL
 Desinstalei o ubuntu.
 Instalei ele novamente na versão 11.10
 Ele entrou em resolução 1680*1050 mas sem os drivers (estava rodando algum generico)
 Fui instalar os da Nvidia pelo modo normal (drivers prioritarios, procurar, e ele mesmo acha e instala e bla bla bla)
 Reiniciei a maquina, a mesma coisa do 10.10 agora, 600*400 --"
 Tentei dar um recovery para voltar ao modo antigo por que 600*400 ninguém merece, mas foi em vão.
 Baixei o driver da Nvidia no site e veio em "RUN" tentei instalar e deu um erro que não lembro, garimpei na net e vi um esquema de .bash e também nada.
 Tentei o esquma que o colega postou acima, mas quando abre ($ sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist.conf) que abre o arquivo cuja tenho que editar, eu edito mas o mesmo diz que não tenho permissão para alteralo.
 Tentei uma dica que me deram para pelo menos não ficar vendo tudo em 600*400 editando o (xorg.conf) mas quando entrei no arquivo o mesmo estava quase em branco, quando tentei alterar igual a dica que me deram o mesmo também disse que não tenho permissão.

Eu queria usar o linux por vários motivos.

Usar para compras online

Para transferências bancarias

Como faço TADS, e estou procurando a linguagem ideal para programar/desenvolver eu queria usar o linux para me ajudar.

Em um futuro mais distante gostaria de migrar para linux, mas vejo que isso não é possível  pois até mesmo para mudar uma resolução que normalmente é só clicar em resolução alterar e escolher a que eu quero eu não consigo estou ficando até com medo de na hora que for fazer alguma coisa como criar um servidor ou até mesmo um usuário tirando e dando privilégios como irá ser.

« Última modificação: 02 de Janeiro de 2012, 00:11 por MyLoveCrazy »

Offline Adriano R.N.

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 02 de Janeiro de 2012, 01:23 »
O que o comando indicado pelo camarada xluisfernando retornou de informações?
Quanto ao driver genérico pode ser o vesa, nv, nouveau ou nouveau experimental.... se com ele tem resolução é um bom sinal, pois você conseguiria usar para as funções listadas.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Ioca100

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 02 de Janeiro de 2012, 07:57 »
Desinstale os drivers Nvidia e reinicie o pc:    sudo apt-get remove --purge nvidia*

Com esse comando vc desinstala os drivers da Nvidia que deram o problema, quando reiniciar o pc os drivers Nouveau(abertos,  feitos pela comunidade) estarão no sistema e vc já disse que funcionaram.
Boa sorte !
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2012, 17:04 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline garfo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
« Resposta #8 Online: 02 de Janeiro de 2012, 12:16 »
Esses problemas de vídeo (placa de vídeo, resolução...) são os piores. E digo mais: são os mais difíceis de se solucionar, ainda mais no Linux. Eu não teria tanta paciência e me manteria no Windows, mas já que você está querendo muito utilizar Linux, então não desista, amigo. :)

Outra coisa: prepare-se para utilizar muito o terminal. A jornada será longa.
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2012, 12:31 por garfo »
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline eaxgrande

• Usuário Ubuntu
  • *
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 02 de Janeiro de 2012, 12:29 »
He, he,

Nem tanto assim.

O segredo é você seguir exatamente as instruções que lhe forem passadas no terminal.

Receita de bolo mesmo. Passo nº 1, passo º 2, etc... E principalmente: seeemm preeeessa...

Então vamo lá: copie e cole no terminal aquele comando ensinado pelo xluisfernando:
$lspci

Depois poste o resultado aqui.

Vamos fazer o possível pra te ajudar. Mas sem essa de que "se não der certo, vou voltar pro windows" :)

Abraços!

« Última modificação: 02 de Janeiro de 2012, 12:44 por eaxgrande »
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline rhuan 261

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Para todo débito existe um crédito de igual valor.
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 02 de Janeiro de 2012, 12:32 »
Outra coisa: prepare-se para utilizar muito o terminal.

Ow caro garfo, acho que não é bem assim, desse jeito vc assusta. kkkkkk
Ed:Principalmente se utilizar o Ubuntu

« Última modificação: 02 de Janeiro de 2012, 12:57 por rhuan 261 »
É Iniciante??????????????????
Leia isto Primeiro

Offline eaxgrande

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 02 de Janeiro de 2012, 12:35 »
Também ajuda se soubermos qual versão de kernel você tá usando aí:
$uname -a

« Última modificação: 02 de Janeiro de 2012, 12:43 por eaxgrande »
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline achteutis

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 02 de Janeiro de 2012, 14:29 »
Também ajuda se soubermos qual versão de kernel você tá usando aí:
$uname -a

Olá,

gostaria de dar uma pequena dica, em relação exatamente ao uso do símbolo $. Ele só é usado para mostrar que os comandos são feitos a partir do usuário logado, sem poderes diretos de administrador. Chamo a atenção disso porque copiava os comandos que me indicavam com o símbolo $ e não entendia por que não funcionava. Sugiro usar apenas o comando, sem apontar o símbolo; se for com poderes de administrador, escrever sudo em vez do símbolo #. Usar os símbolos confunde a galera iniciante, que fica achando que $ e # devem ser digitados junto com o comando.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline eaxgrande

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 02 de Janeiro de 2012, 15:05 »
Valeu, achteutis

Pensei em postar em seguida ao meu último post explicando mais ou menos isso, mas você já se adiantou...

Abraços
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline jorge505

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
« Resposta #14 Online: 02 de Janeiro de 2012, 15:09 »
Outra dica: no terminal o "copiar e colar" é diferente, para copiar pressiona-se "Shift+Ctrl+C" e para colar "Shift+Ctrl+V"  ;)