Autor Tópico: Como abrir um programa no Ubuntu 11.10?  (Lida 12049 vezes)

Offline VictorDSoBom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Como abrir um programa no Ubuntu 11.10?
« Online: 02 de Janeiro de 2012, 01:28 »
Sei que é um apergunta muito básica, e até fico com vergonha de perguntar isso, mas desde que atualizei o Ubuntu, parece que é outro SO, e mudou para pior.

Então, como abro um programa?

Eu pesquiso, e ele não acha o programa. E também não acho os programas na barra lateral.

Tirei um print para explicar melhor.

http://i.imgur.com/9LCQE.png

Além desses programas que tem o ícone na barra lateral, os que não aparecem aí. Como inicializo eles? Se eu pesquiso ele não acha. ???

Offline rhuan 261

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
  • Para todo débito existe um crédito de igual valor.
    • Ver perfil
Re: Como abrir um programa no Ubuntu 11.10?
« Resposta #1 Online: 02 de Janeiro de 2012, 01:36 »
Chame-o pelo terminal.

No Dash a maneira simples de encontrar programas é digitando o nome do mesmo. Ou clicando em Mais aplicativos que mostrará todos os aplicativos
É Iniciante??????????????????
Leia isto Primeiro

Offline VictorDSoBom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Como abrir um programa no Ubuntu 11.10?
« Resposta #2 Online: 02 de Janeiro de 2012, 01:58 »
Chame-o pelo terminal.

No Dash a maneira simples de encontrar programas é digitando o nome do mesmo. Ou clicando em Mais aplicativos que mostrará todos os aplicativos
Então, mas eu digito o nome do programa, e ele não encontra.

E eu clico em Mais Aplicativos e não aparece nada, e então eu digito o nome do programa e ele continua não achando.

Eu consigo abrir pelo terminal, mas não tem como fazer isto pela interface gráfica?

Offline VictorDSoBom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Como abrir um programa no Ubuntu 11.10?
« Resposta #3 Online: 02 de Janeiro de 2012, 02:29 »
O programa o qual está chamando no terminal está instalado?

abra a central de programas e veja se o programa o qual está chamando está instalado,se sim penso q terá q fazer um link para /usr/share/bin para poder chamá-lo direto no terminal e fazer o ícone para chamar o programa.
Sim está instalado. De fato, qualquer programa instalado eu não consigo achar ou abrir. Não consigo nem abrir a central de programas.

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Como abrir um programa no Ubuntu 11.10?
« Resposta #4 Online: 02 de Janeiro de 2012, 02:32 »
Qual é o programa?

Offline VictorDSoBom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Como abrir um programa no Ubuntu 11.10?
« Resposta #5 Online: 02 de Janeiro de 2012, 02:41 »
Qual é o programa?
Qualquer um que não esteja na tenha o ícone na barra lateral. Algum que eu tenha que procurar.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Como abrir um programa no Ubuntu 11.10?
« Resposta #6 Online: 02 de Janeiro de 2012, 11:38 »
Geralmente pesquisando alí onde diz "Pesquisar..." o nome do programa, o acha. Por exemplo, suponhamos que eu baixo e instalo o navegador Opera (que não está na barra lateral, e nem vem com o Ubuntu por padrão), depois pesquiso por "opera" naquele espaço de pesquisar e ele aparece.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline rafaelsarilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
  • Não use drogas, use Linux!
    • Ver perfil
    • Google+
Re: Como abrir um programa no Ubuntu 11.10?
« Resposta #7 Online: 02 de Janeiro de 2012, 11:49 »
Atualizações de sistema (de uma versão pra outra) costumam dar problemas, aos que responderam, vejam o print que ali em baixo nem tem o ícone dos aplicativos:
http://i.imgur.com/Earaa.png
Até Breve...  :D


Offline VictorDSoBom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Como abrir um programa no Ubuntu 11.10?
« Resposta #8 Online: 02 de Janeiro de 2012, 19:14 »
Atualizações de sistema (de uma versão pra outra) costumam dar problemas, aos que responderam, vejam o print que ali em baixo nem tem o ícone dos aplicativos:
http://i.imgur.com/Earaa.png
Até Breve...  :D
Então, aí que está o problema. Não sei porque não aparece.

E mesmo que eu pesquise, ele não aparece.

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Como abrir um programa no Ubuntu 11.10?
« Resposta #9 Online: 02 de Janeiro de 2012, 19:22 »
Então por que não faz uma instalação limpa?

Offline VictorDSoBom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Como abrir um programa no Ubuntu 11.10?
« Resposta #10 Online: 03 de Janeiro de 2012, 00:31 »
Então por que não faz uma instalação limpa?
Como assim? ???

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Como abrir um programa no Ubuntu 11.10?
« Resposta #11 Online: 03 de Janeiro de 2012, 01:19 »
Então por que não faz uma instalação limpa?
Como assim? ???

Olá, VictorDSoBom

Uma instalação limpa é quando você não atualiza, mas instala através de um live-CD ou usb. Uma dica: pra ter as configurações padrão de volta, vá na sua pasta home (pasta pessoal, com o nome de seu computador) e acesse as pastas invisíveis - no Nautilus o comando pra visualizá-las é ctrl+h. apague as pastas .config, .gnome2, .gconf e .gconfd - e talvez a pasta .local. Encerre a sessão e retorne. Assim, o sistema retoma as configurações padrão - incluindo wallpaper, tema, etc. Descobri isso quando instalei o sistema e mantive a pasta /home. Na nova instalação, apareciam programas no menu que eu tinha instalado antes, mas não estavam instalados na nova versão - e, óbvio, não funcionava clicar no ícone. Apaguei as pastas e os ícones vazios desapareceram.

Estranho esse bug seu. Às vezes, quando tento digitar, nada aparece porque o cursor não está no campo de pesquisa - verifique se não é isto, só por desencargo de consciência. Os programas deveriam aparecer no dash quando você clica super (a tecla do windows); depois, use a tecla ctrl+tab pra navegar nas lentes. Quando estiver no dash dos programas - a segunda - clique em "filtrar resultados" (no alto, à direita), que faz aparecer um menu por áreas. Pelo menos isso é o padrão.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline VictorDSoBom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Como abrir um programa no Ubuntu 11.10?
« Resposta #12 Online: 06 de Janeiro de 2012, 15:03 »
Então por que não faz uma instalação limpa?
Como assim? ???

Olá, VictorDSoBom

Uma instalação limpa é quando você não atualiza, mas instala através de um live-CD ou usb. Uma dica: pra ter as configurações padrão de volta, vá na sua pasta home (pasta pessoal, com o nome de seu computador) e acesse as pastas invisíveis - no Nautilus o comando pra visualizá-las é ctrl+h. apague as pastas .config, .gnome2, .gconf e .gconfd - e talvez a pasta .local. Encerre a sessão e retorne. Assim, o sistema retoma as configurações padrão - incluindo wallpaper, tema, etc. Descobri isso quando instalei o sistema e mantive a pasta /home. Na nova instalação, apareciam programas no menu que eu tinha instalado antes, mas não estavam instalados na nova versão - e, óbvio, não funcionava clicar no ícone. Apaguei as pastas e os ícones vazios desapareceram.

Estranho esse bug seu. Às vezes, quando tento digitar, nada aparece porque o cursor não está no campo de pesquisa - verifique se não é isto, só por desencargo de consciência. Os programas deveriam aparecer no dash quando você clica super (a tecla do windows); depois, use a tecla ctrl+tab pra navegar nas lentes. Quando estiver no dash dos programas - a segunda - clique em "filtrar resultados" (no alto, à direita), que faz aparecer um menu por áreas. Pelo menos isso é o padrão.

Não deu certo aqui (consegui voltar as configurações, mas continua não funcionando), e o cursor não é o problema.

Não tive como fazer uma atualização limpa porque não tinha onde fazer o bkp para formatar a instalar tudo do 0.

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Como abrir um programa no Ubuntu 11.10?
« Resposta #13 Online: 06 de Janeiro de 2012, 15:07 »
Colega, particione o seu HD e então salve os seus arquivos nessa partição, então insira um CD de instalação e o instale na partição do Ubuntu, assim você não irá perde-los e caso precise já terá um backup pronto  ;)

Offline VictorDSoBom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Como abrir um programa no Ubuntu 11.10?
« Resposta #14 Online: 07 de Janeiro de 2012, 21:40 »
Colega, particione o seu HD e então salve os seus arquivos nessa partição, então insira um CD de instalação e o instale na partição do Ubuntu, assim você não irá perde-los e caso precise já terá um backup pronto  ;)
Então, eu estava pensando mesmo em fazer isso. O problema é que agora eu não tenho onde fazer bkp. Daqui algumas semanas estou com meu HD externo e consigo, mas queria uma solução mais imediata.

Não acho que seja possível, mas tem como particionar sem precisar formatar e perder os arquivos?