Autor Tópico: Travou? tenho que reiniciar?  (Lida 8104 vezes)

Offline rockz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
    • yLog
Travou? tenho que reiniciar?
« Online: 28 de Dezembro de 2005, 23:36 »
Uma coisa que eu via quando usei o suse era que quando um aplicativo travava, mesmo que ele começasse a travar todo o sistema, era que um ctrl+esc aparecia lah um cursor diferente e era soh clikar na aplicacao que ela parava de rodar e tudo voltava ao normal. No ubuntu eu sei que tem como matar as aplicacoes da mesma forma até colokei nesse mesmo atalho ctrl+esc. O problema é que quando uma aplicacao trava, geralmente eu nao consigo chamar o matador de aplicativos e aí se o sistema tiver travado nao tem como eu continuar mexendo nele se nao reiniciar, e olhe que eu tento ctrl+alt+backspace, ctrl+alt+f3 e nada funciona. Queria saber se o pessoal tem esse mesmo erro e se os desenvolvedores do ubuntu estao por dentro ou se é apenas algo que eu nao sei e que existe (eu espero) uma maneira de matar essas aplicacoes travadas.

Offline rockz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
    • yLog
Travou? tenho que reiniciar?
« Resposta #1 Online: 19 de Janeiro de 2006, 19:21 »
Eu sei que se ninguem respodeu eh porque ninguem sabia mas tou dando uma pequena ressucitada pois isso é muito importante para mim. Alguem tem ideia do que eu posso fazer?

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Travou? tenho que reiniciar?
« Resposta #2 Online: 21 de Janeiro de 2006, 22:28 »
Comigo acontece também às vezes de o sistema travar e nenhuma dessas combinações pra ir pra console ou reiniciar o X funcionam... Tem vezes que funcionam, mas quando trava total, até o ponteiro do mouse, não tem jeito: é RESET!
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline dealer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
    • Ver perfil
    • http://www.createur.com.br
Travou? tenho que reiniciar?
« Resposta #3 Online: 21 de Janeiro de 2006, 22:53 »
Ctrl + Alt + F1 para ir até o Console :D
Vossa senhoria não tem envergadura moral para pedir suporte via MP!

"If freedom is short of weapons, we must compensate with willpower." - A. homem

Offline rockz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
    • yLog
Travou? tenho que reiniciar?
« Resposta #4 Online: 21 de Janeiro de 2006, 23:31 »
Nem ctrl+alt+f1 funciona cara... ainda bem que o ubuntu nao trava muito, mas sinto falta de um maior controle sobre o sistema quando tem algo travado.

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Travou? tenho que reiniciar?
« Resposta #5 Online: 21 de Janeiro de 2006, 23:34 »
Quando é um programa que trava não tem problema, ctrl+alt+backspace sempre funciona e muitas vezes é só apertar alt+f4 que o programa fecha e tudo volta ao normal... O problema é quando o sistema inteiro tranca, como eu falei antes quando até o ponteiro do mouse pára de mexer :(
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline rockz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
    • yLog
Travou? tenho que reiniciar?
« Resposta #6 Online: 22 de Janeiro de 2006, 11:35 »
Exatamente Lassard, o problema é quando trava até o ponteiro do mouse... será que o pessoal do desenvolvimento do ubuntu estão cientes de problemas assim?

Offline Wo0Ks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Travou? tenho que reiniciar?
« Resposta #7 Online: 09 de Agosto de 2006, 01:30 »
Carinhas eu tmb to com esse problema... o meu aki ta travandu  quandu vou iniciar um programa...

Se souberem como solucionar esse probleminha ai me deem um toque  ;)

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Travou? tenho que reiniciar?
« Resposta #8 Online: 09 de Agosto de 2006, 07:33 »
Quando o ambiente gráfico trava ao ponto de não responder ao ctrl-alt-f1 ou ao ctrl-alt-backspace então é porque travou o sistema, o problema não é felta de controle porque não tem como controlar um SO travado.

Isso não é um problema do Ubuntu em geral, será um problema de compatibilidade com algum driver e o seu hardware que estará causando o bloqueio. Pode ser um driver de kernel ou pode ser o driver gráfico do X, está utilizando driver com aceleração 3D ? Se sim tenta utilizar o driver open source sem acc. e vê se continua travando...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline rnovais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Travou? tenho que reiniciar?
« Resposta #9 Online: 09 de Agosto de 2006, 09:50 »
Até parece runwindows (ou pior)!!!!
 ;D ::)
Att,

Ricardo

Offline Fisico_UEM

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 147
    • Ver perfil
Re: Travou? tenho que reiniciar?
« Resposta #10 Online: 09 de Agosto de 2006, 10:26 »
é como o lamengo disse... se travar tudo, o sistema parou mesmo.. sem solução.. apenas reset...

todo so que já utilizei tem vezes que esgasgam... uns menos outros mais...

Já utilizei win, macos e agora linux....

o que menos travou geral mesmo foi o ubuntu.. que travou a primeira vez ontem.... abri um programa para visualizar a minha webcam e travaou geral...... ehheh
hoje vou ver mais a fundo esse problema que deu com a webcam.....

mas sem dúvidas o linux te dá muitas opções de restaurar a parte gráfica qndo somente ela trva
Ubuntu Breezy... num teve jeito de usar outro...
Asus K8N4-E DELUXE
Sempron 64 3000+
1 Gb 400Mhz PC 3200 Corsair
HD SataII 250 Gb
XFX 6600GT PCI-E

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Travou? tenho que reiniciar?
« Resposta #11 Online: 09 de Agosto de 2006, 12:16 »
Quando tem travamento total, não tem solução mesmo
agora você pode observar o que causou o travamento, a última vez que isto aconteceu comigo
foi ao utilizar o blender, creio que por incompatiilidade com a minha placa de vídeo nvidia :-(
a única solução que encontrei foi deixar o blender encostado, porque outras aplicações que utilizam GL funcionam sem problemas.

Darcamo

  • Visitante
Re: Travou? tenho que reiniciar?
« Resposta #12 Online: 09 de Agosto de 2006, 19:28 »
Eu deixo sensores de uso de processador e de memória (RAM e Swap) no painel de cima do Gnome.

No meu caso vejo dois tipos de travamento.
O primeiro é quando por algum problema um programa começa a querer usar a CPU só pra ele. Esse é fácil de resolver já que ctrl + alt + f1 funciona. É só matar o programa e pronto (um ótimo comando para isso é o pkill. Basta digitar pkill pedaço_do_nome_do_programa e ele mata todos os programas com esse nome. Se o programa resistir acrescento a opção -9 ficando pkill -9 pedaço_do_nome_do_programa)

O segundo caso é quando um programa começa a comer toda a RAM rapidamente seguindo pela SWAP. Esse sim pode travar o sistema. Se eu perceber no começo e matar o programa antes que ele coma toda a RAM é problema resolvido, mas se eu demorar aí só botão de reset mesmo.

Esses são travamentos devido a problemas de software. Se for travamento devido a problema de hardware (não lembro de ter tido esse) aí só reset mesmo.

Offline gaijin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 182
  • Katsujinken
    • Ver perfil
Re: Travou? tenho que reiniciar?
« Resposta #13 Online: 09 de Agosto de 2006, 20:32 »
Meu sistema também trava desta forma esporadicamente. Não sei o que pode causar isso pois nunca é com as mesmas aplicações. Já travou assim até com zsnes.  :D
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0