Autor Tópico: site oficial do vlc player.  (Lida 4319 vezes)

Offline TommyLeePark

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
site oficial do vlc player.
« Online: 02 de Janeiro de 2012, 21:33 »
Oi.
O ubuntu 10.04 ao instalar os vlc player no instalador padrão, instala a versão 1.0.6
Fui ao site oficial e tem a versao 1.1.13 disponivel
Para instalar diz que devo usar os comandos

% sudo apt-get update
% sudo apt-get install vlc vlc-plugin-pulse mozilla-plugin-vlc

Faço isto mas nada... o vlc continua na mesma versao.
Tentei pelo synaptic mas a versao disponivel continua a ser a mesma... 1.0.6

Como se poderá instalar isto? Eu encontrei uns PPAs que dizem ter o vlc, mas nao quero tar a instalar sei la de onde.
Como resolver isto?

OBRIGADO ;D

Offline cesargcomp

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: site oficial do vlc player.
« Resposta #1 Online: 02 de Janeiro de 2012, 21:57 »
A versão disponível nos repositórios do Ubuntu é essa mesmo mas se quiser a versão mais atual no 10.04 tenta esse PPA:

sudo add-apt-repository ppa:n-muench/vlc2
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

Pronto, atualizado.

Só para complementar, no 11.10 o PPA é outro:
sudo add-apt-repository ppa:n-muench/vlc

Espero ter ajudado.
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Offline niquelnausea

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 02 de Janeiro de 2012, 21:58 »
se esqueceu de ler o resto da nota
Ubuntu Lucid Lynx 10.04 LTS

VLC version 1.0.6 in Ubuntu 10.04 is out-of-date. We recommend you install VLC 1.1.x manually.

If you wish to install VLC 1.0.6 anyway, please refer to the instructions above for Ubuntu 10.10. Note that there will be some bugs; you are on your own.

At your OWN risks, install VLC from PPA:
Command line way

% sudo add-apt-repository ppa:lucid-bleed/ppa
    % sudo apt-get update
    % sudo apt-get install vlc vlc-plugin-pulse mozilla-plugin-vlc

Offline TommyLeePark

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 02 de Janeiro de 2012, 22:24 »
oi!
Obrigadao pelas respostas!!
Infelizmente, ha duas questoes que se levantam...

1º eu nao kero andar sempre a instalar de PPAs que sabe Deus de onde vem... Como saber que PPAs sao de confiança??

2º ali diz para instalar manualmente, porke a versao do ubuntu ta desatualizada... muito bem, mas nao diz como faço para instalar manualmente =P

Alguma ajuda?

P.S.: Nao tou a desconfiar do PPA k me aconselharam, apenas kero saber como lidar com este tipu de situaçao, knd um programa so aparece em PPAs que desconheço... Seria muito melhor se todos usasem o deb formato, esse instala sozinho e direto =D

Offline garfo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
« Resposta #4 Online: 02 de Janeiro de 2012, 23:30 »
Só tem duas opções neste caso: 1.Instalar os [desconhecidos] PPAs ou 2.Usar uma versão mais recente do Ubuntu. Infelizmente quem usa a versão LTS sofre com esses programas em versões antigas. Eu também uso o Lucid.

E instalar manualmente é pegar o código fonte do VLC e compilar na mão (só para usuários bem avançados).
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline TommyLeePark

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 02 de Janeiro de 2012, 23:41 »
obrigado!
Isso me ajudou a perceber muita coisa ;D
No entanto, tenho boas noticias! Usando o site http://www.getdeb.net/ consegui instalar uma versão mais recente do vlc player. É certo k instalei a versão errada sem kerer, lol, mas funcionou... ou seja procurei pela versao para Ubuntu 11 e instalei sem kerer, lol. Knd me apercebi fui ate ao fim... a unica coisa a dizer é:
funciona e ate tem funcionado melhor em alguns aspectos k a anterior (propria para LTS). No entanto tive de desinstalar o vlc primeiro. No processo também desisntalei o k fazia o RMVB correr... enfim, mais uma para experimentar melhor :D antes de formatar de novo e instalar td ja certinho.

Uma pergunta, no linux é como no windows, andar sempre a instalar e desistalar programas é mau? Ou o linux lida melhor com isso do k o windows??

Pela minha parte... o getdeb é um site porreiro, lol. Ja me safou uma ;D

clodoaldops

• Visitante
« Resposta #6 Online: 03 de Janeiro de 2012, 00:07 »
-a vantagem do PPA é que vc sempre terá a versão mais nova qdo atualizar (upgrade) seu ubuntu
-quem usa versões lts ou usa versão antiga ou instala ppa como disse o garfo

Offline garfo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
« Resposta #7 Online: 03 de Janeiro de 2012, 08:20 »
obrigado!

Uma pergunta, no linux é como no windows, andar sempre a instalar e desistalar programas é mau? Ou o linux lida melhor com isso do k o windows??

Pela minha parte... o getdeb é um site porreiro, lol. Ja me safou uma ;D

No Linux você pode instalar/desinstalar aplicativos a vontade, só não pode remover aplicativos nativos do sistema, como a calculadora, o editor de texto (Gedit), o Firefox, etc.

E quanto ao Getdeb: nunca usei esse site, mas a última versão do VLC que tem lá é a 1.1.12, para o Oneiric. Acho que foi essa versão que você instalou, né? Legal o site, interessante.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Ioca100

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 03 de Janeiro de 2012, 08:46 »
"mas a última versão do VLC que tem lá é a 1.1.12, para o Oneiric." .
Tenho uma ppa que atualiza rapidamente , já estou no  1.3.0.
Usuário Linux- 449417

Offline TommyLeePark

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 03 de Janeiro de 2012, 10:00 »
Pois, usar PPAs permite ter software atualizado, mas nunca se sabe se é uma versao de confiança ou nao. Por isso que neste momento tou tentando:

1º. ir ao site oficial do programa k kero. Se puder instalar apartir de la mt bem. Senao, vejo kual a versao mais recente, a ultima mais estavel etc...
2º. ir ao centro de software do ubuntu. se a versao disponivel la for uma das k eu vi no site oficial e k kero usar instalo apartir de la.
3º. senao tiver la atualizado (por exemplo, supertuxkart ainda vai na 0.6.2 no centro, mas o jogo ja ta 0.7.3) entao vou ao getdeb (k me parece pelo k vejo ser um site legitimo) e instalo apartir de la. Alem disso tem muito material, entao apenas preciso instalar um repositorio extra, e nao andar a adicionar PPAs á toa.

Ja agora, como é k tas a usar o VLC 1.3 quando no site oficial a versao atual para download é a 1.1.3 ???

A minha pergunta relacionada com a instalação e desinstalaçao de programas era mais isto: no windows, se andamos sempre a instalar e desinstalar programas, o windows começa a ficar pesado, começa a ter ficheiros k nao fazem la falta e so ocupam espaço, começa a dar erros etc... isto porke, porke o registo começa a ficar cheio de chaves invalidas, os desinstaladores nao removem o total dos ficheiros, etc. A minha pergunta é se no linux, isso também acontece. Knd eu desinstalo um programa pelo centro de software e aseguir uso o synaptic para limpar o "nao inbstalado (residual)" sera k o sistema fica limpo... ou vai ficando sujo com o tempo??

Offline Ioca100

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 03 de Janeiro de 2012, 10:29 »
"Ja agora, como é k tas a usar o VLC 1.3 quando no site oficial a versao atual para download é a 1.1.3 Hein?"
São versões em desenvolvimento, veja;

Uploaded with ImageShack.us

Para desinstalar completamente, veja:  http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=67113.0
Assim o sistema não ficará com resíduos e não o prejudicará num futuro, como no  Janelas.
Boa sorte, conte com o fórum para quaisquer perguntas.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2012, 10:38 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline Warhead

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu - Ultimate Edition
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 03 de Janeiro de 2012, 10:44 »
Saudações.

O Linux, de forma geral, lida de forma diferente com a questão de instalação de e remoção de programas, que no Linux são chamados "pacotes".
Gostaria de sugerir a leitura de alguns documentos para que sua experiência neste maravilhoso mundo do Software Livre seja mais suave.
Segem algumas fontes de informação:

http://wiki.ubuntu-br.org/GerenciamentoDePacotes

http://ubuntupedia.info/index.php/Instalar_e_desinstalar_programas

http://www.guiafoca.org/
Este é recomendado para todos os usuários Linux.

http://lzanuz.sites.uol.com.br/arquivos.htm
Aqui tratam o assunto de sistema de arquivos no Linux. Bastante instrutivo.

Como se notará, o Linux trata os pacotes/programas instalados de forma diferente do S.O. proprietário.
Aquí os arquivos ficam em diretórios e cada coisa tem seu lugar. Portanto ficam melhor organizadas.
Assim sendo, podemos adicionar ou remover o quanto for necessário, ou desejado, sem alterar o desempenho do Sistema.
Para os mais avançados, existe ainda a possibilidade de configurar o Kernel para trabalhar de forma específica em seu hardware. Isto faz com que o desempenho seja ainda melhor. Mas é algo que requer bastante estudo e um certo exercício de aprender na prática.

Boa sorte e bons estudos.
Você será tudo aquilo que acreditar ser.

Offline TommyLeePark

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 03 de Janeiro de 2012, 10:58 »
lol, so me lembrei da possibilidade de ser uma unstable release depois de postar =P

Ja agora uma pergunta...
Isto nao tem a ver apenas com o VLC mas acho k será algo pertinente...
Eu instalo o ubuntu. Quero VER multimedia, GRAVAR multimedia e CRIAR multimedia.
Que codecs livres sao necessarios? Digo isto porque por exemplo, para reproduzir meu DVD Homem Aranha 3 (regiao 2 PAL) eu tive de instalar o libdvdcss2. Fui pegar no mediabuntu ou nome assim parecido lol. Aquilo tava na secção free, mas fikei na duvida se é free porke nao vem no linux de raiz? Onde o libdvdcss2 nao é livre?

Então a pergunta é, quais os codecs minimos necessarios para rodar td? Ou seja, preferencialmente kero instalar um codec e nao 20, lol. Para suportar a maioria dos formatos (avi, dvd, rmvb, mov, flv, mp4, etc).
também o k é necessário para a criação? Ou seja nao apenas decoders mas encoders. Por exemplo, no widnows eu sempre usei o Xvid. No Ubuntu ele vem de raiz ou é aparte ou nao é free... como funciona??
Se me puderem dar um link k explike estas coisas ou se puderem exeplicar eu agradeciA ;D eheh.

Ja agora, otima a explicaçao sobre instalar/desistalar! Muito obrigado!! VALEU!

Offline Ioca100

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 03 de Janeiro de 2012, 11:31 »
Instale pela central de programas o pacote "Ubuntu restricted extras" são plugins e codecs proprietários, pois, não vêm instalados no Ubuntu padrão devido à legislação variar de país para país.
Indico este artigo  para o 10.04:   http://ubuntued.info/multimedia-no-ubuntu-lucid-lynx

Se for 11.10:   http://ubuntued.info/multimedia-no-ubuntu-11-10-oneiric-ocelot-mp3-flash-java
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2012, 11:38 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline eaxgrande

• Usuário Ubuntu
  • *
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: 03 de Janeiro de 2012, 12:18 »
Amigos,

O que Get Deb tem a ver com atualizações pré-liberadas (proposed) e atualizações sem suporte (backports)?

É a mesma coisa?
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal